Ergonomia no trabalho: como evitar riscos ergonômicos?

A ergonomia é essencial para um ambiente de trabalho saudável e está diretamente ligada à produtividade. Saiba mais sobre o assunto!

As empresas em geral têm se preocupado cada vez mais com a qualidade no ambiente laboral e, nesse aspecto, a ergonomia é decisiva para garantir boas condições de trabalho, oferecendo aos indivíduos condições adequadas de conforto e formas de prevenir acidentes e outras doenças relativas ao tipo de função executada. Continue a leitura e confira os benefícios da ergonomia para a sua saúde!

Os benefícios da ergonomia no trabalho

Promover a saúde e o bem estar dos funcionários, assegurando qualidade de vida no ambiente laboral é imprescindível para obter uma boa produtividade. Sendo assim, aplicar a ergonomia em sua empresa fará toda a diferença, tanto para os seus colaboradores quanto para os seus negócios.

Um exemplo de ergonomia no trabalho bastante aplicado nas empresas é a ginástica laboral – uma série curta de exercícios físicos, com foco no alongamento das várias partes do corpo, feitos no ambiente de trabalho durante o expediente, visando evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), tais como tendinites, bursites, mialgias e dores crônicas. A dorsalgia, por exemplo, popularmente conhecida como dor nas costas, é geralmente causada pela má postura e uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Outra maneira de implementar a ergonomia nas empresas é fazer intervalos regulares, revezar tarefas e adaptar o ambiente de trabalho conforme a atividade e carga horária do trabalhador.

Ao longo do tempo, a má postura e as lesões por esforços repetitivos afetam e comprometem a saúde do trabalhador. Muitas vezes, pode ocorrer uma deficiência motora e o funcionário fica impossibilitado de continuar desempenhando a mesma função.

Melhoria na produtividade

A aplicação da ergonomia nas empresas propicia um ambiente favorável para os colaboradores, diminui o estresse e o cansaço e evita lesões, o que contribui significativamente para reduzir gastos com afastamentos de funcionários. A utilização correta dos equipamentos também é importante e deve ser ressaltada.

Benefícios da ergonomia para os trabalhadores

  • Prevenção de doenças ocupacionais e melhoria na postura: detalhes como ajustar o monitor na altura certa, sentar corretamente na cadeira, posicionar os braços e alinhar as pernas, evitam o cansaço, as lesões e as dores, que podem ocorrer a curto ou longo prazo;
  • Redução do sedentarismo: a ginástica laboral melhora o condicionamento físico, pois incentiva o movimento e evita que a pessoa fique longos períodos na mesma posição.

Benefícios da ergonomia para as empresas

  • Menos afastamentos e faltas ao trabalho: a ergonomia reduz as faltas e a necessidade de afastamentos, já que promove a saúde e bem-estar dos funcionários durante o expediente;
  • Maior produtividade: um ambiente de trabalho adequado, com equipamentos ergonômicos e ginástica laboral, deixa os funcionários mais dispostos e motivados, o que aumenta a eficiência e, consequentemente, a produtividade.

O uso de mesas pantográficas, por exemplo, é uma excelente alternativa para evitar os esforços repetitivos. Continue a leitura e saiba por quê!

Vantagens do uso de mesas pantográficas

A mesa pantográfica torna as atividades em linhas de produção mais dinâmicas, evitando que os operadores tenham que executar esforços repetitivos. Como se sabe, o esforço recorrente da elevação de cargas pode resultar em graves danos físicos, como lesões de coluna e outros traumatismos.

As mesas pantográficas Metaro são projetadas para usos variados. Elas compensam a diferença de nível entre veículos, equipamentos e pavimentos, e podem ser instaladas com facilidade. A Metaro disponibiliza aos clientes um kit de instalação e manuais que explicam de forma detalhada como instalar e operar a mesa.

A estrutura de uma mesa pantográfica é constituída de motor hidráulico, bombas, válvulas direcionais, painel elétrico, compartimento para armazenar óleo e demais componentes.

Entre as vantagens do uso da mesa pantográfica, podemos citar:

  • Beneficia os operadores que não estarão sujeitos a esforços repetitivos e ajuda a garantir a integridade das cargas, eliminando riscos de queda; 
  • A utilização da mesa na linha de produção reduz a necessidade de mão de obra e, desta forma, os funcionários podem ser deslocados para realizar outras atividades, aumentando a agilidade e a qualidade da produção fabril;
  • Como o equipamento é fabricado com materiais de alta resistência, possui vida útil longa.

Este conteúdo foi útil para você? Confira outras publicações do nosso blog que podem ser do seu interesse!