First mile: o que é e sua importância na logística

Você sabe o que é first mile? Saiba que ela é a primeira e mais importante etapa em um processo operacional de logística, já que ela determina o início do transporte de um item do fabricante até o centro de coleta.

Conhecer essa etapa e qual a sua importância é essencial para que todo esse processo que ocorre dentro da cadeia de suprimento de uma empresa seja integrado de maneira otimizada.

Para algumas empresas, o first mile é o ponto de partida para o sucesso na entrega e na satisfação do cliente. Vem com a gente e entenda tudo sobre essa etapa tão importante na logística!

O que é o First Mile e por que é importante na logística?

Como mencionamos no início deste artigo, o first mile é o início de uma das etapas mais essenciais na logística das empresas, ou seja, o começo do processo de transporte de produto, desde a sua origem até o centro de distribuição onde ocorrerá a coleta do item.

Por ser considerado o primeiro passo para um longo caminho até a coleta, o planejamento é essencial para garantir a eficiência na operação logística.

Contudo, ele começa antes do processo de logística, a partir do momento em que o pedido é feito, rotulado e, depois, transportado.

Inclusive, o first mile é tão importante nesse processo, pois o transporte pode ocorrer para outro país ou continente, não somente em território nacional.

Por isso, essa etapa precisa ser bem executada para possibilitar que a gestão de pedidos e frotas ocorra de maneira eficiente e integrada com todos os setores envolvidos no processo, como picking, embalagem, rotulagem e carregamento.

Sem contar que essa etapa precisa assegurar ainda a integralidade e qualidade dos itens transportados até o ponto de coleta.

Qual a importância do First Mile para a eficiência da cadeia de suprimentos?

O first mile é importante para toda a cadeia de suprimento, visto que ele pode ser determinante para o sucesso ou não da entrega, já que ele definirá rotas, cuidados no transporte e como os produtos devem ser entregues.

Ou seja, essa etapa garantirá a eficiência da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Como o First Mile pode impactar a experiência do cliente final?

No mesmo sentido, o first mile também determinará de que forma o cliente final receberá o produto adquirido. Um erro na definição de data de entrega ou na forma como o produto será transportado pode impactar na experiência do cliente.

Por exemplo: se o produto chegar ao destinatário com avaria ou fora do prazo, certamente, a experiência do cliente será ruim, acarretando em uma série de transtornos para o consumidor e para a empresa, que pode, inclusive, ter prejuízos financeiros com troca ou devolução do produto, por exemplo.

Sem contar que o relacionamento entre a marca e o cliente pode ficar estremecida, fazendo com que o consumidor não volte a fazer negócio com a sua empresa.

Quais os desafios do First Mile na logística e como superá-los?

Um dos grandes desafios do first mile é atender de maneira satisfatória a alta demanda de serviços, principalmente, do comércio eletrônico. Esse volume expressivo de serviços logísticos gera uma pressão por transporte eficiente, profissionais capacitados, atendimento ágil e segurança.

Outro ponto que merece atenção é que nem sempre as rodovias espalhadas pelo Brasil possuem uma boa estrutura. É fácil se deparar com estradas em más condições, colocando em risco a vida dos trabalhadores, além de gerar atraso nas entregas, pois, muitas vezes, é necessário trafegar com velocidade reduzida.

A segurança ao realizar o transporte também torna-se um desafio para o first mile. Nesse sentido, as empresas precisam investir em veículos adequados, além de garantir recursos de proteção aos trabalhadores, que ficam sujeitos às mais diversas condições climáticas.

Sem contar que é necessário ainda investir ainda em seguros contra roubos ou danos na carga durante o percurso, já que esses tipos de ações na estrada são comuns.

Além da segurança, a tecnologia também deve fazer parte do investimento de uma empresa para otimizar processos, rastrear e monitorar os produtos, além de analisar todas as etapas logísticas.

Tudo isso gera um custo adicional para as empresas que nem sempre conseguem investir nesses recursos.

Quais os métodos para otimizar o First Mile na logística?

O first mile é um dos pontos mais importantes para uma logística eficiente, sendo assim, é preciso que essa etapa seja feita de maneira adequada e com todos os cuidados para evitar erros ou falhas na operação.

Uma das formas de otimizar o first mile é criar uma cultura de dados completa e eficaz, para que todas as informações das cargas possam ser acessadas e monitoradas de maneira constante e integrada.

É preciso investir ainda em uma capacidade de armazenamento satisfatória para que os itens possam ser dispostos e movimentados de maneira segura.

Outro ponto é apostar em tecnologia para otimizar os processos, integrar dados e acompanhar todas as etapas logísticas.

A automação de processos também é essencial para otimizar o first mile, pois, dessa forma, você consegue ter uma classificação e separação dos produtos de maneira eficiente, reduzindo erros em todas as pontas desse processo.

Nesse sentido, é sempre importante contar com sistemas integrados para que o fluxo ocorra de forma fluida e sem erros.

Tecnologias que podem ajudar a melhorar o First Mile na logística

Para melhorar o first mile na gestão logística da sua empresa, é importante contar com softwares de gestão que unifiquem todas as etapas, desde o pedido, separação, identificação, embalagem e envio do produto.

Além disso, invista também em equipamentos logísticos que façam a movimentação dos itens dentro do armazém, já que eles auxiliam na otimização do processo de carga, garantindo agilidade e segurança para os operadores e para os materiais movimentados.

Sem contar que máquinas para movimentação de cargas, como niveladora de doca embutida, abrigo de doca, almofadão de encosto, rampa rebocável, porta seccional e mesa elevatória pantográfica, podem facilitar a sua operação logística

Conclusão

Gostou de conhecer um pouco mais sobre first mile? Saiba que aqui no nosso blog, você encontra os mais diversos conteúdos sobre logística e processos de transporte de cargas.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de assuntos interessantes e novidades do mercado.