Logística colaborativa: entenda o que é e como funciona!

A logística colaborativa traz benefícios e vantagens para as empresas envolvidas, além de reduzir custos nos processos logísticos. Saiba mais!

A logística colaborativa, como o próprio nome sugere, trata-se de uma colaboração entre um grupo de pessoas e parceiros de negócios, distribuidores, fornecedores, prestadores de serviços entre outros.

O objetivo desta colaboração é aprimorar alguns processos e gerar economia nos negócios. Isso se faz possível porque, ao adotar este sistema, as empresas passam a atuar em grupo em determinados momentos, onde todos os integrantes se unem para trocar dicas práticas e informações estratégicas que beneficiem os negócios de alguma forma.

Em busca de otimizar seus processos e diminuir os custos do seu negócio? Neste conteúdo vamos falar sobre a importância e as vantagens da adoção deste método de logística! Confira!

Qual a importância da logística colaborativa?

Se destacar entre milhares de empresas é o objetivo de todo negócio. Além disso, também é importante fidelizar os clientes e manter os custos dos processos logísticos reduzidos. 

Contudo, em um mercado com consumidores cada dia mais exigentes é necessário buscar meios de tornar os processos mais simples e eficientes.

A logística colaborativa traz inovações e oportunidades para que as empresas melhorem seus negócios e processos, permitindo entregar produtos e serviços de maior qualidade aos seus clientes.

Além disso, a otimização dos processos logísticos permite contribuir com a redução da degradação e poluição ambientais, decorrentes de alguns processos.

Um exemplo disto é a diminuição dos números de viagens, que reduz a poluição por conta da emissão de gases na atmosfera.

Quais as principais características deste modelo de logística?

A principal característica, definida no próprio nome, é a colaboração e a interação entre as empresas. Esta interação é uma estratégia que promove a comunicação entre ambas as partes a fim de que compartilhem as suas melhores ideias e práticas.

Um exemplo de colaboração que podemos citar é o utilizado em processos de transporte. Em uma única viagem um caminhão pode se deslocar abastecido de mercadorias de um negócio e ao retornar transportar produtos para outra empresa, otimizando assim o processo de transporte.

Deste modo a colaboração entre ambos otimiza e gera melhorias para os processos, reduzindo os custos e gerando economia para os envolvidos.

Entre as vantagens de aderir ao processo de logística colaborativa estão:

  • acréscimo do poder de compra e venda;
  • assistência e atendimento das demandas;
  • economia através do compartilhamento de veículos;
  • centros de distribuição compartilhados;
  • compartilhamento de estratégias de operação.

Ter empresas do mesmo setor como aliadas pode ser uma ótima estratégia para melhorar seu negócio e reduzir os custos logísticos.

Quais as vantagens de utilizar a logística colaborativa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios que a logística colaborativa pode trazer para a sua empresa, listamos algumas das vantagens que esta estratégia pode proporcionar ao seu negócio.

Redução dos custos de armazenagem com a logística colaborativa

A redução dos custos de armazenagem é um dos principais objetivos na logística colaborativa. De modo simples, quando uma empresa possui espaço disponível em seu armazém, cede a outra empresa que precise de espaço para estocar seus produtos. 

O acordo desta parceria varia conforme as necessidades de cada um das empresas, podendo ser em forma de aluguel ou até mesmo troca de serviços.

Deste modo as duas empresas  se beneficiam.

Fortalecimento da cadeia logística

Com a logística colaborativa os processos logísticos tornam-se mais eficientes.

É possível otimizar, adequar e até mesmo reduzir parte dos processos com a colaboração de outras empresas, contribuindo para a eficiência e fortalecimento da cadeia logística.

Redução de custos com transporte

Ter uma frota própria de veículos gera um alto custo dentro de uma empresa.

Neste sentido, optar pela logística colaborativa é uma ótima opção para reduzir os gastos com este tipo de serviço.

Podemos usar como exemplo de compartilhamento de transporte o caminhão. Ao realizar uma viagem, é possível carregar mercadorias de mais de uma empresa, de acordo com o espaço disponível.

Assim, o custo do transporte das mercadorias é reduzido. Também é possível compartilhar a viagem quando o caminhão leva mercadoria de uma empresa, e retorna carregado com mercadoria de outra. Desta forma, em ambas as viagens o veículo transportará mercadorias, reduzindo os custos com transportes para as empresas. 

Aumento da competitividade com a logística colaborativa

A redução de custos e a melhoria de processos alcançados com a logística colaborativa torna as empresas mais competitivas. Isso porque, com a diminuição de custos e do tempo de entrega, por exemplo, é possível oferecer um atendimento e condições de compra ainda melhores aos clientes. 

Cadeia logística mais sustentável

Além de melhorar os processos, a logística colaborativa pode contribuir para uma cadeia logística mais sustentável e limpa.

Isto ocorre, por exemplo, por meio de reutilização de materiais e compartilhamento de veículos de transporte, o que reduz o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.

Como a logística colaborativa pode ser aplicada na sua empresa?

O primeiro passo para implementar este sistema é buscar empresas com o mesmo ramo de atividade e com objetivo semelhantes aos seus. Encontrar uma empresa que tenha modelos de negócios parecidos com o seu torna esta colaboração mais simples.

Contudo vale ressaltar que neste método a meta principal é a colaboração mútua entre as empresas. Somente desta forma haverá benefícios para ambas as partes, permitindo que cresçam e melhorem seus processos.

A partir daí, é possível começar a colocar em prática as ações citadas, Importante ressaltar que todas as dicas mencionadas podem ser adaptadas considerando a realidade e a necessidade das empresas envolvidas.

Com o método de logística colaborativa todos os envolvidos se beneficiam de alguma forma, tornando seus negócios mais eficientes e lucrativos!

No nosso blog você tem acesso a muitas dicas e conteúdos relacionados a logística. Continue acompanhando!

Se você deseja melhorar ou otimizar seus processos, conheça nossas soluções.

banner com orientação para conhecer os produtos Metaro