Chão de fábrica: como gerir a produção

O chão de fábrica é o coração de uma empresa, onde os produtos ganham vida. E por isso é essencial compreender como o setor funciona e gerir adequadamente a produção!

Você já parou para pensar como são os processos de chão de fábrica da sua empresa? Quantas peças são produzidas por cada máquina e o tempo que as mesmas ficam ociosas? Você de fato sabe como os processos funcionam?

Apesar de ser extremamente importante saber essas e outras diversas informações dos processos executados no chão de fábrica, muitas empresas não têm este conhecimento, essencial para reduzir custos e melhorar a produtividade.

É fundamental conhecer todos os processos executados no setor produtivo. Assim como as particularidades de cada um, para que assim os mesmos possam ser gerenciados, otimizados, garantindo que o setor tenha o máximo de eficiência.

Continue a leitura e confira algumas dicas que trouxemos para ajudar a gerir melhor este setor!

O que é o chão de fábrica?

O chão de fábrica pode ser explicado como o local onde os processos da indústria ocorrem. Ou seja, o local onde de fato são produzidos os produtos da empresa, onde a linha de produção atua.

Pode ser um galpão, pátio, ou qualquer outro ambiente, onde os equipamentos, ferramentas e colaboradores necessários para a linha de produção estão concentrados.

É o setor base de qualquer empresa, pois é a partir deste espaço que as atividades são desenvolvidas, e todos os demais setores da empresa funcionam.

Normalmente esta área era conhecida como o local onde as atividades braçais eram realizadas. Contudo, ao longo do tempo elas foram evoluindo a fim de se adequarem à nova realidade da indústria 4.0, e atualmente boa parte dos processos é automatizado.

Como funciona o chão de fábrica?

O funcionamento do chão de fábrica depende muito do ramo de atividade de cada empresa, pois os processos podem ser diferentes.

Contudo, boa parte dos processos são automatizados. Assim os colaboradores costumam desempenhar tarefas como a manutenção dos equipamentos, controle de qualidade, programação, limpeza dos maquinários, dentre outras atividades.

Ou seja, as matérias primas são recebidas, distribuídas pelos setores responsáveis, e transformadas nas linhas de produção, até chegarem ao resultado final desejado.

Quando o chão de fábrica não for bem estruturado e não contar com uma boa gestão, a empresa pode ter diversos problemas como:

  • Redução da produtividade de colaboradores e maquinários;
  • Falta de informações de custo e tempo gastos com a produção dos produtos;
  • Desorganização dos processos;
  • Atraso na produção e entrega de pedidos;
  • Falta de insumos para a produção;
  • Entre outros.

Qual a importância de ter uma boa gestão do chão de fábrica?

Para expandir o negócio não basta contratar novos funcionários e comprar novos maquinários.

Antes de tudo, é preciso gerir e avaliar de forma adequada os processos já existentes. E isso inclui todas as atividades desempenhadas no chão de fábrica.

Desta forma é essencial que a gestão do chão de fábrica seja eficiente, pois isso possibilita:

  • Acompanhar os processos da produção;
  • Monitorar e avaliar os recursos disponíveis;
  • Elaborar estratégias para otimização dos processos;
  • Melhorar a produtividade;
  • Cumprir prazos e metas;
  • Dispor de informações em tempo real dos processos, para a tomada de decisões mais assertivas;
  • Reduzir desperdícios;
  • Identificar gargalos da produção;
  • Ter produtos de maior qualidade;
  • Identificar colaboradores e maquinário ociosos;
  • Planejar o crescimento da empresa;

A boa gestão do chão de fábrica pode ser o diferencial para o crescimento de um negócio. Visto que possibilita otimizar processos e assim melhorar os resultados da empresa.

Dicas de como gerir o chão de fábrica

Os processos de chão de fábrica devem sempre ser aperfeiçoados, a fim de melhorar a produtividade, maximizar os ganhos e reduzir os custos para a empresa.

Assim há diversas dicas que podem ser empregadas para melhorar estas atividades, e nós listamos algumas delas. Confira!

Planejar os processos

Planejar os processos de chão de fábrica é o primeiro passo para garantir bons resultados. Apesar de nem sempre ser uma tarefa fácil e simples, é essencial para o desenvolvimento e a melhoria dos mesmos.

Contudo, os responsáveis pelo planejamento muitas vezes não têm contato direto com a linha de produção. Ou seja, não dispõe de informações essenciais para tomada de decisões.

Sendo assim, os funcionários ligados ao setor devem estar envolvidos no planejamento, apontando as principais dificuldades durante o desenvolvimento das atividades, e trazendo soluções viáveis para resolução dos problemas.

Ou seja, é essencial que o setor operacional e de gestão estejam alinhados e tenham uma boa comunicação, para que juntos possam melhorar os processos e realizar um bom planejamento.

Melhore o layout

O layout do chão de fábrica é a forma como o espaço é organizado.

É preciso considerar diversos fatores para que o layout seja adequado. Como ramo de atuação da empresa, as características das máquinas, o espaço disponível e necessário para a sua operação, variedade de produtos e processos produtivos, entre outros fatores.

Assim, é essencial conhecer o fluxo de trabalho da empresa e todas as demais peculiaridades dos processos produtivos. Para que assim, seja possível adequar o layout às atividades realizadas.

O ideal é que se estude todos os processos realizados no setor produtivo. E juntamente com os colaboradores que estão diretamente ligados ao setor, o layout seja planejado, possibilitando que as atividades sejam executadas de forma mais rápida e eficaz.

Invista em ferramentas de gestão

É essencial dispor de informações e métricas atualizadas para ter maior controle da produtividade dentro da indústria.

Contudo, o volume e o fluxo de informações muitas vezes é gigante. Ou seja, organizar e armazenar estas informações de forma manual pode ser uma tarefa demorada, e as chances de erro são muito grandes.

Desta forma, dispor de ferramentas de gestão tecnológica ajuda a otimizar o processos. Além disso, é uma forma eficiente de organizar as informações, e possibilitar que o gestor e demais envolvidos nos processos possam ter acesso às mesmas informações em tempo real.

Sendo possível visualizar melhor as tarefas, monitorar o andamento da produção e planejar todos os processos de forma organizada e rápida.

Cuide da gestão de pessoas

Apesar de boa parte dos processos serem automatizados atualmente, colaboradores ainda fazem parte dos processos de chão de fábrica. Sendo muitas vezes os que mais conhecem os processos produtivos, pois atuam diretamente na linha de produção.

Desta forma, é essencial que estes sejam ouvidos e suas ideias e opiniões consideradas para melhorias.

Além disso, é essencial que estas pessoas conheçam as metas da empresa, para que possam ajudar a atingir os objetivos. Ou seja, é preciso que a equipe envolvida neste setor também esteja ligada à equipe gerencial.

Treinar, capacitar e valorizar a equipe são ações fundamentais para melhorar os procedimentos e manter os colaboradores engajados e produtivos.

Utilize equipamentos adequados

Com os processos cada dia mais automatizados, investir em equipamentos adequados é essencial para otimizar a produtividade e alcançar bons resultados.

Equipamentos modernos possibilitam melhorar o tempo de setup (tempo em que a produção é suspensa para que os equipamentos sejam reconfigurados e ajustados para a fabricação de novos produtos).

Além disso, é essencial para tornar os processos mais ágeis, o que consequentemente melhora a produtividade e reduz custos para a empresa.

Desta forma, quando bem estruturados, organizados e administrados, os processos ocorridos no chão de fábrica possibilitam o aumento da produtividade e de resultados.

Além disso, é possível ter maior visibilidade de todas as tarefas executadas. Reduzindo as possibilidades de falhas, que mesmo quando ocorrem são resolvidas de forma mais ágil e assertiva.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o setor produtivo, conhecido como chão de fábrica, acesse o nosso blog e acompanhe os outros conteúdos que nós preparamos!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento