Saiba o que é um galpão refrigerado e como preservar a temperatura ideal mesmo nos processos de carga e descarga com a utilização das soluções certas!
O galpão refrigerado é essencial para o armazenamento de diversos tipos de mercadorias dentro da cadeia logística.
Principalmente, porque as mercadorias são produzidas em ampla escala dentro das indústrias e o modal rodoviário é o principal responsável pelo escoamento de cargas pelo país.
O que consequentemente pode acarretar em danos às mesmas, se não forem armazenadas de forma adequada.
Assim, para evitar desperdícios, impactos a sua qualidade e prejuízos financeiros, é essencial que durante todo o processo logístico, as mercadorias sejam armazenadas em condições específicas, para que cheguem ao seu destino final com a mesma qualidade que saíram das indústrias.
E neste contexto é utilizado o galpão refrigerado. Continue a leitura e saiba mais!
O que é um galpão refrigerado?
Um galpão refrigerado, nada mais é do que um armazém ou local destinado a armazenagem de produtos que demandam condições específicas de temperatura, como refrigeração controlada e congelamento 24 horas por dia, como é o caso de alimentos e produtos farmacêuticos.
Assim, o uso desses espaços é essencial para garantir a conservação de alguns tipos de alimentos, como carnes, legumes, entre outros tipos de alimentos que demandam condições especiais de armazenamento.
Além disso, estes locais prolongam a vida útil dos produtos, garantindo que haja tempo suficiente para que sejam distribuídos conforme a demanda necessária.
E qual a sua importância?
O armazenamento dos produtos é um processo que faz parte da cadeia logística, sendo essencial para garantir que o produto que saiu da fábrica apresenta as mesmas condições e características quando chegar ao seu destino final.
Porém, alguns tipos de produtos demandam condições de armazenagem específicas, a fim de preservar a sua integridade.
Além disso, os produtos são fabricados em larga escala nas indústrias, desta forma, não são consumidos de forma imediata, precisando ser armazenados pelo período necessário, até que cheguem ao cliente final.
E neste contexto, são utilizados os galpões refrigerados, espaços com condições de temperatura específicas para a armazenagem de produtos.
Ou seja, são essenciais para conservar os produtos, prolongar sua vida útil e garantir tempo necessário para os processos logísticos.
Temperatura ideal para um galpão refrigerado
Cada tipo de alimento pode demandar um nível de temperatura diferenciado para que seja conservado de forma adequada. Ou seja, a temperatura dentro de um galpão refrigerado pode ser ajustada conforme as demandas.
Por exemplo: salada e frutas necessitam de temperaturas mais amenas, enquanto alimentos congelados, temperaturas de 0º C ou negativas.
Porém, essas temperaturas costumam ser classificadas dentro de alguns níveis de temperatura ou níveis de refrigeração. São eles:
Temperatura controlada ou climatizada
O nível de temperatura controlada apresenta temperaturas entre 10º C e 18º C. Sendo o nível de temperatura utilizado comumente para o armazenamento de frutas, vegetais e legumes, e alguns tipos de sementes, como soja e milho.
Por exemplo: banana, limão, mamão, pepino, manga, abóbora, estão entre os alimentos que precisam ser armazenados nesta faixa de temperatura.
Resfriado
Este nível de temperatura utilizado em um galpão refrigerado fica entre 0º C e 10º C.
Uma faixa de temperatura intermediária, destinada a alimentos que não são congelados, mas que demandam temperaturas mais baixas para serem conservados.
- Maçã;
- Pêra;
- Morango;
- Mirtilo;
- Cenoura;
- Laranja;
- Bergamota;
- Chocolate;
- Derivados de leite;
- Carnes (que não são vendidas congeladas);
- E até mesmos alguns tipos de produtos farmacêuticos, como as vacinas, são produtos que precisam estas condições de temperatura para serem armazenados e preservados.
Congelada
O nível de temperatura denominado “congelada” possui temperaturas que variam entre -25ºC e 0º C, sendo destinado a conservação de produtos, como sorvetes, carnes em geral, massas, polpas, vegetais, lasanha, pizzas, entre outros.
Túnel de congelamento
Este é o nível de temperatura utilizado em um galpão refrigerado, que apresenta as menores temperaturas, variando entre -45º C e -25ºC.
É utilizado para congelar os alimentos de forma rápida, garantindo assim sua conservação.
Como garantir a temperatura perfeita dentro do galpão refrigerado
Durante carga e descarga dos veículos, bem como o manuseio dos produtos, a temperatura interna do galpão refrigerado pode ser afetada, o que consequentemente pode colocar em risco as cargas armazenadas no local.
E para evitar quaisquer contratempos o galpão refrigerado deve estar equipado de forma adequada. Veja algumas das soluções essenciais para isso:
Câmaras frias e antecâmaras
A câmara fria é um item essencial em um galpão refrigerado, sendo destinado principalmente para o armazenamento e manipulação das mercadorias. Conta com material isolante em suas paredes como poliestireno expandido ou poliuretano, que mantêm a temperatura interna.
Já as antecâmaras, são espaços que ficam entre as câmaras frias e o ambiente externo, sendo onde as mercadorias são descarregadas e separadas para o próximo processo logístico.
Sendo, indicadas para evitar que a temperatura externa não passe para dentro da câmara fria, bem como para que as mercadorias não sejam expostas a mesma. Ou seja, é uma área intermediária que evita a variação de temperatura interna.
Docas
As docas são locais onde os processos de carga e descarga são realizados nos galpões refrigerados.
Mas, para que os veículos acessem o local, bem como os processos executados sejam eficientes, garantindo agilidade, segurança e prevenção de danos às mercadorias, é essencial que sejam equipados de forma adequada. Para isso ser utilizados alguns equipamentos:
Porta Seccional
Para garantir que a temperatura externa não impacte nas condições internas do galpão refrigerado, é necessário a utilização de produtos que impeçam esta troca de temperatura.
A Porta Seccional possui abertura vertical, podendo se curvar ou correr sobre o teto do galpão, não impactando no espaço de movimentação. E por que ela é indicada para o galpão refrigerado?
Ela possui vedação, isolamento térmico, impedindo a troca de temperatura entre ambiente externo e interno, gerando as condições adequadas às mercadorias dentro dos galpões.
Além disso, possui diversas dimensões, se adequando aos mais variados espaços, tamanho e características de armazéns.
Abrigo de Doca
O Abrigo de Doca é outra solução necessária para o galpão refrigerado. Sendo o equipamento essencial para fazer a vedação entre a porta da doca e os veículos de carga.
Assim, evitando assim a entrada de partículas e insetos que possam impactar a qualidade dos produtos, bem como a influência da temperatura externa dentro do galpão refrigerado.
Além disso, é fundamental para garantir que o ambiente interno permaneça com condições desejadas, mesmo durante os processos de carga e descarga.
Almofadão de Encosto
Para garantir a vedação do ambiente externo e interno, entrada de insetos e outros elementos indesejáveis, pode ser utilizado também o Almofadão de Encosto.
Possui espuma de alta densidade, estrutura impermeável e lona na alta qualidade, sendo um produto com ótimo custo benefício.
Niveladora de Doca Embutida
Para garantir a movimentação de cargas entre o veículo e o galpão, também é necessário a utilização de niveladoras.
Sendo essencial para realizar um processo logístico mais ágil e assim evitar a alteração da temperatura interna do galpão, colocando em risco a integridade das mercadorias armazenadas.
A Niveladora de Doca Embutida é a solução perfeita para fazer a ligação entre o galpão e o veículo, compensando as diferenças de altura.
Sendo essencial para garantir um processo ágil, evitando a exposição da mercadoria a condições adversas.
Podendo ser utilizada em conjunto com a porta seccional e o abrigo de doca, permitindo a operação de carga e descarga sem perda de temperatura da mercadoria.
Assim, através das soluções certas é possível manter as condições adequadas dentro dos galpões refrigerados, assegurando um processo logístico eficiente e seguro, e sem que as mercadorias sejam afetadas.
Proporcionando condições de armazenagem adequadas e evitados danos às mercadorias armazenadas e ao setor financeiro.
E não se esqueça, de continuar acompanhando o nosso blog para ter acesso a muitas outras dicas e informações que possibilitam você melhorar os resultados da sua empresa.
E para saber mais sobre as soluções, visite nossa página de produtos!