Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa

A cadeia de suprimentos é essencial para garantir a eficiência das operações logísticas. Saiba mais!

A logística da cadeia de suprimentos (ou supply chain, em inglês) possui uma função estratégica essencial para otimizar a rotina empresarial nas mais diversas áreas. É ela que garante a entrega de um determinado material com qualidade, em tempo hábil e com um custo-benefício satisfatório para os clientes.

Para que a gestão logística de uma organização seja eficiente, é necessário enfrentar uma série de desafios, principalmente com relação à cadeia de suprimentos.

Continue a leitura e saiba mais sobre a cadeia de suprimentos e sua importância para a rotinas das empresas!

O que é a cadeia de suprimentos?

Em poucas palavras, ela pode ser definida como o conjunto de processos que ocorrem para que um produto chegue às mãos do consumidor final. E, para que essa cadeia funcione bem, é necessário que a gestão logística promova um gerenciamento eficaz dos suprimentos, desde sua origem até as etapas de armazenamento e distribuição. 

Ou seja, a gestão da cadeia de suprimentos inclui todos os elementos do processo produtivo, tais como a aquisição dos suprimentos e as técnicas usadas para otimizar cada uma das etapas, como por exemplo, os custos de produção, transporte e armazenagem de produtos etc.

Qual a importância da cadeia de suprimentos para uma empresa?

A cadeia de suprimentos, assim como a eficiência na sua gestão, são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma empresa, principalmente nos dias atuais, em que os consumidores estão mais exigentes do que nunca.

Hoje, o cliente tem a possibilidade de acompanhar em tempo real o andamento de uma encomenda até que ela seja entregue. Sendo assim, quanto mais diferenciado for o atendimento ao consumidor, melhores serão os resultados obtidos pela empresa.

São múltiplas as atividades que integram a cadeia de suprimentos, o que faz com que sua gestão vá além dos processos logísticos de armazenamento, transporte e distribuição de produtos.

Por isso, para garantir a eficiência da cadeia de suprimentos é essencial que os diversos setores de uma empresa – principalmente os setores contábeis e de recursos humanos, estoque, vendas, marketing e setor de compras – trabalhem de modo integrado e harmonioso.

Quais as principais vantagens de uma boa gestão da cadeia de suprimentos?

Veja a seguir, algumas das vantagens de uma boa gestão da cadeia de suprimentos:

  • Mais qualidade nos serviços: o gerenciamento eficaz dessa intrincada cadeia assegura a entrega dos produtos dentro do prazo previsto, evitando que haja falta ou excesso de materiais;
  • Redução nos custos: o desperdício com o armazenamento de produtos parados ou com prazo de validade vencida diminuem significativamente, resultando na diminuição de gastos; 
  • Maior lucratividade: o aumento na qualidade e a diminuição nos custos são fundamentais para melhorar os lucros, além do fato de que uma boa gestão está sempre em busca de melhorias. Parcerias com transportadoras e fornecedores, por exemplo, são recursos bastante utilizados pelos gestores, para melhorar a qualidade dos serviços e diminuir custos.

Transporte: uma etapa essencial da cadeia de suprimentos

A agilidade no transporte é primordial dentro da cadeia de suprimentos, pois é uma das etapas mais importantes de todo o processo, especialmente em casos onde há urgência na entrega.

Sendo assim, é necessário contar com um processo de carga e descarga que garanta agilidade e segurança. A mini rampa Metaro foi projetada especialmente para esse fim. 

O equipamento faz a ligação entre a doca e a carroceria do caminhão, compensando o desnível na altura. Assim, o acesso à carroceria ocorre de maneira rápida, facilitando todo o processo de carga e descarga.

As vantagens da mini rampa Metaro são:

  • Instalação fácil e rápida (a Metaro disponibiliza o kit de instalação juntamente com os manuais que ensinam como instalar e operar o equipamento);
  • Pode ser instalada com pouco espaço, portanto não atrapalha a mobilidade dos veículos no pátio de manobras;
  • Pode ser usada por caminhões com altura menor ou maior que o nível da rampa, já que a rampa é regulável com o uso de comandos;
  • Sua instalação pode ser feita em todos os tipos de doca;
  • Não requer obras civis, como o recorte de piso, para ser instalada;
  • É fácil de remover, facilitando a mudança em caso de necessidade.

Aproveite para conhecer outras soluções da Metaro e melhore os resultados de sua empresa!