Case Colormaq: soluções Metaro para a movimentação de cargas

A Solução da Metaro reduziu em 15% o tempo gasto com movimentação de carga, com a instalação de 7 Niveladoras de Doca Avançada, nas 26 docas da Colormaq!

Ambientes mal planejados e sem equipamentos adequados impactam na produtividade e aumentam o tempo gasto com a realização dos diversos processos logísticos.

A empresa Colormaq em busca de melhorar os processos, sua produtividade, proporcionar melhor qualidade de trabalho aos seus colaboradores e assim aumentar o seus lucros, investiu nas soluções da Metaro.

O motivo é simples: locais que não estão corretamente preparados para o processo de carga e descarga tornam as atividades muito mais difíceis de serem executadas, trazendo riscos aos colaboradores e redução da produtividade, consequentemente gerando gastos extras a empresa.

Desta forma, a utilização de equipamentos adequados torna-se essencial para garantir segurança e eficiência nos processos.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre esta parceria de sucesso!

A empresa Colormaq

Fundada por Carlos Pereira da Silva, a Colormaq possui mais de 40 anos de atuação.

Carlos Inseriu-se no ramo ao abrir o seu próprio negócio de utensílios de cozinha. Sua perspicácia e inquietude o fizeram sair em busca de seus clientes através das vendas “porta a porta”, expandindo os seus negócios.

Com estilo empreendedor e em busca de constantes conhecimentos e aperfeiçoamentos, sua empresa cresceu e em 1976 deu início a era Colormaq, que prospera até os dias de hoje.

A empresa atua principalmente na linha de lavadora de roupas, tanquinhos, bebedouros, purificadores de água e também armários de aço para cozinha.

A busca por otimização dos processos

Melhorar a logística dos processos é uma das principais metas dentro de uma empresa, quando falamos em otimizar a produtividade e a movimentação de cargas.

Vivemos constantes mudanças no setor da inovação e da tecnologia, o que consequentemente impacta o setor de logística. Novas tecnologias, desta forma, são inseridas em meio aos processos, possibilitando o aperfeiçoamento de procedimentos.

As empresas por meio de novos equipamentos e ferramentas podem otimizar o tempo de suas atividades, proporcionar um fluxo melhor dos processos, movimentação mais eficientes de mercadorias, o que impacta diretamente na produtividade e nos lucros gerados a empresa.

E foi em busca deste aperfeiçoamento que a empresa Colormaq buscou soluções para otimizar os seus processos, tendo em vista principalmente a redução do tempo gasto com a etapa de carga e descarga.

A Colormaq possui uma área construída de 100 mil metros quadrados e em média 1.500 colaboradores, ou seja, melhorar os processos em que todos estes colaboradores estão envolvidos, melhora significativamente a produtividade e a segurança dos mesmos, principalmente aos que atuam na movimentação de cargas.

Objetivos da Colormaq

A Colormaq, em meio à constante busca por evolução de seus processos e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, procurou por equipamentos que proporcionem:

  • Minimização dos riscos de acidentes;
  • Redução de problemas ergonômico aos colaboradores;
  • Otimização dos processos logísticos;
  • Maior produtividade;
  • Redução do tempo gasto com o carregamento dos caminhões.

Com a otimização dos processos, a ideia era proporcionar uma redução de cerca 12% do tempo gasto com o carregamento dos caminhões e assim elevar o volume de cargas movimentadas.


Solução proposta

Para atender as necessidades e objetivos da Colormaq, a niveladora de doca Metaro foi o equipamento escolhido.

Além de compensar as diferenças de altura entre os veículos e o piso da empresa, o equipamento garante mais agilidade no procedimento de movimentação de cargas, mais eficiência dos processos e na produtividade.

A Colormaq conta com uma área de movimentação de cerca de 19 mil metros quadrados, com 26 docas. Após a análise das necessidades, a Metaro, juntamente com a empresa optou pela instalação inicial de 7 Niveladoras de Doca Avançada.

Optou-se pela implantação da niveladora de doca avançada da Metaro para a empresa Colormaq devido a alguns fatores:

  • Facilidade na sua instalação, minimizando a interferências no desenvolvimento das atividades da empresa;
  • Fácil mudança caso a empresa necessite;
  • Não necessita de obras civis para a sua instalação, por este motivo evita transtornos e interrupção das atividades da empresa;
  • Sua inclinação ajustável permite que se adeque a altura de diferentes modelos de veículos;
  • Permite o acesso de outros equipamentos, como carrinhos e empilhadeiras, caso necessário;
  • O equipamento pode ser desenvolvido com projeto especial, de acordo com as necessidades da empresa e as características do local de instalação.
  • Maior segurança para os seus operadores, reduzindo os riscos de acidentes;
  • Redução de avarias causadas pela queda de mercadorias durante as atividade de carga e descarga;
  • Aumento da produtividade, por conta da agilidade proporcionada pelo equipamento.

Sua instalação apresentou de imediato vários benefícios a empresa. Garantindo principalmente a redução de tempo gasto com o carregamento dos caminhões, que era uma dos principais objetivos da Colormaq.

Os resultados

Com a redução do tempo gasto com a movimentação de cargas, é possível aumentar o volume de carregamento, reduzindo os custos de distribuição, e melhorando a qualidade dos produtos e serviços ofertados pela empresa.

Isso confirma a necessidade e a viabilidade da instalação destes equipamentos, para a otimização dos processos logísticos.

Com a implantação da Niveladora de Doca Avançada da Metaro a empresa Colormaq conseguiu melhorar os seus processos de logística. Além disso, reduziu em cerca de 15% o tempo médio gasto nos seus carregamentos, consequentemente reduzindo os custos ligados aos mesmos.

Além disso, reduziu a exposição de colaboradores a riscos ergonômicos, melhorando a sua segurança durante a realização de suas atividades.

Com os equipamentos corretos a empresa Colormaq passou a atender em média de 20 a 38 caminhões por dia.

Das 26 docas existentes no local, 7 receberam a instalação da Niveladora Doca Avançada da Metaro inicialmente, representando cerca de 15% na redução do tempo gasto com carregamento, ou seja, acima da taxa de 12% objetivada.

Assim, analisando a otimização de tempo proporcionada pelos equipamentos já instalados, é possível perceber que a meta inicial da empresa foi atingida, garantindo assim a otimização de processos.

Soluções Metaro

A utilização de equipamentos e tecnologias adequadas pode facilitar o processo de movimentação de cargas, sendo essencial para a agilização dos processos operacionais.

A eficiência logística e a ergonomia durante todos os processos é o principal foco das soluções desenvolvidas pela Metaro. Garantindo não somente a otimização dos processos e elevação da produtividade, mas também segurança dos colaboradores.

Um projeto logístico eficiente é o grande diferencial competitivo dentro de uma empresa.

Assim as soluções Metaro, podem fazer a diferença nas operações, garantindo que as operações sejam eficientes e ágeis.

Você gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a muitos outros!

Para conhecer as soluções Metaro e descobrir a ideal para seu negócio e necessidades, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento