Entre os principais problemas que atingem as empresas do setor de transportes são as más condições das estradas, o excesso de burocracia, os altos tributos e a falta de mão de obra qualificada. Para se manter competitiva frente aos concorrentes, é preciso que sua empresa esteja adaptada às exigências do mercado. Por isso, veja como superar os desafios da gestão logística!
Mesmo com os recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia, o segmento de transporte de cargas no Brasil continua enfrentando diversas dificuldades na área logística. Entre os principais problemas que atingem as empresas do setor atualmente estão as más condições das estradas, o excesso de burocracia, os altos tributos e a falta de mão de obra qualificada.
O fato é que esses obstáculos não afetam somente o transporte de cargas, mas toda a cadeia de suprimentos, incluindo os procedimentos internos de planejamento de estoque, circulação e distribuição dos produtos.
Sendo assim, para que uma empresa consiga otimizar os seus processos, com a redução de custos e, consequentemente, aumento dos ganhos, é preciso que ela conte com profissionais capacitados e comprometidos com os objetivos do negócio.
Continue a leitura e saiba quais são os 5 maiores desafios logísticos enfrentados hoje pelas empresas!
1- Melhorias nos processos operacionais
A busca pela eficiência operacional é um objetivo comum aos gestores, pois isso representa um diferencial decisivo para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado.
Embora seja uma meta comum a todas as organizações, fazer com que os recursos de uma empresa sejam usados de maneira lucrativa exige a colaboração de todos os seus setores e de todo o quadro de colaboradores, caso contrário, se torna praticamente impossível alcançar esse objetivo.
Ou seja, somente a partir de mudanças nos processos que se mostram ineficientes e com o envolvimento de todos será possível melhorar a produtividade de sua empresa.
2- Redução de custos exige planejamento
Diminuir custos é um desafio logístico que só será vencido com a implementação da eficiência operacional. Para isso, se faz necessário planejar etapas e fazer uso de ferramentas e estratégias inovadoras.
Atualmente, existe uma infinidade de recursos tecnológicos que podem ser grandes aliados para que uma empresa possa utilizar sua receita de maneira mais eficiente. A automação das etapas da cadeia logística tem um forte impacto sobre os processos, desde ações simples como a diminuição de papel usado para emitir documentos fiscais e administrativos, até a otimização de rotas, por exemplo, que ajuda a reduzir o consumo de combustível usado pela frota de veículos.
3- Excelência no atendimento ao cliente
Hoje, os clientes estão mais exigentes do que nunca, inclusive com relação aos prazos. Com o advento da internet, eles se tornaram mais imediatistas e não querem mais esperar tempo demais até receber uma encomenda. Para completar, as avaliações dos clientes têm impacto direto na competitividade e sobrevivência das empresas.
Por isso, atualmente há muitas empresas que disponibilizam ferramentas tecnológicas que permitem o monitoramento de uma encomenda. Apesar de ser um dos maiores desafios logísticos, a rapidez nas entregas é um diferencial competitivo importantíssimo em um mercado que se apresenta cada vez mais concorrido.
No entanto, mais do que entregar uma mercadoria no prazo e sem avarias, também se faz necessário dispensar um atendimento eficiente ao cliente, de modo que o relacionamento de confiança entre ele e sua empresa se estreite. Um bom exemplo de eficiência no atendimento é oferecer um bom serviço de pós-vendas.
4- Segurança no transporte de produtos
Assegurar a integridade dos produtos transportados e sua entrega dentro do prazo estipulado – que deve ser o menor possível – é essencial para o segmento de transportes.
Nesse ponto, é imprescindível que os motoristas sejam capacitados e tenham consciência sobre a necessidade de obedecer à legislação de trânsito. Também é importante que a empresa se certifique disso para evitar prejuízos econômicos, assegurando-se de que os motoristas estão respeitando a sinalização, o limite de velocidade e outras exigências previstas em lei.
Além do perigo que representa para o motorista, os acidentes também significam prejuízo: o roubo de carga, por exemplo, é muito comum quando ocorrem acidentes. Isso afeta toda a cadeia de suprimentos.
Porém, não basta que os condutores sejam responsáveis ao volante. É preciso que a empresa também cumpra o seu papel, garantindo as boas condições de trafegabilidade dos veículos.
Para evitar eventuais prejuízos, muitas empresas optam pela aquisição de apólices de seguro para a carga e para o veículo. Assim, em caso de sinistro o ressarcimento é garantido.
5- Sincronia na cadeia de suprimentos
A automação e o uso de ferramentas tecnológicas são fundamentais para integrar as informações da cadeia de suprimentos – indústria, distribuidor e varejo -, de modo que o processo seja mais sustentável, evitando excesso de estoque e eventuais desperdícios de produtos.
Ao sincronizar as necessidades de cada um desses elos, a empresa passa a produzir mais, reduzir custos e, consequentemente, aumentar os seus ganhos. Além dos impactos internos, essa integração também se reflete na qualidade do serviço prestado ao cliente.
Sendo assim, é fundamental que a empresa acompanhe constantemente as mudanças que ocorrem no setor logístico, pois se não se adequar às novas demandas dos consumidores, ela deixará de ser referência e perderá sua credibilidade frente à concorrência.
Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir por que prever demanda é essencial para a gestão logística.