Enfrentando problemas com a ergonomia na indústria?

A ergonomia na indústria é tão importante que existe até mesmo uma norma trabalhista para reger a questão – a NR 17. Leia o post e fique por dentro do assunto!

A maioria das pessoas permanece, em média, 8 horas diárias, ou seja, ⅓ do seu dia no trabalho. Sendo assim, é muito importante que a segurança, a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida dos trabalhadores sejam asseguradas.

Por isso, existem regras às quais as indústrias e demais empresas precisam se adequar para assegurar a ergonomia no trabalho. A questão é tão relevante que existe até uma norma trabalhista – a NR 17 – que determina que é dever de todos os empregadores oferecer um ambiente seguro aos seus colaboradores.

Prossiga com a leitura e saiba mais sobre a importância da ergonomia na indústria!

O que é ergonomia na indústria?

A ergonomia é o estudo das relações homem e máquina, visando a prevenção de acidentes e a segurança do trabalho de um modo geral. Para tanto, são analisados a postura e os movimentos corporais do trabalhador, assim como os equipamentos e outros fatores do ambiente laboral.

Além de contribuir para a boa saúde dos funcionários, a ergonomia também é um fator positivo para o aumento da eficiência na indústria.

Por que a ergonomia na indústria é importante?

A identificação dos riscos ergonômicos nas atividades industriais é necessária para que possam ser realizadas melhorias no ambiente de trabalho. 

Assim, o empregador deve fazer uma análise ergonômica das tarefas executadas pelos seus funcionários.

Essa avaliação deve considerar desde o modo como o colaborador realiza uma determinada atividade até as condições dos equipamentos, certificando-se de que eles obedecem às normas vigentes.

A ergonomia no ambiente de trabalho é um fator tão sério para o bem estar dos colaboradores que o extinto Ministério do Trabalho criou a norma regulamentadora 17 (NR 17).

Esta norma estipula que é obrigação das empresas avaliar e disponibilizar recursos ergonômicos para os seus funcionários, com o uso de equipamentos e mobiliário que contribuam para assegurar melhores condições de trabalho.

Apesar do enorme crescimento nos níveis de automação industrial, a mão de obra humana continua se fazendo necessária. Portanto, a ergonomia é importante mesmo nos ambientes industriais modernos.

Podemos apresentar diversas soluções ergonômicas, tais como a eliminação de movimentos e posturas críticas, equipamentos e soluções ergonômicas conhecidas, projetos ergonômicos, melhora da organização do trabalho e enriquecimento das tarefas. Ainda, há outras ferramentas para melhorar a qualidade de vida no trabalho, como, a ginástica laboral e o Tempo de Recuperação de Fadiga (TRF) também conhecida como pausas durante o expediente diário.

Também é muito importante conscientizar os funcionários a respeito dos riscos ergonômicos e sobre as formas de preveni-los, através da realização de treinamentos e palestras.

Vantagens de aplicar a ergonomia na indústria

Os benefícios de investir em ergonomia na indústria são inúmeros. Veja alguns deles a seguir:

1 – Reduz o número de afastamentos: as doenças do trabalho provocadas pela falta de ergonomia no ambiente laboral precisam ser evitadas para prevenir doenças, acidentes, afastamentos de funcionários e custos para a substituição de mão de obra.

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados Com o Trabalho (DORT), causam o afastamento das atividades laborais, e estas podem ser evitáveis com boas condições ergonômicas nos postos de trabalho.

2 – Melhora da produtividade e a qualidade do serviço: a ergonomia nos postos de trabalho previne problemas de saúde, acidentes e agiliza o processo. Melhores condições laborais são fundamentais para aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas executadas.

3 – Evita problemas e prejuízos financeiros: a falta de ergonomia no ambiente laboral também pode ocasionar multas e processos trabalhistas. A avaliação ergonômica nas empresas é essencial para assegurar a saúde do trabalhador, assim como os exames ocupacionais.

Como solucionar problemas com a ergonomia na indústria?

Atualmente existem diversas soluções preventivas, como as quais já citamos acima: eliminação de movimentos e posturas críticas, equipamentos e soluções ergonômicas conhecidas e ferramentas como ginástica laboral e TRF ou pausas. Mas, além dessas questões mais pontuais, uma maneira eficaz de melhorar a ergonomia na indústria, é o investimento de mesas elevatórias, por exemplo.

Com esse equipamento é possível ajustar a postura da pessoa conforme a sua altura. Isso acontece porque a mesa possui um sistema de elevação, podendo ajustar a altura conforme for necessário.

Confira um exemplo:

Não restam dúvidas quanto à importância da ergonomia no ambiente industrial, não é mesmo? A Metaro produz diversos equipamentos voltados para a solução de problemas com a ergonomia. Clique aqui e converse com nossa equipe. Estamos prontos para melhor lhe atender.