Ergonomia do futuro: o impacto da Indústria 4.0 

A ergonomia é essencial para a saúde e segurança do trabalhador, mas também resulta na redução de custos e no aumento da produtividade. Saiba mais!

A indústria 4.0 é caracterizada pela utilização de modernas tecnologias, tais como a Internet das Coisas e a Computação em Nuvem, que permitem a integração de processos produtivos, incluindo as operações logísticas de armazenagem e distribuição de produtos, e o compartilhamento de informações, que podem ser acessadas de qualquer lugar, por várias pessoas ao mesmo tempo.

Embora seja crescente a automatização de processos nas indústrias, ainda há e continuarão existindo por muito tempo, atividades em inúmeras áreas de trabalho que, para serem realizadas, dependem da capacidade cognitiva humana (a cognição está ligada à aquisição de conhecimento e envolve o pensamento, a percepção, a memória, a linguagem, o raciocínio e outros fatores que integram o desenvolvimento intelectual).

Assim, a ergonomia no ambiente laboral continua sendo essencial para prevenir problemas de saúde e acidentes de trabalho. Além de garantir o bem-estar dos funcionários, ao diminuir os riscos ergonômicos os processos se tornam mais eficientes e o resultado final também beneficia a empresa, com a redução de custos e o aumento na produtividade.

De acordo com especialistas, o impacto da indústria 4.0 na ergonomia ainda é incerto, mas o receio de que o ambiente de trabalho nas indústrias se transforme radicalmente não se justifica. A certeza que se tem é de que o trabalhador individual terá que interagir com as novas ferramentas tecnológicas. 

Sendo assim, a ergonomia continuará sendo relevante nas empresas. Inclusive, as organizações precisam estar atentas a esses aspectos para que os locais de trabalho sejam atraentes para as próximas gerações. 

Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da ergonomia para trabalhadores e empresas!

Qual é a importância da ergonomia para os trabalhadores?

A ergonomia no ambiente laboral ajuda a evitar acidentes e prevenir as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Ambas são as doenças que mais incidem sobre os trabalhadores brasileiros. 

Além dos movimentos repetitivos, a má postura, que pode ocorrer em função da altura inadequada de mesas, cadeiras e bancadas, também resulta em problemas de saúde, sendo que a dor nas costas é um dos mais comuns e um dos principais motivos das faltas ao trabalho.

Com foco na ergonomia do futuro, a Fiat Chrysler Automóveis, que tem fábrica em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), desenvolveu uma nova tecnologia para avaliar os postos de trabalho: a termografia, método através do qual é possível antecipar diagnósticos, identificando pessoas pré-dispostas a lesões e reconhecendo os quadros iniciais, mesmo na ausência de sintomas.

Revezar tarefas, fazer intervalos regulares, usar corretamente os equipamentos de segurança e maquinários adequados para as diferentes atividades são algumas alternativas para melhorar a ergonometria nas empresas, assegurando melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Qual é valor da ergonomia para o aumento da produtividade?

A ergonomia ainda é subestimada na produção industrial, pois existe a falsa ideia de que ela está relacionada somente a melhorias nas condições de trabalho. No entanto, ela pode contribuir de modo significativo para a redução de custos, ao diminuir faltas e afastamentos de funcionários motivados por problemas de saúde. Além disso, a ergonomia aumenta a produtividade. Confira!

  • Reduz o afastamento de funcionários: a ergonomia inadequada no ambiente laboral é responsável pela maioria dos casos de afastamento de funcionários. Por isso, a ergonomia deve ser uma preocupação constante nas organizações, para que os acidentes, afastamentos e custos com a substituição de funcionários não ocorram.
  • Evita prejuízos financeiros: A falta de ergonomia nas empresas pode resultar em multas, que podem ser bem elevadas e, até mesmo, em processos trabalhistas, caso seja comprovada a negligência do empregador. A avaliação ergonômica, assim como os exames ocupacionais, são obrigatórios para assegurar a saúde dos trabalhadores.
  • Aumenta a produtividade: um ambiente de trabalho ergonômico, com estações adequadas para realização das atividades, causa menos cansaço e estresse, aumentando a disposição e eficiência dos funcionários, que passam a produzir mais. 
  • Valoriza os profissionais: ao receber suporte para realizar suas funções dentro da empresa, o funcionário se sente valorizado e aumenta o seu comprometimento com o trabalho.

Neste conteúdo, vimos que a ergonomia é benéfica tanto para os trabalhadores, que têm sua saúde e bem-estar preservados para uma melhor qualidade de vida, quanto para as empresas, que acabam reduzindo custos e aumentando sua produtividade.

Pensando nisso, a Metaro desenvolveu uma linha de equipamentos ergonômicos, como a Mesa Elevatória Pantográfica e a Mesa Extra Baixa, para melhorar o desempenho das equipes, e as Docas, Niveladoras e Rampas, entre outros equipamentos e acessórios, para facilitar a carga, descarga e movimentação de materiais. 

Aproveite que está aqui e confira as soluções da Metaro para melhorar a produtividade de sua empresa logística!