O pós-venda é fundamental para a manutenção e fidelização de clientes. Entenda aqui a importância deste processo e os benefícios de adotá-lo na sua empresa.
Engana-se quem pensa que o processo de venda de um produto ou serviço termina no momento da entrega da mercadoria. Pelo contrário, a partir deste momento começa uma nova etapa, chamada pós-venda.
E essa é uma etapa muito importante para a fidelização do cliente, a satisfação de suas necessidades e a construção do relacionamento com a marca. A forma como os clientes interagem com as empresas, de todos os segmentos, está mudando. Então, o relacionamento com o cliente também precisa de mudanças.
Por isso, neste conteúdo vamos abordar o que é o pós-venda, qual a importância deste processo e quais os benefícios em adotá-lo na sua empresa.
O que é pós-venda?
O pós-vendas é uma parte importante do processo, que começa lá na atração do cliente. Ela diz respeito a estratégias de relacionamento com o cliente, sempre buscando tornar a experiência de compra ainda melhor.
No cenário competitivo em que vivemos, as estratégias de pós-vendas podem ser a chave para fidelizar clientes e estreitar o relacionamento com eles. Assim, você passa a ser lembrado pela experiência de compra, e não apenas pela entrega do produto ou serviço. Essa etapa é quase que obrigatória em todo funil de vendas, porém, algumas empresas acabam deixando de lado.
Qual a importância do pós-venda?
Você sabe qual o custo de conquistar um novo cliente para sua empresa? Esse cálculo diz respeito ao valor investido, em tempo e dinheiro, para adquirir um novo cliente.
Estudos indicam que o valor para conquistar um novo cliente é cerca de cinco vezes maior do que para manter um cliente ativo. Neste ponto, as ações de pós-venda são essenciais para a manutenção e fidelização do cliente. Isso também pode trazer efeitos sobre o seu faturamento, uma vez que clientes que já conhecem a empresa têm maior tendência de recompra.
Além disso, ter um pós-venda eficiente pode trazer um diferencial competitivo para sua empresa em relação aos concorrentes. Isso porque essas ações tornam a experiência de compra muito melhor para seus consumidores.
Também, porque um atendimento humanizado, um suporte eficiente e um bom relacionamento com o cliente são importantes para a fidelização dele. Isso gera confiança e credibilidade para sua empresa.
Ações de pós-venda que podem ser implementadas nas empresas
Agora que você já sabe o que é pós-venda, e qual a sua importância, existem algumas ações práticas que podem ser implementadas no dia a dia da empresa para a construção do relacionamento com os clientes.
Atendimento rápido e eficiente do suporte
Pense por um minuto: quando um cliente busca atendimento em suporte, muito provavelmente trata-se de uma dúvida ou problema relacionado ao produto ou processo de compra. Ele também pode fazer comentários em redes sociais para buscar mais informações sobre seu produto ou serviço.
Portanto, tenha um atendimento rápido e eficiente, para que o cliente tenha suas dúvidas sanadas. E isso vale para empresas de todos os setores e tamanhos. O atendimento deve ter qualidade em todas as etapas do processo para que a experiência do cliente seja positiva.
Ouça os feedbacks do seu cliente e mantenha proximidade
É muito importante manter o contato com o cliente, ouvir seus feedbacks e avaliar sua satisfação com a experiência de compra.
Isso pode ser feito por meio do envio de e-mails, ligações, WhatsApp, o que melhor se adequar a sua solução e ao seu cliente.
Outro ponto relevante é manter a proximidade com o consumidor. Para isso, você pode trabalhar com ações como o envio de mensagens em datas importantes, como um aniversário, e também descontos e ofertas exclusivas para clientes recorrentes.
Este tipo de ação é essencial para a construção de um relacionamento duradouro, pois faz o cliente sentir que é lembrado, e que é importante para a empresa.
Mantenha seu cliente informado e envie informações relevantes
Essa é uma forma de manter o relacionamento e ajudar o seu cliente. Envie informações relevantes, que vão ajudar o seu cliente no dia a dia. Podem ser e-mails com dicas de uso dos produtos adquiridos ou dicas de manutenção, por exemplo.
Além disso, avise seus clientes quando houverem lançamentos e ações especiais.
Entendeu como o pós-venda é uma etapa essencial do processo, e deve ser trabalhado com atenção? Isso vale para empresas de todos os tamanhos e segmentos. A construção do relacionamento e fidelização de clientes é parte fundamental de um processo de vendas e traz muitos benefícios.
Quer saber mais sobre como fidelizar clientes? Confira nosso conteúdo sobre qualidade do atendimento.