A importância da Análise Ergonômica do Trabalho na indústria

A Análise Ergonômica do Trabalho é essencial para garantir a saúde e a segurança dos funcionários, para reduzir custos e aumentar a produtividade. Saiba mais!

Investir na saúde e segurança dos trabalhadores é fundamental para qualquer empresa, pois, além de preservar o bem estar dos empregados, essas são questões que estão diretamente ligadas à redução de custos e ao aumento da produtividade.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Acompanhe!

O que é a Análise Ergonômica do Trabalho?

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um conjunto de técnicas que visam identificar problemas na relação do homem com seu instrumento de trabalho, executando as adaptações necessárias para que essa relação seja a mais saudável possível para o trabalhador.

A ergonomia no trabalho é orientada pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17) e inclui uma série de disciplinas que estudam a forma como o ambiente de trabalho é organizado e de que forma ocorrem as interações entre o funcionário e as máquinas ou equipamentos.

A AET é uma dessas disciplinas e consiste, essencialmente, em analisar de modo detalhado o ambiente laboral e os instrumentos de trabalho com os quais os funcionários realizam as suas atividades.

Através desta avaliação, que deve necessariamente ser realizada em campo, é possível indicar medidas preventivas e ações para corrigir situações que oferecem riscos à segurança e à saúde no trabalho.

O que deve constar numa AET?

Ao realizar uma análise ergonômica de trabalho devem ser observados os seguintes pontos:

  • aspectos relacionados ao transporte, carga e descarga de materiais;
  • detalhes sobre o mobiliário, equipamentos e máquinas utilizados pelos trabalhadores;
  • análise ergonômica do posto de trabalho;
  • modo como o trabalho é organizado;
  • estudo detalhado, com avaliação dos processos usados no desenvolvimento das atividades;
  • implantação de técnicas de controle e posterior avaliação de sua eficácia;
  • sugestões de treinamentos.

 Além desses dados, também deve constar na AET

  •       um estudo detalhado, com análise dos processos utilizados na execução das atividades;
  •       a avaliação do mobiliário e equipamentos utilizados pelos colaboradores;
  •       aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho;
  •       implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia após implantadas;
  •       sugestões de treinamento para melhoria.

Quem pode realizar a Análise Ergonômica do Trabalho na indústria?

A NR 17 não determina quem deve elaborar e assinar a AET. No entanto, como essa análise tem impactos diretos na saúde e na qualidade de vida dos funcionários, é preciso que o documento seja elaborado e assinado por profissionais capacitados da área da saúde.

Entre os profissionais qualificados para fazer a Análise Ergonômica do Trabalho e assinar laudos ergonômicos estão fisioterapeutas, médicos, educadores físicos e engenheiros de segurança do trabalho. Porém, é fundamental que eles sejam habilitados em ergonomia.

Quais são os benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho para a indústria?

Já sabemos que a ergonomia é essencial para garantir boas condições de trabalho para os colaboradores, evitando que os funcionários sofram acidentes no ambiente laboral ou que desenvolvam doenças, conhecidas como DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Com a AET é possível ter uma ampla visão sobre as atividades executadas na sua empresa e indicar soluções específicas para cada problema observado, melhorando as condições de trabalho dos funcionários.

As melhorias no ambiente laboral contribuem, entre outras coisas, para o aumento da satisfação dos funcionários, reduzindo as faltas ao trabalho e a rotatividade de mão de obra.

Veja uma lista de vantagens que a AET pode proporcionar à sua empresa:

  •     permanência mais longa dos funcionários em suas atividades;
  •     redução do índice de turnover (rotatividade de pessoal);
  •     maior satisfação interna e funcionários mais motivados;
  •     melhoria dos padrões de qualidade e de segurança ocupacional;
  •     redução ou eliminação completa de custos com penalidades, multas e sanções resultantes de ações na justiça, movidas por trabalhadores que desenvolveram problemas de saúde devido às suas atividades laborais;
  •     funcionários mais comprometidos com a empresa;
  •     qualidade de vida na execução das atividades laborais;
  •     aumento da produtividade, entre outros benefícios.

Está muito claro que a Análise Ergonômica do Trabalho é um procedimento indispensável para a própria organização do trabalho e para evitar que os funcionários sejam expostos a riscos ergonômicos.

Agora que você está mais informado a respeito da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), já sabe o quanto é importante estar atento a essas questões. Então, que tal aproveitar que está aqui para conhecer as soluções ergonômicas desenvolvidas pela Metaro? Nossa equipe está pronta para atender você!

Os equipamentos ergonômicos Metaro são projetados para melhorar as condições do ambiente laboral, ajudando a proporcionar mais segurança e bem estar aos funcionários.

Além de eliminar riscos e melhorar a produtividade, os equipamentos e acessórios fabricados pela Metaro são fáceis de instalar e oferecem o melhor custo-benefício do mercado.