O que é gestão de logística sustentável e como praticá-la

Atualmente, a logística sustentável é uma condição básica para que as empresas possam se manter competitivas no mercado. Leia o post e saiba mais!

Nos dias de hoje, a responsabilidade social e as práticas sustentáveis nos processos operacionais e de gestão podem ser determinantes para a sobrevivência de uma empresa no mercado.

Continue a leitura para entender melhor o que é logística sustentável, a importância que ela tem para o crescimento de um negócio e de que forma este método de gestão pode ser aplicado!

O que é logística sustentável?

No Brasil, as organizações empresariais começaram a se conscientizar sobre a necessidade de aliar crescimento econômico e social, considerando a preservação do meio ambiente, nos anos 1980.

A partir dessa reflexão surgiu o conceito de logística sustentável. Ela prevê o combate ao desperdício de recursos e a redução dos impactos ambientais provocados pelos resíduos gerados pelas atividades industriais.

Além disso, as práticas sustentáveis também envolvem mudanças na organização do trabalho, com uma maior valorização dos recursos humanos. 

O modo como as organizações se relacionam entre si também passou a ser mais valorizado. Atualmente, é possível possibilitar o desenvolvimento conjunto de soluções eficientes quanto ao descarte de detritos. Além disso, a emissão de poluentes, consumo de água e outras questões ligadas à sustentabilidade também se torna mais possível quando feita as em conjunto.

Para atingir esses objetivos, a logística sustentável segue alguns princípios ligados à preservação ambiental. Desta forma, as empresas ajudam a garantir a manutenção dos recursos naturais, a sobrevivência e a qualidade de vida das gerações futuras.

Quais são os princípios?

A base da logística sustentável é a convicção de que é possível aliar crescimento econômico com economia de recursos e redução de danos ao meio ambiente.

A partir disso, as empresas passaram a fazer pesquisas para determinar a reformulação de práticas. Portanto, elas visam evitar o desperdício de materiais e de energia, entre outras ações relevantes para a prática da sustentabilidade.

Ao analisar a rotina de trabalho de uma empresa, é possível estabelecer estratégias eficientes que terão impacto em todos os seus setores e também nos processos organizacionais.

Desta forma, a logística tem se tornado cada vez mais um diferencial competitivo para empresas dos mais variados segmentos.

Como fazer da logística sustentável um diferencial competitivo?

Uma logística eficaz é essencial para que uma empresa obtenha bons resultados. Isso inclui manter uma cadeia de distribuição com custos reduzidos e alto padrão de qualidade. Desta forma, os clientes ficam satisfeitos, e você mantém uma imagem positiva da organização.

Essas são ações que agregam valor à empresa, elevando o seu diferencial competitivo perante o mercado.

Por isso, compreender todos os processos e implantar uma gestão logística sustentável é determinante para que uma empresa se mantenha competitiva perante a concorrência.

Como colocar em prática os princípios?

Há diversas formas de aplicar a logística sustentável nas empresas, como por exemplo:

  • consumo consciente de água e energia elétrica;
  • coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento de materiais;
  • cumprimento das normas do sistema ISO;
  • utilizar veículos movidos a biocombustível;
  • adotar embalagens biodegradáveis;
  • análise do ciclo de vida útil dos produtos, para definir o seu impacto ambiental etc.

Além dessas boas práticas, a logística reversa – série de procedimentos e ações para recolher e dar destino adequado ao resíduos no pós-venda ou pós consumo -, que vem sendo adotada por uma grande parcela das empresas em todo o mundo, contribui de forma significativa para a sustentabilidade.

É importante destacar que a resolução de problemas ligados ao consumo ou uso de produtos e o atendimento eficaz às reclamações dos consumidores também são ações da logística reversa.

Qual a contribuição da logística reversa para a sustentabilidade?

A logística reversa contribui com a sustentabilidade ao controlar o fluxo de materiais dentro de uma empresa, desde a sua origem, passando pelo uso até o seu descarte pelos consumidores.

Em outras palavras, é possível que as organizações empresariais obtenham crescimento econômico sem prejudicar o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.

Assim, ao implementar processos de gestão e operação em conformidade com os princípios da logística sustentável, as empresas asseguram sua sobrevivência e desenvolvimento no mercado, aumentando sua competitividade e agregando valor econômico ao negócio.

Você gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e aproveite para conferir outros artigos sobre logística no nosso blog.