homem sentado em frente a uma mesa com papeis e uma calculadora calculando os custos de transporte

Conhecer os custos de transporte envolvidos na movimentação de cargas é essencial para a redução de custos e uma gestão eficiente. Saiba mais!

Os custos de transporte podem ser considerados uma das principais fontes de custos dentro de uma empresa.

Desta forma, conhecer quais são os custos envolvidos nestes processos logísticos, é fundamental para calcular os custos de transporte corretamente, bem como executar uma boa gestão de transporte.

O transporte rodoviário de cargas, por exemplo, é responsável por cerca de 60% do escoamento de mercadorias no país, sendo um dos modais mais utilizados.

Assim, compreender este custos é sem dúvidas o primeiro passo para buscar estratégias para a redução de custo e aumento da rentabilidade, sem prejudicar a qualidade da prestação dos serviços.

Diante disso, pensando em ajudar você, trouxemos neste conteúdo um pouco mais sobre este assunto. Confira!

O que são custos de transporte?

Custos de transporte podem ser definidos como todas as despesas derivadas da movimentação de cargas, da sua origem até o seu destino final.

Assim, quando falamos dos custos de transporte, normalmente nos vem à mente custos com frete, transporte de cargas e coleta e entrega por exemplo.

Mas, estes são apenas alguns custos envolvidos nessa atividade. Confira no tópico abaixo quais são os custos das atividades de transporte

O que compõem os custos de transporte?

Os custos de transporte envolvem diversas despesas ligadas a área logística, podendo variar por diversos fatores, como distância percorrida e complexidade da carga transportada.

Contudo, alguns custos costumam ser comuns em qualquer processo de movimentação de cargas, como:

Custos administrativos envolvidos nos custos de transporte

Os custos administrativos são também chamados de despesas indiretas, isso porque não estão diretamente ligados à movimentação de cargas.

No entanto, são essenciais para o desenvolvimento das atividades. Dentre esses custos podemos citar:

Custos para o funcionamento da empresa

Despesas essenciais para o funcionamento das atividades da empresa, como por exemplo:

  • Aluguel;
  • Luz;
  • Água;
  • Internet;
  • Impostos;
  • Equipamentos;
  • Manutenção;
  • Entre outros

Salários e encargos de colaboradores

Pagamento de salários e encargos de colaboradores de todos os setores da empresa, envolvidos direta e indiretamente na logística de movimentação de cargas, como setor comercial, vendas, administração, entre outros.

Custos de segurança das operações

O transporte de carga envolve diversos riscos, como roubos, furtos, avarias e perdas, por exemplo.

Assim, é necessário dispor de uma gestão de riscos para eliminar ou minimizar estes riscos, que consequentemente geram custos.

Gerenciamento de riscos de roubos (GRIS)

Os custos com o GRIS, estão associados a segurança das cargas, incluindo:

  • Seguros facultativos de desvios de carga;
  • Salários, horas extras, pagamento de monitores de equipamentos de rastreamento e segurança;
  • Investimentos, sistemas de rastreamento, reposição de equipamentos, etc;
  • Custos operacionais de gerenciamento de riscos, bilhetagem, taxas FISTEL, serviços de escolta;
  • Entre outros.

Gestão de riscos de acidentes e avarias

Conhecido também como frete valor, engloba diversos elementos, como por exemplo:

  • Administração de seguros;
  • Prêmio RCTRC;
  • Indenização por perdas;
  • Indenização por avarias, danos e perdas não cobertas pelo seguro;
  • Segurança interna e de instalações.

Custos de coleta, transferência e entrega

Estes custos de transporte se referem às despesas diretamente envolvidas no processo de transporte de cargas, sendo divididos como custos fixos e variáveis.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que não sofrem variações, ou seja, existem quando o veículo está em movimento e quando está parado. Costumam ser calculados mensalmente.

Assim, compõem os custos fixos:

  • Licenciamentos de veículos;
  • Reposição de equipamentos;
  • Seguro de equipamentos;
  • Seguro obrigatório dos veículos;
  • Salário dos motoristas;
  • Salários de colaboradores da oficina;
  • Remuneração do capital empatado;
  • Entre outros.

Custos variáveis

Custos de transporte que variam de acordo com a distância percorrida pelos veículos. Entre eles estão:

  • Pedágios;
  • Manutenções não previstas;
  • Combustível;
  • Pneus;
  • Entre outros.

Custos adicionais

Durante a movimentação de cargas imprevistos podem ocorrer, ocasionados pelos mais variados fatores. Além disso, dependendo das características da carga transportada, algumas ações extras são necessárias para garantir a segurança do processo.

No entanto, estas eventualidades podem gerar custos extra de transporte. Dentre eles podemos citar:

  • Reentrega: necessidade de realizar mais de uma tentativa de entrega;
  • Escolta armada: necessária para determinados tipos de carga e algumas rotas;
  • Devolução de mercadorias: devolução da mercadoria por violação, avarias, entre outros;
  • Cubagem: carga com baixo peso e alto volume, que acaba lotando o veículo mesmo quando não atinge o peso máximo suportado;
  • Armazenagem: quando a mercadoria precisa ficar armazenada, excedendo o tempo previsto;
  • Dificuldade na entrega: restrição na circulação do veículo em determinado local ou área de difícil acesso.

Características da entrega

O transporte de carga pode ser realizado para diferentes tipos de mercadorias, sendo que algumas demandam cuidados especiais e específicos, que podem gerar custos. Exemplos de cargas que demandam estes custos são:

  • Cargas vivas: transporte de animais;
  • Frigoríficas: movimentação de alimentos perecíveis;
  • Cargas de grande porte: máquinas e equipamentos de uso industrial por exemplo;
  • Perigosas: cargas que representam perigo ao meio ambiente, como transporte de petróleo e materiais inflamáveis;
  • Cargas frágeis: mercadorias que demandam cuidados especiais no transporte, como vidros.

Assim, entender todos os custos de transporte é importante para garantir que a gestão dos custos logísticos da empresa seja eficiente, que os gastos estejam dentro do previsto e a precificação dos produtos seja justa tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Além disso, assegura a saúde financeira dos negócios, evitando prejuízos e possibilitando reduzir custos e otimizar processos.

Ou seja, compreender este custos é essencial para a empresa administrar seu negócio de forma assertiva e eficiente.

Para saber mais sobre este universo da logística e transportes, continue acompanhando o nosso blog!

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