mulher realizando conferência de pedidos, que é uma das atividades primárias da logística

Conheça as atividades primárias da logística e otimize as atividades, garantindo um processo eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

Um dos objetivos da logística é a otimização dos fluxos de informação e materiais, que vão desde o seu ponto de origem até o seu destino final, garantindo um serviço de qualidade e com custos reduzidos.

E para o sucesso de uma cadeia logística, é necessária a realização de várias atividades. Desta forma ao longo dos anos vários estudos foram realizados a fim de conhecer essas atividades e criar estratégias e ações para melhorá-las.

Para facilitar esta identificação foram divididas como atividades primárias e atividades de apoio ou secundárias.

As atividades primárias da logística compreendem o transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos, e é sobre elas que vamos falar nesse conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de conhecer as atividades primárias da logística?

O mercado está em constante mudança, e isso significa mais inovação e  competitividade. Desta forma é necessário se adaptar a estas mudanças, a fim de garantir maior destaque no mercado.

Com isso, muitas empresas têm entendido que uma boa estratégia para estas melhorias é contar com um processo logístico eficiente. Que além de fidelizar clientes, ajuda reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e a produtividade.

Contudo, para ter um processo logístico eficiente e que traga os resultados e benefícios esperados, é essencial ter conhecimento das atividades da logística.

Atividades primárias da logística

As atividades primárias são essenciais para que os objetivos na logística sejam atingidos, com baixo custo e com o melhor nível de serviço. São elas:

Transporte

As atividades de transporte envolvem uma das etapas da logística com maior custo. Desta forma, é uma das atividades primárias da logística que demandam maior atenção.

É a etapa responsável por movimentar as cargas de uma empresa para outra, ou até o seu consumidor final.

Este transporte pode ser realizado através de diversos modais de transporte – ferroviário, rodoviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário – sendo no Brasil o modal rodoviário o mais utilizado.

Contudo, em alguns casos é necessário a união de vários modais para a movimentação das cargas e para que seja possível chegar ao seu destino final.

Além disso, é uma das atividades logísticas que representam maior risco. Pois durante este transporte está sujeita a uma série de adversidades, como acidentes, tombamento, avarias, roubos, entre diversos outros, e que podem elevar ainda mais o custo desta atividade.

Manutenção de estoques

A manutenção dos estoques garante que as mercadorias estejam disponíveis para a entrega, de acordo com a sua demanda. Isso assegura agilidade na entrega, sendo inclusive um diferencial competitivo perante outras empresas.

Assim, é importante dispor de uma manutenção regular dos estoques. A organização e eficiência deste setor está diretamente ligado aos níveis de serviços oferecidos aos seus clientes.

Processamento de pedidos

A preparação de um pedido requer a execução de várias atividades, dentre elas podemos destacar:

  • Preparação;
  • Intercomunicação dos pedidos;
  • Recebimento;
  • Entrada dos pedidos;
  • Processamento de pedidos;
  • Recolhimento no estoque e embalagem;
  • Distribuição dos pedidos;
  • Entrega para o cliente.

É uma etapa com pouca visibilidade, mas muito importante dentro dos processos de logística, pois representa o tempo que a mercadoria leva para chegar até o cliente, e que deve ser o menor possível.

Com o crescimento do e-commerce, por exemplo, a importância deste setor de logística vem ganhando cada vez mais destaque.

Em um mercado cada dia mais competitivo, a eficiência no processo dos pedidos garante que a mercadoria chegue ao cliente final rapidamente, proporcionando ao cliente uma experiência de compra diferenciada.

Quando este ciclo é reduzido, torna-se um grande diferencial perante o mercado e os concorrentes, garantindo a satisfação dos clientes e até mesmo a sua fidelização.

Inserir a tecnologia na logística e contar com profissionais qualificados pode ser uma boa forma de otimizar este ciclo, reduzindo o tempo durante as diversas etapas do processamento dos pedidos.

Conhecer e investir em estratégias de aperfeiçoamento destas atividades é uma ação estratégica que pode assegurar a melhoria da qualidade dos serviços, a redução dos custos de logística, bem como a satisfação e fidelização dos clientes.

Contudo, o sucesso destas atividades e ações logísticas dependem de um sistema eficiente de informação sobre os custos e processos.

São informações primordiais para a tomada de decisão, planejamento e elaboração de estratégias mais assertivas e que garantem a otimização das atividades.

Agora que você já conhece quais são as atividades primárias da logística, você pode analisar os processos da sua empresa e estabelecer quais as ações necessárias para seu aperfeiçoamento.

Gostou deste conteúdo? Acesse o nosso blog e acompanhe outros conteúdos ligados ao universo da logística!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento