Como é possível reduzir o custo de armazenagem?

O custo de armazenagem de produtos inclui despesas variadas que precisam ser corretamente calculadas para evitar desperdícios e sobressaltos.

 Armazenar produtos é uma necessidade para muitas empresas, incluindo as do ramo logístico, as que vendem produtos e as que precisam de insumos e materiais para uso interno. Saber quais são os custos de armazenagem de insumos e materiais envolve vários cálculos, já que são diferentes tipos de despesas. Qualquer investimento direcionado ao trabalho de armazenagem deve ser contabilizado como custo e deve constar no planejamento financeiro e orçamentário das empresas.

O cálculo de todos os custos que envolvem a etapa de armazenagem permite um planejamento mais alinhado com a realidade da empresa. Desta forma, qualquer variação será percebida e rapidamente calculada, evitando surpresas desagradáveis na hora de efetuar pagamentos.

Conheça neste conteúdos quais são os itens envolvidos no cálculo dos custos de armazenagem e como é possível reduzir estes custos de forma prática, aplicando algumas regras à rotina da empresa.

 

Itens que entram no cálculo para definir o custo de armazenagem

O custo de armazenagem é encontrado ao somar todos os itens que o envolvem. Confira a seguir os principais:

  • Transporte: os custos com transporte são muito comuns e acontecem de duas maneiras: na chegada e na entrega de suprimentos e produtos. No caso da empresa possuir frota própria, esses custos serão com manutenção, combustível, pedágios e outras cobranças do tipo. Se o serviço de transporte for terceirizado, os custos envolvem o pagamento dos motoristas ou empresas responsáveis.
  • Estrutura: o local onde os materiais ficam guardados necessita de uma boa estrutura. Dependendo do volume de produtos e do tipo de atividade desenvolvida, o espaço vai precisar ser amplo e receber manutenção, além de cuidados básicos para conservação do estoque. Se a estrutura não for própria haverá a despesa com o aluguel do local, além de custos com água, energia e internet, lembrando que é indispensável manter softwares de gerenciamento do estoque.
  • Mão de obra: a contratação de mão de obra qualificada, incluindo treinamentos, salários, direitos e benefícios dos trabalhadores, assim como as contratações temporárias, também são gastos que devem ser considerados na hora de calcular os custos de armazenagem.
  • Embalagens: o uso de embalagens adequadas para cada tipo de produto é outro gasto que deve ser levado em consideração na hora de calcular os custos de armazenagem. No processo de transporte logístico, por exemplo, as embalagens precisam ser resistentes para garantir a integridade dos materiais transportados. No caso de embalagens muito pesadas o custo será maior. Desta forma, para economizar com embalagens é preciso utilizar bem os espaços vazios, levando em consideração sempre a segurança dos produtos.
  • Tecnologias: nos dias atuais, o uso da tecnologia se faz necessária em praticamente todas as áreas, incluindo na gestão de estoques. Deste modo, também deve ser calculado o custo de aquisição e manutenção de computadores e o valor pago pelos softwares. Outros equipamentos tecnológicos poderão ser usados, como leitores de etiquetas eletrônicas e os equipamentos. Todos esses gastos precisam ser contabilizados na hora de calcular o custo de armazenagem.

Como reduzir o custo de armazenagem de forma prática?

A redução dos custos de armazenagem é bem-vinda em qualquer empresa, ainda mais em distribuidoras e indústria que possuem grandes estoques. Mas, como atingir este objetivo? Confira algumas dicas valiosas que podem ser aplicadas na sua empresa:

  • Avaliação do estoque: a grande maioria dos produtos e materiais que passam pelo estoque tem prazo de validade para utilização e consumo, por isso, mercadorias muito tempo paradas podem ser resultado de projeções erradas. Portanto, é mais sensato ter uma grande variedade de produtos disponíveis do que quantidades excessivas dos mesmo itens, com exceção de datas sazonais (Natal, Páscoa e outras datas comemorativas), quando a procura por determinados produtos aumenta consideravelmente.
  • Atenção para evitar desperdícios: é preciso ter consciência de que todo material utilizado no dia a dia de uma empresa – papéis, fitas, etiquetas, clips, caixas de papelão etc – tem um custo. Se não forem corretamente utilizados geram desperdício e aumento das despesas internas.
  • Revisão de todas as etapas: é muito importante que todas as etapas sejam revisadas com frequência para garantir um melhor desempenho de cada uma delas, o que resulta em economia de tempo e dinheiro.
  • Uso da tecnologia nos processos: atualmente, com o avanço tecnológico, as empresas podem contar com ferramentas desenvolvidas para otimizar a rotina dos estoques. Com elas é possível obter informações importantes, como o nível de quebras e perdas, entrada e saída de produtos, capacidade de armazenagem etc.

Seguindo os passos descritos aqui você consegue alcançar um cálculo real do seu custo de armazenagem e também, a tão sonhada redução. Se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.As informações deste conteúdo foram úteis para você? Temos outros posts que podem ser de seu interesse: acesse nosso blog e confira!