dois homens lado a lado analisando um caminhão e conversando sobre a gestão de frotas

Invista na gestão de frotas na sua empresa, reduza custos e garanta bons resultados no setor operacional. Continue a leitura e saiba mais!

Garantir uma gestão de frotas eficiente é fundamental para reduzir custos, realizar o planejamento das operações e evitar outros problemas nos processos logísticos.

Além de ser essencial para garantir a oferta de produtos e serviços de qualidade, e consequentemente a satisfação dos clientes.

Continue a leitura e saiba mais sobre este assunto!

O que é, e importância da gestão de frotas?

A gestão de frotas nada mais é do que o ato ou ações aplicadas e destinadas ao gerenciamento dos veículos utilizados por uma empresa nos seus processos.

Ações e práticas que permitem garantir a correta administração de todos os veículos, tendo total controle a tudo que é ligado a eles, das manutenções a quilometragem percorrida em cada viagem.

Assim sendo, uma tarefa que deve estar presente nos mais diversos segmentos e portes de empresa. E por que é tão importante para uma empresa?

Para garantir uma gestão eficiente da empresa, é preciso que todos os processos sejam gerenciados de forma adequada.

E quem atua no setor logístico ou até mesmo dispõe de uma frota de veículos para realizar os seus próprios processos, sabe que este setor pode gerar altos custos para os caixas da empresa, sendo essencial gerenciar este setor com cautela.

Além disso, não dispor de um bom gerenciamento desta área pode elevar ainda mais os gastos, bem como impactar nos processos e levar a insatisfação dos clientes.

Ou seja, é um setor que quando não executado e gerido de forma eficiente pode gerar impactos internos e externos à empresa, influenciando nos seus resultados e no seu posicionamento perante o mercado.

Por isso, a gestão de frotas é fundamental para uma empresa, evitando danos negativos aos negócios. Além do que, quando aplicada de forma correta ela traz inúmeras vantagens para a empresa.

Vantagens da gestão de frotas para sua empresa

A gestão de frotas pode oferecer diversos benefícios quando implementada de forma eficiente, dentre os quais podemos citar:

Redução de custos

Através da gestão de frotas a empresa consegue ter acesso a todas as informações dos custos envolvidos, como:

Isso possibilita que os gestores das frotas tenham total controle de todos os gastos, garantindo um gerenciamento mais eficiente, assim mantendo os custos sob controle e identificando possíveis falhas e pontos que podem ser melhorados para assegurar a redução destes gastos.

Cumprimento de prazos

Com maior controle de todos os processos, fica mais fácil cumprir os prazos de entrega das mercadorias. Assim,  garantindo que veículos estejam disponíveis no momento necessário, com manutenção em dia e aptos para realizar a entrega dentro do prazo previsto.

Satisfação dos clientes

Dispor de uma gestão de frotas eficiente, como já comentado anteriormente, possibilita um maior controle dos custos envolvidos, o que também permite oferecer fretes mais atrativos.

Além disso, somado ao cumprimentos dos prazos de entrega, garante maior satisfação dos clientes, fator esse, essencial para que a empresa permaneça no mercado e alavanque os resultados.

Otimização de processos

Um gestor de frotas deve conhecer todos os processos ligados direta ou indiretamente à frota. O que os permite realizar planejamentos mais assertivos dos processos executados, assim garantindo sua otimização e eficiência.

Através da utilização das soluções certas, como por exemplo, a Plataforma Veicular, é possível realizar um processo logístico ágil e seguro, potencializando os resultados das tarefas de movimentação de carga.

Outro exemplo, é a realização da roteirização de cargas, que assegura rotas mais eficientes e seguras, que dentre outras coisas permitem a redução dos custos logísticos.

Tomada de decisão mais assertivas

Quando a empresa dispõe de uma boa gestão de frotas, tem acesso a inúmeras informações extremamente importantes para a tomada de decisões ligadas aos negócios.

Tomada de decisões que permitem garantir a otimização de processos, elaboração de estratégias e assim o gerenciamento de frotas mais eficiente, e que de fato promova bons resultados a empresa.

Maximização da vida útil dos veículos

Acompanhar e garantir a correta manutenção dos veículos da frota é uma tarefa que fica sob responsabilidade do gestor de frotas, o que permite acompanhar de perto e garantir que as mesmas sejam executadas de forma eficiente, assegurando a redução de custos, eficiência nos processos e prolongamento da vida útil dos veículos.

Assim, a frota pode atuar por um período de tempo maior, e a empresa não precisa realizar constantes investimentos na aquisição de novos veículos.

Dicas para garantir uma gestão de frotas eficiente

Confira algumas dicas simples para você garantir um gestão de frotas eficiente na sua empresa:

Conheça todos os processos

Para garantir uma gestão eficiente é necessário primeiramente conhecer todos os detalhes dos processos.

Assim, acompanhar todo o dia a dia e as tarefas ligadas às frotas é extremamente importante, para ficar por dentro do assunto.

Realize a capacitação dos colaboradores envolvidos na gestão de frotas

Para garantir uma boa gestão de frotas é fundamental que as pessoas envolvidas estejam capacitadas para atuar nesta tarefa.

Dessa forma, é fundamental investir na capacitação dos colaboradores, inclusive há diversos cursos no mercado especializados na área.

Invista em softwares

O uso de softwares possibilitam integrar todas as informações da gestão de frotas, garantindo o acesso rápido às mesmas e a sua centralização.

Assim, garantindo ter acesso a todas as informações necessárias para uma boa gestão, bem como a elaboração de estratégias assertivas e tomada de decisões ligadas aos negócios.

Mas, para isso é essencial manter as informações sempre atualizadas.

Acompanhe os custos de manutenção

Para garantir a redução de custos é fundamental acompanhar de perto os custos de manutenção.

Assim, é importante acompanhar de perto todas as ações ligadas às manutenções dos veículos, garantindo que sejam executadas dentro do prazo previsto, com materiais de qualidade, garantindo assim danos maiores aos veículos, o que consequentemente levará a gastos extras

Dispor de um plano de manutenção, é uma excelente forma de ter maior controle das manutenções dos veículos da frota.

Invista na políticas de frotas

A política de frotas determina as ações, diretrizes e condutas que devem ser seguidas para o uso adequado dos veículos da frota.

Sendo assim, um documento essencial para garantir que o planejamento e estratégias traçadas dentro da gestão de frotas, sejam seguidas por todos os envolvidos.

É claro que estas são apenas algumas dicas que podem ser implementadas para garantir a gestão eficiente das frotas da sua empresa, podendo ser adequadas de acordo com as necessidades e demandas de cada frota.

Além disso, é preciso que todos os colaboradores que atuam nas frotas trabalhem em conjunto para garantir que todas as ações sejam efetivas e de fato tragam retornos positivos para os negócios.

Mas, uma coisa é certa, a gestão de frotas pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa quando realizada de forma eficiente.

Quer saber mais sobre o universo logístico? Continue acompanhando o nosso blog!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento