Você já pensou em se especializar em um determinado ramo e ofertar um serviço especializado? Saiba mais sobre a logística de nicho!
O mercado da logística é muito amplo e essa é uma das razões pelas quais as empresas podem escolher “n” nichos para atuar.
Contudo, determinados segmentos demandam práticas logísticas específicas no transporte e manuseio de suas mercadorias, e neste contexto entra a logística de nicho.
Quer saber mais sobre a logística de nicho? Continue a leitura que explicamos mais neste conteúdo!
Conceito de logística de nicho
A logística de nicho, pode ser definida como um conjunto de técnicas ou ações que tem por objetivo ofertar um serviço em um ramo específico.
Ou seja, ao contrário da logística que trabalha com vários nichos de mercado, na logística de nicho, a empresa escolhe um serviço, produto ou mercado específicos para atuar, oferecendo manuseio e transporte especializados.
Desta forma, a empresa busca atingir públicos mais específicos, com um modelo de negócios diferenciado e customizado.
Dentre alguns exemplos de ramos de atividades que necessitam um processo logístico mais específicos estão:
- Medicamentos;
- Produtos químicos;
- Alimentos (alimentos perecíveis, bebidas, entre outros);
- Produtos de alto valor agregado (celulares, eletrodomésticos, entre outros);
- Entre outros.
Geralmente, a logística de nicho se aplica a ramos de atividades que demandam práticas de manuseio e transporte específicas. Isso porque possuem características e especificidades que precisam de cuidados especiais, para que não sofram avarias ou até mesmo causem acidentes, por exemplo.
Como funciona o processo da logística de nicho
Como já citamos anteriormente, a logística de nicho é pautada na especialização de um único produto, serviço ou ramos de mercado, onde o objetivo é atingir um grupo específico de clientes.
Para que a empresa se especialize no mercado e ofereça serviços customizados e diferenciados da concorrência, é preciso buscar conhecer os produtos, os processos logísticos necessários para sua movimentação, dentre outros pontos.
Investir em palestras, cursos e treinamentos para a equipe, é fundamental neste contexto. Assim, todos estarão preparados para enfrentar os desafios (caso surjam) e prestar um serviço de qualidade.
Além disso, é importante estruturar um processo logístico eficiente para garantir agilidade na entrega e a satisfação dos clientes, bem como verificar o ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Vantagens de adotar esse processo
Diferentemente da logística tradicional, a logística de nicho se especializa em ramos específicos, o que possibilita ofertar um serviço com características únicas e personalizadas.
Desta forma, é muito mais fácil assegurar a satisfação dos clientes, visto que o serviço é personalizado de acordo com as necessidades do nicho em questão.
Mas além desta, a logística de nicho pode proporcionar outras vantagens:
Destaque perante os concorrentes
Quando você se torna especialista em um determinado assunto, é comum atrair mais clientes. E quando a logística de nicho é eficiente e dispõe de um serviço de qualidade, garantir a satisfação dos clientes se torna igualmente mais fácil.
Ou seja, você pode se destacar no mercado, expandindo as chances de sucesso dos negócios, bem como a atração de novos clientes.
Atração de clientes específicos
Através da logística de nicho, fica muito mais fácil atrair clientes, visto que ao trabalhar com um determinado segmento, a carteira de clientes fica muito mais específica.
Ou seja, é possível criar estratégias mais assertivas e voltadas para o tipo de cliente em potencial. Assim, as estratégias de marketing se tornam mais eficientes e assertivas.
Elaboração de estratégias mais assertivas
A logística é pautada em uma série de processos e práticas, mas que muitas vezes podem ser complexas, tornando-se mais demorados para serem executados.
Através da logística de nicho, os processos logísticos são estruturados para atender a uma demanda específica, com base nas necessidades e características dos produtos transportados.
Ou seja, os processos logísticos se tornam mais eficientes e ágeis, assim também reduzindo falhas e avarias, e consequentemente gastos desnecessários.
Maior autoridade no assunto
Quando a empresa escolhe trabalhar com uma logística de nicho, ela se aperfeiçoa em um determinado nicho de mercado.
Ou seja, a empresa passa a se especializar de maneira mais aprofundada em uma determinada área, o que faz com que tenha maior conhecimento sobre a mesma, do que outras empresas que trabalham com a logística tradicional.
Assim, passa a ter maior autoridade no assunto, podendo inclusive ser considerado um especialista.
Redução de custos
Quando a empresa trabalha com vários ramos de atuação e produtos, é necessário diversos processos logísticos diferentes para atender as demandas. Com a logística de nicho é possível otimizar os processos, estruturando-os para atender as demandas específicas.
É possível reduzir custos, falhas, avarias e otimizar o tempo gasto com durante o processo, garantindo maior produtividade e maior eficiência.
Para finalizar…
Conseguiu compreender como é possível que a logística de nicho possa apresentar diversos benefícios para a empresa?
É claro que é necessário compreender que esta adaptação pode também proporcionar diversos desafios.
Desta forma, é importante analisar bem o mercado, se a área escolhida possui demandas em qualquer estação do ano, se há clientes recorrentes, se o ROI é adequado, dentre outros índices que possibilitam identificar se o ramo desejado trará bons resultados.
Gostou do nosso conteúdo? Em nosso blog você encontra muito mais, clique e confira!