homem e mulher conversando sobre gargalos na produção

Os gargalos na produção impactam diretamente na produtividade e na capacidade produtiva de uma empresa, deste modo é importante eliminá-los. Saiba como!

A linha de produção ou chão de fábrica é considerado o coração de uma indústria fabril. Desta forma, é essencial que funcione de maneira eficiente, possibilitando que todos os demais setores também tenham bons resultados.

Contudo, muitas vezes surgem alguns gargalos na produção, impactando negativamente nos resultados obtidos, reduzindo a produtividade, tornando os processos lentos e ineficientes e consequentemente gerando custos para a empresa.

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental identificar estes gargalos, para que assim seja possível corrigi-los, evitando diversos problemas para a empresa.

E para ajudar você nesta tarefa, preparamos esse conteúdo, com dicas para identificar e evitar os gargalos na produção! Continue a leitura e saiba mais!

O que são gargalos na produção?

Um gargalo na produção é um ponto falho dentro dos processos produtivos. Que faz com que as atividades ou processos não sejam executados conforme o previsto.

Isso impacta diretamente na continuidade da linha produtiva, interrompendo ou fazendo com que os processos ocorram de forma mais lenta que o normal.

Assim, como todas as etapas de uma cadeia produtiva estão interligadas, quando ocorre um gargalo na produção toda a capacidade da indústria é impactada, reduzindo a sua produtividade e gerando gastos desnecessários.

Principais gargalos na produção

Uma empresa pode ter diversos gargalos na produção, mas dentre eles os mais comuns são:

Escassez de matéria prima

A execução de processos produtivos depende de diversos fatores, dentre os quais as matérias primas, indispensáveis para a fabricação dos produtos.

Desta forma, a falta de matéria prima compromete a capacidade produtiva. Ocasionando o atraso das demandas, a ociosidade de equipamentos e colaboradores, redução da produtividade, assim como a redução dos lucros.

Falhas dos equipamentos

Equipamentos são partes essenciais durante um processo produtivo. Por isso, equipamentos que não operam de forma adequada e dentro da sua capacidade são causas frequentes de gargalos.

Paradas frequentes, equipamentos quebrados e sem manutenção, ocasionam redução da produtividade, perda de qualidade dos produtos e até mesmo a paralisação das operações.

Falta de gestão da produção e estoque

Os processos produtivos precisam de acompanhamento frequente, para que sejam executados conforme o planejado e para que possíveis falhas possam ser corrigidas rapidamente, evitando o impacto em outras etapas.

A falta de gestão de produção aumenta a probabilidade de falhas durante as atividades, além de inviabilizar a tomada de decisões mais assertivas. Já a falta de gestão dos estoques pode acarretar na falta de insumos, que pode gerar a parada das linhas de produção.

Desta forma, quando não há uma gestão eficiente do estoque, não é possível saber quais insumos estão disponíveis e quais precisam ser repostos, podendo levar a paradas na produção por conta da falta de matérias primas.

Impactos dos gargalos na produção

Como já mencionamos, os processos produtivos estão interligados, sendo assim os gargalos na produção impactam todo o processo, prejudicando os resultados da empresa de diferentes formas.

Entre os principais impactos estão:

  • Atrasos nos prazos de entrega: gargalos na produção, quando não resolvidos rapidamente, comprometem todas as etapas do processo. E assim afetam os prazos de entrega dos produtos, prejudicando principalmente a relação e a satisfação dos clientes;
  • Gastos desnecessários: quando equipamentos ficam parados para o conserto, por exemplo, gastos extras são gerados. Além disso, produtos de má qualidade, tempo ocioso de colaboradores, desperdícios de matéria prima dentre outros fatores geram gastos extras e muitas vezes desnecessários;
  • Ociosidade dos equipamentos e colaboradores: Erros durante os processos produtivos podem levar a ociosidade de equipamentos, assim como dos colaboradores. O que impacta diretamente na produtividade, nos prazos e nos lucros da empresa;
  • Produção restringida: máquinas ociosas ou etapas com problemas significam produção limitada. Operando com a capacidade limitada, a produtividade diminui, podendo acarretar em atrasos na entrega e gastos extras;
  • Redução da qualidade dos materiais: alguns gargalos na produção podem impactar na qualidade dos produtos fabricados. Gerando desperdícios, retrabalhos, custos extras e a insatisfação de clientes;
  • Baixa produtividade: equipe e equipamentos ociosos, falhas nos processos, equipamentos quebrados, entre diversos outros fatores podem interferir na execução dos processos e assim na produtividade do setor;
  • Conflitos: o constante surgimento de problemas e imprevistos pode levar a conflitos internos e assim ao desgaste dos envolvidos;
  • Imprevisibilidade da produção: com diversos imprevistos durante os processos, é difícil prever a capacidade produtiva da empresa e assim a demanda que a empresa pode atender.


Dicas de como evitar gargalos na produção

Os gargalos na produção podem ter causas variadas e, assim, soluções diversas. No entanto, existem algumas dicas que podem ser aplicadas independente do seu ramo de negócios, como as que citamos abaixo:

Mapeie os processos produtivos

Primeiramente é essencial conhecer todo o processo produtivo da sua empresa, que envolve diversas etapas, insumos, equipamentos e colaboradores.

Conhecendo cada etapa, fica mais fácil identificar possíveis gargalos e pontos de melhoria, possibilitando a criação de ações e estratégias para a otimização dos processos.

Determine o melhor processo para atender às suas necessidades

Entendendo os processos produtivos, é possível elaborar um bom planejamento e estratégias mais eficientes para as necessidades e demandas da empresa.

Assim, o ideal é que gestores e colaboradores diretamente ligados ao setor definam juntos o processo de produção ideal para a empresa.

Acompanhe todas as etapas envolvidas na produção

Após os processos terem sido mapeados e estruturados, é essencial acompanhar o seu desenvolvimento de perto.

Assim será possível ter um maior controle das atividades que estão sendo realizadas, bem como identificar possíveis falhas, que podem ser corrigidas e melhoradas.

Utilize indicadores para evitar gargalos na produção

Monitorar frequentemente os processos pode ser uma tarefa exaustiva, e nem sempre é possível acompanhar de perto cada etapa.

E neste contexto os KPIs (Key Performance Indicators, traduzindo Indicadores-Chave de Performance), podem ser uma ótima forma de otimizar a tarefa.

Por meio dos KPIs é possível obter diagnósticos confiáveis, e acompanhar todo o processo de forma simplificada. Alguns exemplos de KPis que podem ser utilizados são:

  • Número de produtos produzidos dentro de um determinado período;
  • Tempo de ociosidade do maquinário;
  • Horas trabalhadas durante a produção;
  • Índice de desperdício;
  • Entre outros.

Assim, sempre que algo estiver incorreto, é possível visualizar através dos indicadores, e tomar as devidas providências para sua correção.

Identifique os problemas

Conhecendo os processos produtivos, e dispondo de indicadores de performance, fica mais fácil identificar os problemas que estão impactando na produtividade e na eficiência dos processos.

Neste ponto, é importante reunir as informações obtidas e a equipe envolvida nos processos. Isto possibilita identificar os principais problemas enfrentados, e assim as possíveis soluções.

Elaborar um plano de ação

Identificar quais são os problemas e suas causas é fundamental para elaborar um plano de ação eficaz para a solução e eliminação dos gargalos na produção.

E neste ponto é essencial avaliar todas as etapas do processo produtivo. Pois com a melhoria contínua de cada etapa, é possível aumentar a produtividade e a capacidade de produção.

Analise as ações implantadas

Criar o plano de ação para melhorar os processos e evitar gargalos é fundamental, contudo é necessário acompanhar os resultados obtidos.

Analisar a eficácia das ações é importante para compreender se as mesmas estão sendo eficazes na solução de problemas. Ou se precisam ser revisadas e adaptadas.

Se os resultados e indicadores não forem acompanhados, as possibilidades de novos gargalos na produção surgirem aumentam consideravelmente. Ou seja, a empresa continuará tendo dificuldades.

Os gargalos na produção são muito comuns em diversos setores e empresas. Provocando uma série de problemas, como a redução da capacidade produtiva, aumento dos desperdício de insumos e mão de obra, e que acabam impactando diretamente todos os demais setores.

Desta forma avaliar os processos, identificar os problemas existentes, as causas e soluções é essencial para evitar e eliminar os gargalos.

Assim é possível otimizar os processos e garantir o máximo de resultados positivos.

Para ter acesso a diversos outros conteúdos, acesse o nosso blog e confira os demais conteúdos disponibilizados!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento