homem sentado no banco de um caminhão mostrando a ergonomia para motoristas

A ergonomia para motoristas é extremamente importante no dia a dia de trabalho, para que assim seja possível promover condições adequadas e melhorar a qualidade de vida dos mesmos. É válido ressaltar que o desenvolvimento dessa função pode ser exaustivo, além de trazer diversos riscos à saúde, como problemas de coluna e dores constantes.

Desta forma, a adoção de algumas práticas e ações, podem tornar as atividades mais prazerosas, prevenindo inclusive danos à saúde. Continue a leitura, conheça algumas dicas de ergonomia para motoristas e entenda como você pode melhorar  a qualidade de vida do seu colaborador!

O que é ergonomia e para que ela serve?

ergonomia-para-motoristas-1

A ergonomia é o estudo e a prática de tornar as coisas mais confortáveis, eficientes e seguras para as pessoas. Ela se concentra em adaptar o ambiente, equipamentos e tarefas para atender às necessidades e capacidades humanas, melhorando assim o bem-estar e o desempenho das pessoas no trabalho, em casa ou em qualquer contexto em que a interação homem-máquina esteja envolvida.

Seus benefícios incluem:

  • Redução de lesões musculoesqueléticas;
  • Aumento da eficiência e produtividade;
  • Reduz os afastamentos e faltas em decorrência de problemas de saúde;
  • Melhora a satisfação do usuário;
  • Previne problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Qual a importância da ergonomia para motoristas?ergonomia-para-motoristas-2

Ao aplicar princípios ergonômicos, é possível ajustar os veículos para proporcionar conforto, reduzir a fadiga e minimizar riscos de lesões decorrentes de posturas inadequadas ou repetitivas. Algo assim envolve desde a disposição dos controles no painel do veículo até a adequação do assento, apoios lombares e altura do volante, garantindo uma posição correta para dirigir, o que impacta diretamente na saúde física do motorista.

Além disso, a ergonomia busca minimizar a exposição a vibrações, ruídos e outros fatores ambientais que podem prejudicar a saúde a longo prazo. Isso não apenas influencia na segurança do motorista, mas também na sua produtividade, uma vez que um ambiente de trabalho ergonomicamente correto pode ajudar a reduzir a fadiga, aumentar a concentração e, consequentemente, melhorar o desempenho durante as viagens.

Portanto, a aplicação dos princípios da ergonomia para motoristas logísticos não só visa o conforto imediato, mas também contribui para a preservação da saúde a longo prazo, melhorando a qualidade de vida e a eficiência no exercício de suas atividades profissionais.

banner de contato metaro

Quais táticas utilizar com foco na ergonomia para motoristas?

ergonomia-para-motoristas-3

São várias as táticas que podem ser utilizadas neste caso, tanto pelas empresas quanto pelos próprios motoristas. Entretanto, para que aconteça um aproveitamento pleno dos benefícios ergonômicos, ambas as táticas dos dois lados devem ser trabalhadas em conjunto. Conheça-as a seguir!

1 – Ajustar o banco conforme o necessário

Os motoristas costumam permanecer longos períodos sentados. Desta maneira, é fundamental que o banco esteja ajustado para garantir o máximo de conforto durante a sua jornada de trabalho.

Assim, o encosto do banco deve estar posicionado de tal forma que a angulação do quadril fique um pouco mais de 90º. Além disso, a cabeça deve permanecer alinhada ao quadril. Durante a condução do veículo, o condutor deve permanecer com a lombar apoiada no encosto do assento.

Importante: atente-se à distância que o banco está dos pedais, visto que o motorista deve conseguir alcançar os pedais, sem deslocar o corpo para frente. A falta desses pequenos detalhes pode causar formigamentos, dores e até mesmo desvios na coluna.

2 – Dispor de um apoio para os braços

Na condução do veículo os braços do motorista permanecem em uma posição que ao longo do dia pode se tornar desconfortável.

Sendo assim, para garantir a ergonomia durante o desempenho das atividades, os veículos preferencialmente devem dispor de apoios. Isso garante que os braços do motorista fiquem apoiados e levemente curvados, evitando dores, cansaço excessivo e tensão.

3 – Manter os pés apoiados no chão

Ao conduzir o veículo uma das dicas de ergonomia para motoristas é manter os calcanhares apoiados no chão. Isso porque, durante a condução, o motorista realiza diversos movimentos com os pés. E permanecer com o calcanhares apoiados no chão do veículo confere mais estabilidade aos movimentos.

#DicaMetaro: os joelhos devem permanecer levemente inclinados, de modo que a parte de trás da perna não pressione o assento.

Essa dica pode tornar a atividade menos desgastante, evitando também dores nos joelhos, panturrilhas e tornozelos. Inclusive é uma maneira de evitar que o corpo escorregue para frente, levando a postura incorreta.

4 – Ajustar os equipamentos de segurança

O uso do cinto de segurança é fundamental para garantir a segurança do motorista. Porém, é necessário atenção. Pois, quando não ajustado corretamente, pode impactar na postura adequada do motorista.

#DicaDeOuro: o ideal é que a parte superior do cinto fique posicionada no meio do ombro, evitando a sensação de sufocamento no pescoço.

5 – Investir em equipamentos adequados a carga e descarga para a ergonomia para motoristas

Muitas vezes, o próprio motorista auxilia no processo de carga e descarga das mercadorias que transporta, assim colocando-se frente a uma série de riscos.

Essa é uma tarefa que pode impactar na sua ergonomia, visto que são realizadas atividades que exigem grande esforço físico, como o manuseio de produtos, que podem representar diversos riscos aos envolvidos. Ou seja, é preciso tomar algumas precauções durante esta tarefa, a fim de evitar danos aos motoristas e seus ajudantes, se este for o caso.

Neste contexto, pode-se contar com diversos equipamentos especialmente projetados para auxiliar no processo de carga e descarga e garantir maior segurança aos envolvidos, bem como evitar danos à sua saúde.

Plataforma Veicular 2

A PLATAFORMA VEICULAR é um destes equipamentos, especialmente desenvolvido para realizar a ligação dos veículos de carga, com o chão do armazém, centro logístico ou galpões, assim facilitando o acesso de equipamentos auxiliares, como empilhadeiras.

6 – Realizar pausas durante os trajetos

Não basta apenas ajustar a postura e os equipamentos, pois a ergonomia também se baseia em descanso e relaxamento, por isso, é importante realizar pequenas pausas durante a condução do veículo.

Passar longos períodos na mesma posição é um dos fatores que levam a fadiga, assim realizar pausas para alongar o corpo durante o trajeto é muito importante para evitar dores e outras patologias.

7 – Manter uma postura adequada

De nada adianta dispor de equipamentos e condições adequadas de ergonomia para motoristas, se o mesmo não manter-se na postura adequada.

É comum ao longo do dia, em qualquer profissão, que as pessoas se descuidem, relaxando a postura. Porém, quando essas situações ocorrem com frequência, podem levar a dores, problemas de coluna, circulação, tensão, entre outros problemas.

Assim, é importante que o motorista busque manter a postura correta ao longo do dia.

Quer saber mais sobre a plataforma veicular da Metaro e ainda conhecer todos os nossos outros produtos? Entre em contato agora mesmo e aproveite uma oportunidade exclusiva!

Como as empresas podem contribuir para a ergonomia dos motoristas?

ergonomia-para-motoristas-4

Fora as táticas apresentadas anteriormente, existem algumas questões que as empresas em especial podem trabalhar para proporcionar, ergonomicamente falando, uma melhor condição de trabalho para seus motoristas. Descubra mais sobre elas abaixo!

1 – Treinamento e conscientização

Ofereça treinamento para os motoristas sobre a postura correta ao dirigir e ao levantar objetos, conscientizando-os também sobre a importância de pausas regulares para esticar as pernas e descansar a visão.

2 – Equipamentos auxiliares

Considere a entrega e o uso de equipamentos auxiliares, como apoios lombares, almofadas ergonômicas e volantes ajustáveis, para proporcionar mais conforto aos motoristas durante longos períodos de direção.

3 – Rotatividade e pausas

Estabeleça políticas que promovam a rotatividade dos motoristas para evitar longos períodos de direção contínua, encorajando-os a prática de pausas regulares para alongamento e descanso.

4 – Manutenção do veículo

Garanta que os veículos estejam em boas condições, com suspensões ajustadas e sistemas de direção em perfeito funcionamento, para reduzir impactos físicos desnecessários nos motoristas.

5 – Monitoramento da saúde

Ofereça exames de saúde periódicos para identificar e tratar precocemente possíveis problemas ergonômicos ou lesões relacionadas ao trabalho.

Além disso, disponibilize apoio emocional e recursos para lidar com o estresse no trabalho, como programas de saúde mental ou aconselhamento, pois o bem-estar psicológico também afeta a saúde física.

6 – Planejamento de rotas

Planeje as rotas de modo a minimizar o tempo gasto no trânsito intenso ou em estradas precárias, reduzindo assim o estresse físico e mental dos motoristas.

Buscando soluções ergonômicas para sua logística? Fale com a Metaro!

Na METARO você encontra um catálogo de produtos repleto de soluções para a área logística de sua empresa, sendo que alguns deles foram desenvolvidos especialmente levando em consideração as questões ergonômicas para os colaboradores que os utilizam.

Sendo assim, se você quer saber um pouco mais sobre nosso trabalho, ENTRE EM CONTATO CONOSCO e fale agora mesmo com um de nossos especialistas. Dessa forma, você terá uma conversa rica em detalhes com um profissional experiente no mercado e, é claro, com todo o suporte de uma empresa com vários anos de história. Estamos ansiosos para falar com você!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento