Picking: saiba como aplicar esse processo na sua empresa

O picking é um sistema que veio para auxiliar na logística dentro dos centros de armazenagem, reestruturando os métodos antes utilizados. Saiba mais!

A logística dentro das empresas é um dos pontos que influenciam negativamente ou positivamente na sua posição no mercado e também na competitividade e fidelização de clientes.

Isto porque processos lentos e falhos interferem na fidelização de clientes, uma vez que seus pedidos podem demorar para serem entregues.

Por conta da importância desta área, buscou-se métodos e estratégias que auxiliassem nestes processos de armazenação e separação de pedidos. Atendendo assim às necessidades dos clientes e reduzindo os custos com processos desnecessários.

O picking surgiu para auxiliar em processos logísticos dentro dos centros de armazenagem e separação de pedidos. Mas o que é picking, e como cada tipo funciona? Continue a leitura e saiba mais!

O que é picking?

O picking (colheita, em tradução literal) ou order picking (separação de pedidos) como também é conhecido, consiste basicamente na separação de produtos pertencentes aos pedidos de um cliente.

Os produtos são separados e então enviados para a área de expedição, conferidos e então despachados para o transporte e entrega ao cliente.

Este processo ajuda a fidelizar o cliente, porque torna todo o processo mais ágil, fazendo com que o pedido chegue mais rapidamente ao seu destinatário.

Pode ser realizado das mais diversas formas, sendo a manual a mais simples ou através de um sistema automatizado, que proporciona aumentar as demandas.

Cada modelo é ideal para aplicações distintas.

Tipos de picking

Alguns tipos de picking foram criados com o objetivo de melhorar a produtividade, minimizando o tempo gasto com processos desnecessários.

Picking por onda

No picking por onda, cada colaborador é responsável pela coleta de um tipo de produto. Além disso, este procedimento é realizado a partir de agendamento.

Deste modo é realizado de acordo com as necessidades de entrega, e com o prazo de entrega ao consumidor final. A vantagem deste sistema é que ele pode ser associado paralelamente a outro.

Picking por zona

Neste modelo de picking, o armazém é dividido em áreas específicas. Cada operador é designado dentro de uma zona ou seção e fica responsável por recolher os produtos daquela área.

Deste modo, assim que o pedido estiver completo ele é despachado e segue para o próximo setor.

A vantagem neste método é que a área de atuação do operador é reduzida, deste modo ele acaba conhecendo o local de armazenagem de cada item, reduzindo o tempo de deslocamento e mapeamento.

O picking por zona é muito utilizado em grandes centros de distribuição ou em grandes depósitos, para agilizar os processos.

Picking por lote

Neste modelo, cada operador é encarregado de coletar as mercadorias de um determinado grupo de pedidos de forma simultânea.

O operador separa as mercadorias quando há um acúmulo no volume das encomendas. Deste modo ele só se desloca ao local de armazenagem para coletar grandes quantidades de mercadorias.

Picking discreto

Neste modelo de picking, cada trabalhador torna-se responsável pela coleta de um determinado pedido.

Isto significa que todos os produtos contidos naquele pedido serão coletados pelo mesmo colaborador, reduzindo chances de erros, porém aumentando o tempo de coleta do pedido.

Dicas para melhorar o picking

Com o crescimento das indústrias e as grandes demandas, as empresas buscam aperfeiçoar e melhorar os seus processos de logística, sobretudo na separação de seus pedidos.

Se você busca implementar ou melhorar o processo de picking na sua empresa, confira nossas dicas.

Organize-se

Os produtos armazenados devem estar organizados e separados de acordo com sua característica sempre que possível.

Além disso, manter o ambiente limpo e sinalizado facilita a separação dos produtos.

A disposição dos produtos deve ser objetiva e clara, de forma que todos os envolvidos encontrem facilmente os itens.

Controle a entrada de produtos no estoque

Toda entrada de produtos deve ser conferida, para evitar que haja furos no estoque. Outro ponto importante é sempre ficar atento ao dar entrada dos produtos em estoque, para que não ocorram confusões e um produto seja colocado no cadastro de outro.

Também é preciso armazená-los em locais corretos e organizar os documentos necessários para que ele seja mapeado facilmente.

Manter em evidência produtos de maior giro

Produtos que tenham um maior giro dentro do estoque, preferencialmente devem estar dispostos em locais estratégicos, a fim de facilitar a visualização e o acesso.

Invista em sistema de controle

Ter um sistema de controle de entrada e saída de produtos é fundamental para ter um bom funcionamento do picking. Estes sistemas diminuem os riscos de erros, possibilitando ter acesso a relatórios e visualizar falhas operacionais e entrada e saída de produtos.

Monitore a operação

Acompanhar o desenvolvimento dos processos é um diferencial. Assim, é possível entender o que está ou não dando certo no processo e quais os pontos que precisam ser melhorados.

Vantagens de adotar o método picking

O  picking, como já dito, otimiza os processos de separação de pedidos dentro de uma empresa. Além disso as principais vantagens do uso do picking são:

  • fidelização de clientes;
  • redução do tempo gasto com separação de pedidos;
  • melhor aproveitamento dos recursos da empresa;
  • redução de custos operacionais
  • agilidade na entrega dos pedidos dos clientes.

Processos bem planejados e estruturados otimizam e diminuem o tempo necessário para as operações.

Isto favorece o aumento da produtividade e com isso a diminuição dos custos de armazenagem.

Além disso, reduz o tempo de entrega dos pedidos, satisfazendo e fidelizando os clientes! 

No nosso blog temos muitos conteúdos sobre logística, continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

banner com orientação para conhecer os produtos Metaro