homem realizando a carga e descarga com equipamento adequado para garantir a segurança na armazenagem

Segurança na armazenagem, conheça sua importância, principais problemas enfrentados e algumas dicas para evitá-los! Continue a leitura!

Garantir a segurança na armazenagem e manuseio de mercadorias é fundamental para obter resultados positivos nos negócios.

Dentro do setor industrial, esta ação se torna ainda mais importante, visto que muitas vezes cargas manuseadas podem representar um alto risco aos colaboradores, que lidam com produtos químicos, cortantes, dentre outros.

Contudo, nem sempre as empresas dão a devida importância a esta área, o que resulta em uma série de riscos e danos.

Assim, garantir a  segurança em armazéns logísticos, evita danos às mercadorias e também a saúde dos colaboradores, evitando uma série de contratempos para a empresa, assim como o surgimento de doenças ocupacionais.

Continue a leitura e saiba quais os maiores problemas enfrentados na armazenagem industrial, e confira também algumas dicas para evitar estas adversidades!

Importância da segurança na armazenagem

A segurança na armazenagem tem por finalidade garantir a segurança dos colaboradores e demais envolvidos durante a realização de suas atividades na armazenagens de produtos, em armazém e centros logísticos.

Desta forma, a adoção de algumas ações e práticas é fundamental para a prevenção de acidentes e a proteção à integridade física das pessoas envolvidas nos processos.

Contudo, além de evitar acidentes na execução das atividades, as boas práticas de segurança na armazenagem industrial, reduzem o surgimento de doenças ocupacionais. Inclusive, a segurança no trabalho é uma obrigatoriedade trazida pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

Segundo a mesma, as empresas são obrigadas a dispor de serviços de segurança e medicina do trabalho, bem como a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem por objetivo promover ações e estratégias de prevenção de acidentes de trabalho.

Além disso, é obrigação da empresa fornecer os equipamentos de proteção individual (EPI), adequados aos riscos ao qual os colaboradores estão expostos no desenvolvimento de suas atividades.

Principais problemas que podem ocorrer na armazenagem industrial

Dentre os diversos tipos de problemas que podem ocorrer, alguns costumam ser mais comuns. São eles:

Avaria de mercadorias

A avarias de mercadorias pode ser decorrente de vários fatores, como movimentação inadequada, falta de cuidados e equipamentos eficientes, dentre diversos outros.

Contudo, é um problema recorrente dentro dos centros de armazenagem, e que pode levar a diversos outros adversidades, como:

  • Prejuízos;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Acidentes.

Quedas

A queda de mercadoria também é um problema muito comum em centros logísticos e que podem impactar a segurança na armazenagem.

Durante o manuseio de mercadorias, os colaboradores lidam com mercadoria de diversos tipos, com características variadas. Mercadorias frágeis, como bebidas, e pesadas como os fardos de arroz, por exemplo, demandam cuidados específicos e diferenciados para que quedas não ocorram, provocando avarias.

Além disso, as quedas de mercadorias podem ocasionar acidentes de trabalho. Vidro e produtos químicos, são alguns dos materiais manuseados e que podem impactar a integridade física dos envolvidos.

Esforço físico excessivo

Dependendo do tipo de mercadorias armazenada e manuseadas, o esforço físico requisitado para a realização das atividades pode ser excessivo.

Desta forma, a segurança na armazenagem pode ser impactada, maximizando os riscos de acidentes, e principalmente de danos à saúde dos colaboradores, sendo causado na grande maioria das vezes pela falta de equipamentos adequados.

Falta de equipamentos adequados

A demanda de mercadorias que são manuseadas e transportadas dentro de um armazém costumam ser altas.

São mercadorias pesadas, materiais cortantes, como o vidro, e até mesmo produtos químicos, que podem gerar uma série de riscos  e impactar a segurança na armazenagem.

E a falta de equipamentos adequados, podem representar riscos à saúde dos envolvidos, devido ao esforço físico exagerado, podendo também ocasionar, avarias, danos às mercadorias.

