Aumento de gastos na transportadora: fique de olho em 4 pontos

O aumento de gastos na transportadora é uma situação muito comum, hoje em dia, afinal, há muitos custos rotineiros de logística e também aqueles que surgem por conta de alguma emergência ou falta de planejamento.

Diante disso, é muito comum as empresas enfrentarem dificuldade financeira por conta dos aumentos de gastos. Para minimizar problemas financeiros, é importante identificar as situações que aumentam os gastos na sua transportadora.

Confira quais são as situações que você deve ficar de olho!

4 situações para ficar de olho nos gastos da sua transportadora

A logística de transporte é sempre uma área que demanda muitos gastos e investimentos, desde mão de obra, manutenção, tecnologia, segurança e por aí vai.

Mas para evitar o aumento de gastos na sua transportada, além daqueles que você já tem no dia a dia da sua empresa, elencamos 4 situações para ficar de olho, confira!

1 – Falta de manutenção preventiva em veículos

Como é a rotina de manutenção preventiva dos veículos da sua empresa? Se você não tem um cronograma de serviços preventivos, é bom começar agora, pois, a falta de manutenção pode gerar muita dor de cabeça.

Isso porque, a vida útil de equipamentos tem um período determinado. Depois disso, eles correm o risco de quebrar a qualquer momento. Nas estradas, isso pode gerar um problema ainda maior!

Além disso, há muitos perigos silenciosos, ou seja, peças que apresentam defeitos que você não vai perceber.  Ou seja, ao longo do tempo, eles vão prejudicar o funcionamento, apresentando problema ou hora ou outra.

Entre as peças que precisam de manutenção periódicas estão os amortecedores, freios, velas de ignição, bateria, pneus, componentes elétricos, luzes e por aí vai. Então, fique de olho e mantenha uma rotina de manutenção preventiva. 

2 – Má gestão de estoque

Outro fator que pode gerar aumento de gastos na transportadora é a falta ou a má gestão de estoque.

Lembre-se que ele é base para uma boa operação logística, afinal, é preciso ter sempre componentes em estoque para utilizá-lo em caso de necessidade, como quebra de um equipamento, por exemplo.

Lembre-se que há peças que precisam ser encomendadas junto ao fabricante. Sendo assim, a falta dela no estoque pode prejudicar a sua operação ou mesmo o uso de um veículo.

Por isso, o ideal é realizar uma boa rotina de gestão de estoque, fazendo um controle efetivo de entrada e saída de materiais, equipamentos e componentes. 

Além disso, é importante ter uma previsibilidade de compra dos materiais  mais usados, pois, assim, dificilmente, faltará algum equipamento ou material necessário.

Entre os equipamentos mais importantes em uma empresa de logística, os maquinários de movimentação de cargas são tão essenciais quanto os veículos usados no transporte.

Então, invista em equipamentos, como niveladora de doca embutida, abrigo de doca, almofadão de encosto, rampa rebocável, porta seccional e mesa elevatória pantográfica, podem facilitar a sua operação logística.

3 – Falta de planejamento de rotas de uma transportadora

Fazer o planejamento de rotas é uma tarefa trabalhosa e que exige muito cuidado e atenção. Contudo, mesmo sendo uma etapa complexa da logística, ela é essencial para evitar o aumento de gastos na transportada.

Como há muitas entregas e coletas para realizar diariamente, é preciso levar em consideração uma série de aspectos para que esse processo ocorra sem imprevistos.

A falta de um planejamento de rotas pode gerar custos diversos, como necessidade maior de combustível, rotas mais longas que exigem pagamentos de hora extra ou valores adicionais para o custeio do motorista.

Além disso, a falta de planejamento também pode gerar atrasos na entrega, fazendo com que o cliente recuse o recebimento, pedindo o estorno do dinheiro, o que pode gerar prejuízos financeiros para a transportadora.

Por isso, é importante ter uma boa gestão de rotas, analisando diversos fatores, como cálculos de custos, capacidades de veículo, janela de atendimento, jornadas de trabalho, tamanho da frota disponível para determinado período, tempo de parada, permissão para viagem.

Além disso, analise também as rotas mais seguras em termos de violência nas estradas, condições das vias, quilometragem, etc.

4 – Atrasos na entrega

Os atrasos na entrega também são fatores relevantes para acarretar um aumento de gastos na transportadora, já que eles podem acarretar nos mais diversos problemas, que vão desde prejuízos financeiros até danos à imagem da empresa.

Sem contar que atrasos na entrega podem deixar os clientes insatisfeitos, que param de fazer negócio com as empresas envolvidas, o que afeta também as transportadoras, acarretando em perda de contratos ou mesmo em processos judiciais.

Sem contar que o alto volume de acúmulo de cargas atrasadas na sua empresa, certamente, haverá uma sobrecarga na logística, afetando diretamente a eficiência do seu transporte, levando a atrasos ainda significativos. Ou seja, vira uma bola de neve!

Sendo assim, é importante que sua empresa fique sempre de olho nos prazos de entrega e adote estratégias eficientes para evitar atrasos e garantir a satisfação dos clientes.

Nesse sentido, leve sempre em consideração como é a produção da sua empresa de logística, como são os processos de entrega, os pontos de falhas e ações de sucesso para que possa otimizar toda a cadeia de transporte.

Antes de terminar os prazos de entrega, analise também o período de separação, embalagem, despacho e emissão da documentação para que o produto seja entregue dentro do período estabelecido.

Ao levar todos esses pontos em consideração, fica mais fácil prever situações e problemas que podem acarretar em atraso nas entregas, gerando o aumento de gastos na transportadora.

Conclusão

Agora que você conhece os  fatores que geram o aumento de gastos na transportada, siga as dicas que trouxemos ao longo do artigo e evite custos desnecessários nos processos logísticos da sua empresa.

Entre em contato com nosso time de consultores técnicos e conheça as soluções para movimentação de carga que podem auxiliar no seu processo. Contamos com variados modelos de plataformas veiculares, niveladoras de doca, rampas e acessórios para garantir a eficiência e segurança da sua operação.

Gostou das dicas?

Continue acompanhando nosso blog, pois aqui você encontra os mais diversos conteúdos sobre logística e processos de transporte de cargas, ficando por dentro de assuntos interessantes e novidades do mercado.