homem em pé realizando suas atividades mostrando os custos com mão de obra

A mão de obra é um insumo valioso na sua empresa. Mas, como reduzir os custos com mão de obra e otimizar as operações? Confira o conteúdo que preparamos!

A mão de obra é um insumo valioso dentro de uma empresa, assim é uma área que precisa de atenção, para que seja bem aproveitada e traga bons resultados.. Além disso, buscar constantemente formas de reduzir custos com mão de obra é fundamental para garantir bons resultados em um negócio.

Falta de produtividade, horas extras, vale transporte, encargos trabalhistas, falta de profissionais qualificados, dentre diversos outros fatores podem levar a elevação dos gastos, além do impacto na eficiência das atividades.

Mas, com algumas dicas é possível melhorar as condições de trabalho e ainda reduzir estes custos, evitando assim danos aos negócios! Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você!

Mão de obra – o insumo valioso da sua empresa: como reduzir custos com mão de obra e otimizar operações

Algumas dicas podem ser colocadas em prática a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores e consequentemente levar a redução de custos neste setor.

Afinal, garantir boas condições de trabalho ao colaborador, gera resultados positivos também para os negócios.

Disponha de um bom planejamento

Um planejamento tem como objetivo orientar as ações que serão tomadas ao longo da jornada e garantir que todas as atividades sejam executadas dentro do prazo e diretrizes estabelecidas.

No quesito mão de obra, o planejamento torna-se essencial para indicar as ações que os colaboradores devem seguir, alinhando as demandas das atividades que precisam ser executadas com a mão de obra disponível.

Contudo, para isso é preciso que os colaboradores tenham acesso a condições adequadas para o desenvolvimento das suas atividades, como equipamentos apropriados, essenciais para assegurar que a mão de obra seja empregada de forma eficiente, reduzindo:

  • Ociosidade;
  • Atrasos na entrega;
  • Baixa capacidade produtividade;
  • Horas extras;
  • Desperdício de tempo e insumos;
  • Gastos extras.

Ou seja, quando o colaborador tem acesso a um bom planejamento do seu trabalho e a todos os insumos necessários para a execução dos processos, ele é capaz de executar suas tarefas com maior eficiência.

Tenha uma equipe qualificada

Um equipe de colaboradores desqualificada pode estar ligada a uma série de contratempos dentro da empresa, como:

  • Atrasos;
  • Desperdícios;
  • Ineficiência dos processos;
  • Dentre outros.

Mas, principalmente o elevado custo com mão de obra.

Trabalhadores descapacitados podem tornar os processos ineficientes, gerar desperdícios, falta de qualidade nos produtos, acidentes, dentre diversas outras adversidades que geram gastos extras ao caixa da empresa.

Além disso, quando bem preparados, são capazes de otimizar processos, assegurar produtividade e eficiência na execução de suas atividades, reduzindo assim a necessidade de horas extras, por exemplo.

Colaboradores qualificados, só têm a agregar na empresa, pois desempenham o seu trabalho com melhor qualidade e agilidade, eficiência, reduzindo a necessidade de retrabalhos, falhas nos processos, dentre outros fatores, que resultam na redução de custos para a empresa.

Assim, para reduzir os custos com mão de obra, é preciso investir na sua capacitação, com treinamentos, cursos, palestras e outras ações que visem garantir que estejam aptos ao desenvolvimento de suas atividades.

Supervisione os processos que estão sendo executados

Estar por dentro de todos os processos que estão sendo executados, apesar de parecer contraditório, é uma das formas de reduzir custos com mão de obra.

Entender como todos os processos são executados, etapas, insumos e mão de obra necessária para sua execução, permite identificar o que de fato está funcionando e pontos que precisam ser melhorados.

Muitas vezes a empresa dispõe de colaboradores qualificados e mesmo assim precisa arcar com altos custos de mão de obra, o que aponta que existem brechas na gestão.

Assim, ter supervisão e apoio da produção ou linha produtiva é uma das dicas que permite identificar problemas que podem estar levando a esta adversidade, como problemas na gestão, nos processos, ambiente de trabalho, equipamentos, dentre diversos outros, sejam eles custos diretos ou indiretos.

Por exemplo:

  • Um funcionário pode estar gerando custos não previstos para a empresa, realizando diversas horas extras ao mês, mas não devido a falta de qualificação, mas sim, porque os equipamentos utilizados são defasados, impactando na produtividade. Sendo necessário prolongar a jornada de trabalho para que as metas sejam atingidas.

Porém para identificar estes problemas é preciso acompanhar de perto o dia a dia da empresa.

Invista em equipamentos certos e de qualidade

Com o avanço da tecnologia, as tarefas diárias tornaram-se mais simples e descomplicadas, e dentro das empresas este contexto não é diferente.

As novas tecnologias trouxeram inúmeras facilidades, reduzindo o esforço humano, tornando os processos mais eficientes, auxiliando os colaboradores no desenvolvimento de suas atividades.

Tarefas que antes dependiam de grande esforço humano para serem realizadas,  hoje são alcançadas de forma mais rápida e eficiente, minimizando a necessidade de esforços físicos, que possam prejudicar a saúde dos colaboradores.

A falta de equipamentos inadequados, pode levar ao desgaste físico, lesões e até mesmo o afastamento do funcionário, bem como a redução da produtividade.

Além disso, automatizar processos trás inúmeras vantagens para os negócios, dentre os quais:

  • Minimização da ociosidade dos processos;
  • Produtividade;
  • Redução de erros e falhas;
  • Integração de processos e setores;
  • Agilidade e eficiência na execução de tarefas;
  • Qualidade dos produtos;
  • Maior controle dos processos executados.

Tudo isso consequentemente reflete na redução de custos com mão de obra e retrabalhos, que impactam diretamente no setor financeiro.

Equipamentos ergonômicos: uma excelente maneira de reduzir custos com mão de obra

Já comentamos que equipamentos inadequados impactam negativamente nos resultados e gastos da empresa.

Neste contexto, entram as soluções ergonômicas, que possibilitam preservar a saúde dos colaboradores, garantir maior segurança durante a realização de suas atividades, além de assegurar um ambiente de trabalho adequado, de acordo com o NR17.

Ou seja, são equipamentos que possibilitam que os colaboradores executem suas tarefas de forma eficiente e segura, melhorando a produtividade e reduzindo custos, com médicos, afastamentos e outras adversidades.

Garanta que a manutenção dos equipamentos esteja em dia

Garantir que a manutenção dos equipamentos utilizados para o desenvolvimento das atividades estejam em boas condições, também é fundamental para assegurar condições adequadas de trabalho e assim reduzir custos com mão de obra.

Afinal, equipamentos defasados não operam mais com a mesma eficiência, impactando diretamente no desempenho da mão de obra dos colaboradores e assim resultando em maiores gastos para a empresa.

Além disso, a falta de manutenção pode levar a acidentes de trabalho, encargos, danos à saúde dos colaboradores e mercadorias, gerando gastos extras.

Dessa forma, de nada adianta dispor de bons equipamentos, se não realizar as manutenções dos mesmos, garantindo que de fato desempenhem o seu papel.

Assim, é possível otimizar os processos, garantir maior eficiência e produtividade, além de reduzir a gastos com mão de obra.

Mas, é claro que para garantir todos estes benefícios é fundamental que as máquinas e equipamentos utilizados estejam alinhados com as demandas e necessidades da empresa, caso contrário pode gerar gastos extras e muitas dores de cabeça.

E neste contexto a Metaro pode ajudar sua empresa. Contamos com diversos equipamentos para movimentação de cargas e ergonomia, que têm por objetivo otimizar processos e garantir mais produtividade e redução de custos com mão de obra.

Confira o depoimento de um dos clientes Metaro:

Case de sucesso Metaro – Delta Sul Alimentos

A Delta Sul Alimentos enfrentava problemas de demora nos processos de descarregamento de pallets de mercadorias recebidas, o que resultou no atraso de entregas e na elevação dos custos operacionais.

Na busca de soluções eficientes para otimizar os seus processos e resolver este problema, investiu nas soluções Metaro.

E através da implantação da Doca Móvel Metaro, seus processos foram otimizados, garantindo uma logística mais eficiente.

Isso resultou na redução de 30% no tempo gasto na descarga, agilidade na liberação dos veículos de entrega, e assim consequentemente a otimização de mão de obra e a redução de custos.

Maior produtividade, agilidade e eficiência em seus processos, que resultaram na satisfação dos seus clientes e na maximização dos resultados da empresa!

Para ter acesso a diversas outras dicas e conteúdo, continue acompanhando o nosso blog, por lá você encontrará muitas informações para ajudar sua empresa a alcançar bons resultados!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento