Rastreamento de carga: a importância, os tipos disponíveis e aplicações

A segurança durante a movimentação de cargas é importantíssima. Através do rastreamento de carga é possível assegurar várias outras questões. Confira!

Segurança é um dos principais quesitos quando o assunto é movimentação de carga. E diferente do que muitos pensam, a segurança inicia na saída da garagem do veículo, passa pelo carregamento e perdura até o destino e entrega final. 

No entanto, devido a tamanha precariedade da movimentação logística, como são os casos dos asfaltos, notícias de assalto, desvios de carga e até desaparecimento de motoristas, uma forma de precaver ou monitorar isso tem sido cada vez mais importante. 

É por este motivo que muitas empresas optam por investir em um rastreamento de carga, a fim de aumentar a segurança de seus colaboradores, do veículo, bem como da carga.

Apesar de o rastreamento de carga ser bastante pertinente, muitas empresas ou até mesmo gestores não sabem se devem investir em um sistema de rastreamento, quais são as opções ou qual é o melhor.

É por isso que fizemos este conteúdo: para mostrar a importância do rastreamento de carga e ainda expor quais são as opções disponíveis no mercado. Continue a leitura e saiba mais!

Importância do rastreamento de carga

Rastrear cargas vai muito além de apenas saber onde o veículo esteve no período da entrega. Com o rastreamento de carga é possível (dependendo do tipo contratado) identificar o trajeto percorrido, velocidade, consumo de combustível, tempo de paradas, quanto tempo o motorista levou para fazer determinado trajeto, como foi a sua conduta de direção, e muito mais. 

Contar com essas informações, é ter em mãos um leque de possibilidades de análises. Afinal, é possível avaliar tudo o que acontece na prática, e mais do que isso, melhorar processos. 

No entanto, realizar esse controle manualmente é praticamente impossível e inviável. Sendo assim, o mais ideal é a contratação de uma tecnologia de rastreio. Atualmente, existem diversas opções disponíveis no mercado, as quais vamos listar na sequência.

Leitura complementar: Gestão logística: como gerenciar os riscos nas operações

Tecnologias que auxiliam/fazem parte do rastreamento de carga

Antes de falarmos das tecnologias de rastreamento de carga, antes de mais nada, é preciso entender alguns aspectos:

1- As apólices de seguro listam quais são as tecnologias autorizadas “homologadas” para cada tipo de operação de transportes.

2- Existem alguns sistemas que são homologados, que passam por um crivo de segurança, e a sua empresa deve optar, sempre, pelos equipamentos destas empresas, além de assegurar que eles realmente são seguros.

3- No mercado são disponibilizados rastreadores, equipamentos que podem ser complementares e ainda os redundantes. Todos eles são importantes no rastreamento de cargas, afinal, um complementa o outro.

Dito isto, listamos abaixo algumas tecnologias que podem ser utilizadas tanto como rastreadores, quanto como redundantes e acoplados. Vamos entender cada um deles? Acompanhe:

GPS – Global Position ou Sistema Global de Posicionamento

O GPS é uma das maiores tecnologias utilizadas no mundo todo. Afinal, basta olhar as funcionalidades do seu smartphone, por exemplo, e você encontra um GPS já embutido nele.

No transporte, é a mesma situação. No caso do transporte e movimentação de carga, é instalado um equipamento no veículo que transmite, ele representa mais estabilidade de cobertura, posicionando até mesmo em regiões onde os celulares não têm sinal.

Radiofrequência

O rastreamento de cargas realizado através da radiofrequência é um dos melhores métodos de rastreio atuais quando o quesito é captação de sinais, porque ele emite sinais através da triangulação de antena. 

Neste caso, seu maior diferencial, é que podem ser captados sinais dentro de galerias subterrâneas (como túneis) e até mesmo galpões. Isso acontece porque o sistema funciona via rádio, e nesse caso, a frequência atinge 100% dos locais. 

A radiofrequência pode ser considerada ainda um equipamento de redundância, também conhecido como segundo rastreador. Ou seja, ele é um equipamento que ajuda a inibir a ação de bandidos. 

Por exemplo, os bandidos podem desligar o rastreador original. Muitas vezes, eles nem sabem que existem esse segundo equipamento. 

Ele também possibilita o envio de mensagens, trava de baú, emite sinais de localização, entre outras funções. Ele geralmente é implantado como equipamento secundário ou de redundância.

RFID

A etiquetagem através da tecnologia RFID pode ser aplicada nos mais diversos tipos de produtos (inclusive seres humanos e animais). O RFID nada mais é do que um método de identificação feito através de sinais de rádio.

Ela é uma etiqueta bastante utilizada para o controle de carga, ou seja, é um complemento ao rastreamento. Além disso, ela tem sido adotada como uma medida de segurança, porque indiferente de onde a carga estiver, ela transmite sinal de localização em tempo real, coibindo a ação de ladrões.

Telemetria

Quando o rastreador é adquirido, podem ser acoplados a ele diversas outras tecnologias, como é o caso da telemetria. Alguns rastreadores mais completos já contam com a tecnologia da telemetria.

A telemetria é o conjunto de informações recebidas de vários sensores do veículo, que permitem o acompanhamento do comportamento do motorista durante o trajeto. Com a telemetria, é possível, por exemplo, realizar toda a gestão do trajeto, incluindo paradas, consumo de combustível, velocidade, trajeto percorrido, infrações que aumentam o risco de acidentes, se há alguma falha mecânica, entre outros. 

Sistemas de gestão

Os sistemas de gestão podem ser considerados reativos, ou seja, eles fazem um controle preventivo quanto a segurança e rastreio do veículo. Portanto, o sistema de gestão não é um equipamento devidamente instalado no veículo, mas sim, um controle completo de informações.

Assim como a telemetria, os sistemas de gestão são extremamente completos, pois através deles podem ser monitorados e avaliados diversos quesitos durante todo o processo logístico. 

Atualmente existem diversas marcas e softwares que realizam essa gestão, inclusive com variações de preços e funcionalidades. É por este motivo que não podemos citar aqui qual é a melhor opção. Isso porque a melhor delas é aquela que atende as necessidades da empresa!

A qual segmento se aplica o rastreamento de carga?

Indiferente qual o setor, todos possuem a sua particularidade, bem como, a sua importância e valor agregado. É por isso que o rastreamento de carga pode ser embutido em todos os segmentos em que ocorre uma operação logística

O lado bom de rastrear a carga, é que, indiferente o valor dela, a empresa consegue monitorar onde ela está e o que está acontecendo com ela. Se é uma carga de valor mais agregado, contar com um rastreamento eficaz é quase indispensável, visto que há uma segurança muito maior durante o trajeto.

Através deste conteúdo, nosso principal objetivo foi apresentar a importância do rastreamento de cargas, bem como os tipos existentes e segmentos que podem ser aplicados. 

Esperamos ter lhe ajudado a tomar as melhores decisões para o seu processo logístico! Leia também: Gestão logística: como superar desafios

Solicite Orçamento Metaro