Carga e descarga: como prestar um serviço eficiente e lucrar

O processo logístico é essencial para a cadeia produtiva. Leia o post a seguir e confira dicas de como realizar o serviço de carga e descarga com mais eficiência!


A carga e descarga de insumos e mercadorias é um dos processos mais rotineiros da cadeia produtiva. Porém, para que o serviço de carga e descarga seja eficiente, há uma série de procedimentos que precisam ser adotados. Continue a leitura e saiba quais são eles!

Tenha uma equipe capacitada

Você deve ter em mente que os caminhoneiros são grandes parceiros e atuam como peças-chave no processo logístico e, sendo assim, é necessário que haja um bom relacionamento entre ele e sua empresa. Para tanto, conte com uma equipe bem treinada para lidar com este profissionais.

É preciso estar atento aos seguintes pontos:

1- Verificar de que modo estão sendo realizadas a carga e descarga dos produtos, pois qualquer tipo de dano ou avaria nos materiais transportados é sinônimo de custos extras, o que diminui sua margem de lucro e pode, até mesmo, prejudicar o nome de sua empresa no mercado;

2 – Procure saber se o lugar onde o caminhoneiro ficará hospedado durante uma entrega apresenta boas condições. Não estamos falando que o profissional precisa ficar em um hotel 5 estrelas, mas é preciso que haja um mínimo de conforto, caso contrário, você corre o risco de perder o seu parceiro de entregas;

3 – Uma boa ideia é oferecer um local tranquilo, que não atrapalhe o trânsito e seja livre da possibilidade de multas, para que o caminhoneiro possa estacionar o veículo, enquanto aguarda para fazer a carga e descarga.

É preciso lembrar que o caminhoneiro é um prestador de serviço bastante requisitado. Oferecer alguns diferenciais de mercado é um ótimo recurso para solidificar a parceria entre este profissional e sua empresa.

Organizar as docas é um fator determinante

A carga e descarga é uma atividade que possui uma certa sazonalidade e ocorre em um volume bem maior no início e no fim de cada mês. Logicamente, isso causa um impacto na movimentação de suas docas, que são equipamentos indispensáveis para otimizar o transporte de cargas de sua empresa.

A falta de organização nesse processo pode ser um grande complicador, causando filas, congestionamentos, atrasos (que geram multas) e um descontentamento geral entre os colaboradores e caminhoneiros envolvidos no trabalho.

A solução para isso é otimizar o processo, fazendo uso de sistemas automáticos de organização e agendamento. Desse modo, é possível manter sob controle o número de caminhões que chegam e saem, assim como o tempo que cada um deles necessita para realizar o serviço de carga e descarga.

A otimização desse serviço também contribui para prevenir possíveis riscos, uma vez que todos os envolvidos no processo terão conhecimento a respeito das obrigações operacionais.

Evidentemente, nem todos os fatores podem ser controlados, como, por exemplo, a ocorrência de temporais. Porém, com um processo organizado é possível amenizar os efeitos negativos dessas situações que fogem ao controle.

Faça uso da tecnologia

Nos dias atuais, independente da área de atuação de uma empresa, é preciso contar com ferramentas tecnológicas. Quem não fizer isso, fatalmente perderá a competitividade no mercado.

Hoje, existem softwares para os mais diversos fins. No caso da carga e descarga, a tecnologia pode ajudar da forma que citamos acima. Contar com um painel digital para controlar entradas e saídas, além de outros processos, é a melhor maneira de otimizar os serviços.

A maneira como os processos de sua empresa são geridos é de fundamental importância e faz toda a diferença para a redução dos custos e para alcançar resultados positivos. Quanto mais organizadas forem as etapas de um processo, melhor será o desempenho das atividades e o seu relacionamento com a equipe, os fornecedores e os clientes.

Se você está em busca de melhorias para os seus processos logísticos, não deixe de conhecer a doca móvel e outras soluções desenvolvidas pela Metaro!