O processo produtivo deve ser aperfeiçoado de modo constante para que as empresas se mantenham competitivas. Saiba mais sobre o método kanban na logística!
Reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços para conquistar e fidelizar clientes cada vez mais exigentes. Estes são os desafios diários para empresas em todos os segmentos da economia.
Como a logística é uma etapa crucial em qualquer atividade, ela precisa estar em constante evolução para evitar falhas e desperdícios. Além disso, ela é fundamental para garantir eficiência em todas as etapas da cadeia produtiva, de modo que as necessidades dos clientes sejam atendidas da melhor forma possível. O kanban é um recurso que contribui para que esses objetivos sejam atingidos!
Continue a leitura, entenda o que significa kanban, como funciona o kanban e de que forma ele é utilizado no setor de logística!
O que é kanban na logística?
O sistema kanban é um método visual que foi criado pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, em 1953, no intuito de registrar e ter um controle mais eficiente das operações nas empresas. Em tradução literal, o termo kanban significa “cartão visual”.
Quais são os conceitos básicos do kanban?
O principal objetivo da metodologia kanban é assegurar altos índices de produtividade, com redução de custos e desperdícios e eliminação de etapas desnecessárias. Assim, é possível agregar mais valor à produção e melhorar os resultados.
Veja a seguir como funciona o kanban na logística!
Como funciona o método kanban na logística?
Basicamente, a metodologia kanban utiliza quadros visuais e cartões coloridos para realizar a gestão de tarefas. Além disso, o kanban permite um melhor controle de estoque.
Na cadeia logística de distribuição, essa técnica geralmente é subdividida em dois tipos de kanban. São eles:
Kanban de produção – cartões que permitem a produção de certa quantidade de um determinado item. Eles marcam o começo da linha de montagem e percorrem os setores afixados às peças. Depois, quando o produto é enviado ao cliente, os cartões voltam para o início, acompanhando a reposição de novos materiais.
Kanban de movimentação – os cartões acompanham a circulação dos produtos desde o fornecedor, passando pelo processo produtivo dentro da empresa, até a entrega para o cliente final.
Essa metodologia ajuda a melhorar a comunicação dentro da empresa, pois os cartões levam consigo os dados básicos sobre os processos de produção de um produto.
Prossiga a leitura e confira um exemplo de como o método kanban é aplicado!
- Para fabricar um notebook são necessários diversos insumos. O departamento responsável recebe uma caixa vazia com o kanban de movimentação e de fabricação de um notebook;
- A equipe responsável se dirige ao estoque com os kanbans para pegar os insumos. Em seguida, é feita a conferência dos dois cartões. Se os dados estiverem corretos, o kanban de produção segue para a fase seguinte;
- A caixa com os insumos segue para o departamento da próxima etapa de produção, juntamente com o kanban de movimentação;
- Depois de iniciada a montagem dos itens da caixa, o kanban de movimentação volta ao quadro, para que seja recolocado na etapa seguinte (transporte) e assim sucessivamente.
Ao seguir uma sequência ordenada, os cartões facilitam a organização dos fluxos de trabalho e “puxam” a produção de acordo com a demanda.
Quais os benefícios do kanban na logística?
O kanban é uma técnica que ajuda a alinhar os processos produtivos, tornando-os mais enxutos, de modo que eles funcionem conforme as necessidades dos clientes. A sua aplicação resulta em diversos benefícios, tais como:
- redução de custos, como resultado da eliminação de desperdícios;
- melhor aproveitamento dos recursos e linhas de produção otimizadas;
- prazos menores para entregas, já que a produção é “puxada” pelos clientes e, assim, os itens para suprir as demandas estão sempre disponíveis;
- mais agilidade em todas as etapas do processo produtivo;
- possibilita atuar com estoques mínimos, evitando perdas e sem comprometer o giro da empresa;
- a técnica de produção “puxada” permite que as novas demandas, assim como as flutuações de mercado, sejam identificadas com mais rapidez. Assim, a produção ocorre sob medida para atender às necessidades dos consumidores.
Qual é a relação do kanban com o Just in Time?
Assim como o kanban, o Just in Time também é uma metodologia japonesa que difere dos modelos tradicionais, que priorizam o excesso de estoque.
Com o kanban é possível otimizar o controle de todos os insumos, fazendo com que a empresa mantenha nos armazéns somente o que será usado e produza exatamente o que foi encomendado ou em quantidade suficiente para atender à média da demanda, evitando desperdícios.
Nessas circunstâncias, o kanban é uma técnica de operação que funciona baseada nos mesmos princípios do método Just in Time.
Como vimos, o kanban na logística é uma maneira de evitar erros e agregar valor aos produtos e serviços, com fluxos de produção mais flexíveis e padronizados.
Agora que você já sabe mais sobre a metodologia kanban, aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre o método Just in Time!