Conheça os principais desafios da logística de alimentos e como superá-los

Leia esse post e veja 6 dicas para realizar a logística de alimentos com o máximo de eficiência, tanto na armazenagem quanto na distribuição dos produtos!

O segmento da alimentação é um dos que mais cresce no mundo e os desafios para as empresas que realizam a logística de alimentos são constantes.

Nesta atividade, um dos maiores desafios é manter a qualidade dos alimentos durante sua armazenagem e transporte.

Continue com a leitura e confira dicas fundamentais para que a sua empresa de transportes possa realizar um serviço de logística eficiente!

Como realizar a logística de alimentos com eficiência

Existem vários cuidados que precisam ser considerados no processo logístico de alimentos, pois se eles não estiverem em perfeitas condições para consumo podem causar sérios danos à saúde.

Confira 6 dicas importantes para evitar prejuízos no armazenamento e transporte de alimentos:

1 – Cuidados com o acondicionamento na logística de alimentos

Ao transportar alimentos, especialmente os perecíveis, o primeiro ponto que deve ser observado é o tipo das embalagens usadas. Além da caixa que guarda o alimento, também devem ser considerados os paletes, contentores e contêineres que acondicionam os produtos.

2 – Condições adequadas de armazenamento

A armazenagem de alimentos requer muita atenção, pois nessa etapa os produtos são manuseados e as chances de ocorrer algum dano às embalagens são maiores.
Para evitar esse tipo de problema, as instalações físicas do armazém devem ser muito limpas e ter temperatura controlada também é fundamental.

Além disso, o ambiente precisa ser ventilado. Portanto, quando falamos em alimentos, não é possível priorizar o aproveitamento de espaço.

Nessa fase é indispensável contar com equipamentos adequados e ergonômicos para movimentar os alimentos, incluindo as operações de carga e descarga. Assim, tanto os operadores quanto os materiais manuseados terão mais segurança.

3 – Estratégias de transporte

Na logística de alimentos, o transporte é uma etapa que requer muito cuidado, pois envolve o manuseio dos produtos, que também ficam expostos às variações climáticas.

Assim, é preciso que os gestores criem algumas estratégias para garantir a conservação dos alimentos. Por exemplo: na carga e descarga é fundamental que os produtos alimentícios estejam paletizados.

É essencial levar em conta as características de cada tipo de alimento. Produtos refrigerados, por exemplo, necessitam de armazenagem e transporte diferenciados, da mesma forma que os alimentos prontos para consumo, e assim por diante.

4 – Monitorar fornecedores e funcionários é fundamental para a logística de alimentos

Todas as fases do processo logístico devem ser monitoradas, a começar pelos fornecedores, mesmo que os funcionários da sua empresa transportadora sejam bem capacitados. Assim, é possível garantir que as embalagens se mantenham preservadas, bem como a ordem e organização se mantenham no posto de trabalho.

5 – Investimento em capacitação

É primordial oferecer treinamentos para a equipe que atua nos processos logísticos. Os funcionários não podem ter dúvidas quanto aos procedimentos na hora de manusear produtos alimentícios, desde o recebimento de matéria-prima para a fabricação desses alimentos até a sua entrega ao cliente.

Além disso, todas as normas que regulam a logística de alimentos devem ser cumpridas à risca.

6 – Investimento em um código de barras

Investir em um código de barras é fundamental, já que ele garante que os alimentos estão dentro dos padrões definidos por lei.

Exemplos: o código EAN-13, que possui 13 dígitos e é universal, garante a adequação dos produtos no Brasil e no exterior; Já o TF-14 é uma excelente opção para uso na logística interna, pois ele pode ser visualizado nitidamente por fora das embalagens de papelão.

Este conteúdo ajudou você a entender como melhorar os desafios no processo logístico de alimentos? Se sim, aproveite que está aqui para conhecer os equipamentos para logística fabricados pela Metaro.