A importância da roteirização nas operações logísticas

Além de reduzir o custo operacional, a roteirização também melhora a qualidade dos serviços logísticos. Saiba mais!

A logística é fundamental para empresas de qualquer segmento. Se você atua na gestão de transportes e logística, já sabe que, atualmente, a roteirização é uma forte tendência no mercado. Conforme aumentam os custos com frete, torna-se cada vez mais necessária a criação de técnicas e a utilização de métodos para que o processo logístico possa ser mais rentável para a empresa. 

Geralmente, essas novas técnicas estão ligadas à otimização dos processos que a empresa realiza, criando métodos que resultem em economia nas operações. A roteirização é uma alternativa para baixar custos. Continue a leitura e veja como ela pode auxiliar o seu negócio!

Como implementar a roteirização logística?

A roteirização é a definição de um itinerário otimizado, ou seja, a maneira de realizar um trajeto no menor tempo possível. Por exemplo: imagine que sua empresa precisa levar uma carga de Santa Catarina para São Paulo. Há muitos trajetos que podem ser percorridos entre os dois estados, porém é preciso observar alguns pontos, como as estradas que possibilitam a circulação do veículo que fará a entrega e outros. Essa análise que irá definir o melhor trajeto entre os dois pontos é chamada de roteirização.

No entanto, o processo de otimização de itinerários não avalia somente a quilometragem entre os pontos de partida e chegada. Também são considerados os custos e eventuais problemas que podem ocorrer durante o percurso.

Para empresas que transportam cargas fracionadas (produtos originários em um ou mais pontos para entregas em diferentes lugares), os roteiros otimizados são uma necessidade ainda maior. Assim, a empresa de transportes precisa definir um roteiro que possibilite as entregas de modo que as exigências dos clientes e da legislação local sejam atendidas. É sabido que, para evitar congestionamentos, uma boa parte das cidades grandes proíbe o tráfego de veículos pesados em determinados locais e horários.

Além de prever o melhor trajeto, uma roteirização eficiente deve considerar problemas que podem ocorrer no percurso, tais como acidentes ou obras, que podem impedir ou atrasar a viagem, e oferecer soluções para estes problemas.

Uso da tecnologia é indispensável

Atualmente, as empresas dispõem de ferramentas tecnológicas para definir os melhores trajetos para suas entregas, permitindo o monitoramento de estradas e rodovias, de modo que a situação do tráfego em quase todo o território nacional é informada em tempo real. 

As opções tecnológicas são muitas, com funcionalidades que atendem diferentes demandas. Não há dúvidas de que os diversos softwares para roteirização disponibilizados hoje contribuem de forma decisiva para a qualidade dos serviços prestados pelas transportadoras e são um grande diferencial no concorrido mercado logístico. 

Vantagens da roteirização

São muitos os benefícios resultantes da roteirização. Veja a seguir uma lista de vantagens da roteirização que contribuem para a redução dos custos operacionais e para melhorar a produtividade das empresas logísticas: 

  • Diminui as distâncias para coletas e entregas;
  • Mais rapidez nas operações;
  • Cargas e uso da frota melhor dimensionados;
  • Melhor utilização dos recursos humanos;
  • Menos gastos com combustíveis e pedágios;
  • Redução de gastos com manutenção.

Conforme acabamos de ver, a roteirização é um recurso essencial para empresas que trabalham no transporte de cargas, pois contribuem de forma decisiva para diminuir custos de operação e melhorar a qualidade dos serviços, dando maior vantagem competitiva.

Mas, para garantir a qualidade nos serviços, sua empresa de logística também precisa contar com equipamentos eficientes. A Niveladora de Doca Embutida Metaro é especialmente projetada para facilitar a ligação entre o armazém e a carroceria do caminhão. Ela compensa as diferenças de altura e possibilita que carga e descarga sejam feitas de modo ágil e seguro. Como ocupa pouco espaço, facilita as manobras mesmo em locais pequenos.

Além disso, a Niveladora de Doca Embutida Metaro é muito fácil de ser montada. Ao adquirí-la, você recebe um kit de instalação, com manuais que explicam de forma detalhada como proceder. Clique aqui e saiba mais sobre este equipamento fabricado pela Metaro.