Ergonomia: proteção de cargas e para quem as movimenta

A ergonomia é fundamental para garantir a segurança do trabalhador. Além disso, ela tem reflexos no aumento da eficiência e produtividade. Saiba mais!

A preocupação com a segurança e a qualidade do ambiente laboral tem sido cada vez maior nos mais variados setores. Nesse sentido, a ergonomia é essencial para assegurar boas condições de trabalho, pois ela contribui significativamente para o bem-estar dos funcionários, prevenindo acidentes e doenças e aumentando a eficiência e a produtividade.

Nas operações logísticas não é diferente, por isso, atualmente há diversos equipamentos fabricados com o objetivo de facilitar a realização de atividades, garantindo a segurança e integridade, tanto dos trabalhadores quanto dos materiais manuseados.

Desta forma, a aplicação da ergonomia é um diferencial positivo tanto para os trabalhadores quanto para a própria empresa, que terá menos afastamento de funcionários por questões de saúde e melhorias na produtividade. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

10 maneiras de prevenir acidentes no ambiente laboral

Confira uma lista de procedimentos que precisam ser adotados para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho:

  1. Fazer uso de todos os equipamentos de proteção;
  2. Deixar sempre livres os acessos aos equipamentos de emergência, como extintores e outros; 
  3. Realizar somente funções para as quais tem habilitação;
  4. Não improvisar no uso de ferramentas;
  5. Comunicar a ocorrência de qualquer tipo de acidente ao chefe imediato, de modo que o problema seja solucionado;
  6. Orientar todos os funcionários sobre os riscos de cada atividade;
  7. Jamais fumar em locais proibidos;
  8. Fazer a conferência das máquinas e equipamentos antes de utilizá-los;
  9. Realizar as tarefas com atenção;
  10. Deixar livres as áreas de circulação.

Ginástica laboral é uma alternativa para evitar doenças

A ginástica laboral é um exemplo da preocupação das empresas com a ergonomia. Ela consiste na realização de exercícios físicos, com duração média de 15 minutos por série, feitos no próprio ambiente de trabalho e durante o expediente. 

O objetivo da ginástica laboral é alongar os membros do corpo, para prevenir Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Doenças como mialgias, bursites, tendinites e dorsalgia (dores nas costas) são responsáveis por um grande número de afastamentos do trabalho. 

O revezamento de tarefas, a realização de intervalos regulares, o uso correto de equipamentos de segurança e de maquinários adequados para as diferentes funções também são formas de implementar a ergonomia no ambiente laboral.

Equipamentos ergométricos para atividades logísticas

A Metaro desenvolve diversas soluções que melhoram consideravelmente a ergonomia no setor logístico, como por exemplo, a Mesa Pantográfica e a Mesa Extra Baixa. 

Veja as vantagens do uso desses equipamentos:

Mesa pantográfica

A Mesa Pantográfica foi desenvolvida pela Metaro para dinamizar as atividades nas linhas de produção. O uso desse equipamento evita que os operadores realizem esforços repetitivos no momento de efetuar a carga e descarga de caminhões. Como já foi dito, o esforço recorrente pode ser causa de diversos danos físicos, como traumatismos e lesões.

Com a Mesa Pantográfica é possível compensar a diferença de altura entre veículos, pavimentos e equipamentos. Fácil de instalar, ela vem com um kit e um manual que orientam detalhadamente sobre como fazer sua instalação e operação.

A mesa pantográfica tem as seguintes vantagens:

  1. Diminui a necessidade de mão de obra, de modo que os funcionários terão tempo para realizar outras atividades, aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços;
  2. Ajuda a preservar a saúde dos operadores, que não precisarão mais realizar esforços repetitivos, e contribui para assegurar a integridade das cargas, pois elimina riscos de queda;
  3. Por ser fabricado com materiais extremamente resistentes, é um equipamento que tem vida útil bastante longa.

Mesa Extra Baixa

A Mesa Extra Baixa foi projetada pela Metaro para melhorar a ergonomia no empilhamento de cargas, permitindo que elas sejam retiradas com a ajuda de paleteiras e empilhadeiras.

O equipamento tem um ótimo custo-benefício, contribui para aumentar a produtividade e sua instalação e remoção são simples, facilitando a mudança de local em caso de necessidade. A Metaro fornece ao cliente o kit de instalação e os manuais que ensinam como instalar e como operar a mesa. 

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite que está aqui e confira outros assuntos que podem ser do seu interesse no nosso blog.