Além disso, podem impactar na produtividade e na eficiência dos processos logísticos, já que se tornam mais lentos e difíceis de serem realizados.

Cuidados necessários para garantir a segurança na armazenagem

Cada centro logístico e empresas possuem processos diferentes, para atender às suas necessidades e demandas.

Porém, algumas dicas podem ser aplicadas aos mais variados modelos de negócio, a fim de garantir segurança na armazenagem industrial.

Disponha de um layout adequado

Um centro logístico comumente possui um fluxo de movimentação e trabalho intenso. Desta forma, o layout de armazém é inadequado, pode se tornar um obstáculo para os processos, elevando as chances de acidentes.

Um sistema de armazenagem adequado, torna os processos logísticos mais eficientes e produtivos, garantindo redução de danos e custos, além de assegurar maior segurança na armazenagem.

Capacite os colaboradores

Investir na qualificação da mão de obra, também é fundamental para redução de adversidades. Colaboradores treinados e instruídos se tornam mais conscientes, minimizando os riscos de acidentes.

Pois passam a conhecer melhor os processos que são executados, bem como os riscos, assim adotando medidas que visem maior segurança.

Mantenha o armazém limpo e organizado

Armazéns desorganizados podem apresentar diversos obstáculos, como queda de materiais e até mesmo acidentes com maquinários, que impactam contra elementos dispostos em áreas de passagem e manobra.

Assim, manter o ambiente organizado evita diversos tipos de acidentes, além de evitar avarias, danos aos materiais armazenados, redução da produtividade e prejuízos.

A limpeza também é essencial, pois a falta desta prática pode levar ao surgimento de pragas, bactérias e fungos, que além de ser prejudicial à saúde dos colaboradores que desenvolvem as atividades no local, podem gerar danos à saúde dos consumidores.

Invista em equipamentos para movimentação e ergonomia

Os equipamentos são essenciais para garantir a segurança na armazenagem. Eles tornam os processos eficientes e garantem a produtividade dentro dos centros de armazenamento.

Além disso, é fundamental prevenir diversos tipos de acidentes e assegurar a ergonomia dos trabalhadores.

A Mesa Elevatória Pantográfica e a Mesa Extra Baixa,  por exemplo, são equipamentos projetados para garantir a adequação ergonômica e compensar as diferenças de altura, evitando movimentos que prejudiquem a saúde dos colaboradores.

O uso de equipamentos específicos possibilitam um manuseio de cargas mais seguro, evitando o risco de quedas e acidentes de trabalho, bem como avarias, e consequentemente prejuízos para a empresa e a insatisfação dos clientes

Evitam também que os colaboradores realizem movimentos inadequados e esforço excessivo que possam levar a danos à saúde e doenças ocupacionais.

Ou seja, investir em equipamentos logísticos adequados, proporcionam benefícios em diversas áreas da empresa.

Realize inspeções periódicas

Para garantir a segurança na armazenagem é fundamental garantir que tanto os processos, quanto os equipamentos utilizados estejam funcionando corretamente e que as diretrizes de segurança sejam respeitadas.

Equipamentos com falhas podem ocasionar acidentes durante a sua operação, por exemplo, um cabo danificado pode levar a choques elétricos e riscos aos envolvidos. A falta de utilização de EPI durante a realização das tarefas, também pode representar um grande risco.

Assim, as inspeções periódicas possibilitam identificar falhas e pontos de melhorias, prevenindo acidentes.

Desta forma, realizar inspeções com frequência é fundamental para garantir que os equipamentos estejam funcionando corretamente e os colaboradores seguindo as diretrizes de segurança.

Ou seja, a adoção de práticas e equipamentos adequados, além de evitar uma variedade de riscos, gera impactos positivos para a empresa.

Desta forma, é essencial que a segurança na armazenagem receba a devida atenção, assim reduz as chances de danos à saúde dos colaboradores e dores de cabeça para a empresa.

Confira diversas outras dicas em nosso blog! E para solicitar um orçamento de equipamentos, entre em contato com nossa equipe!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento