Como a Alfa Transportes aumentou a segurança e a agilidade no processo de carga e descarga de caminhões

Veja como um equipamento pode facilitar o processo de carga e descarga de caminhões e de quebra, aumentar a qualidade de vida dos colaboradores! Saiba mais!

Otimizar processos logísticos: qual empresa não sonha com isso? Aumentar a segurança dos colaboradores, dar vazão à produtividade, reduzir o tempo de carga e descarga, entre outros fatores, estão na lista de prioridades para muitos gestores. 

E não é para menos! Processos mais rápidos, ágeis e seguros, minimizam espaços para falhas, erros e atrasos. Estes fatores, por si só, são capazes de aumentar a produtividade, afetando direta e positivamente a lucratividade da empresa.

Foi para suprir essas demandas que a Alfa Transportes investiu em um equipamento capaz de reduzir os riscos com acidentes ocupacionais e praticamente zerar o custo com manutenções. A solução? A Niveladora de Doca Avançada Metaro!

Continue a leitura: você vai ver como era o processo de carga e descarga da Alfa Transportes e como ficou depois da implantação dos novos equipamentos. Confira!

Conheça mais sobre a Alfa Transportes

Há mais de 3 décadas de atuação, a Alfa Transportes atua no segmento de distribuição de cargas, sendo seu principal objetivo transportar com segurança, rapidez e qualidade.

Com matriz sediada na cidade de Caçador – SC, a Alfa Transportes conta atualmente com mais de 140 agências e 21 filiais/CDS distribuídas pelos estados do Rio Grande do sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e atendimento parcial do estado do Mato Grosso do Sul. 

Problema que motivou a busca por uma solução 

O principal problema enfrentado pela Alfa Transportes era a manutenção constante dos equipamentos, alto risco de acidentes de trabalho, além da falta de padronização do processo de carga e descarga.

Com a necessidade de tornar o descarregamento mais ágil e seguro, a Alfa buscava uma solução que pudesse ser mais econômica com o passar dos anos, pois o custo com as manutenções dos equipamentos de transferência, como as empilhadeiras, se tornavam cada vez mais altos e frequentes.

Com o crescimento da empresa, várias filiais precisaram mudar suas instalações, migrando para espaços maiores e, de certa forma, mais preparados. Foi aí que a Alfa Transportes enxergou que era hora de dar um basta nas dificuldades e melhorar as condições do processo e a qualidade de vida dos colaboradores. 

Como era antes da Metaro?

De acordo com o responsável pelo setor de compras da Alfa Transportes, o Sr. Gilson Varotto, para realizar a ligação entre o caminhão e o armazém (CD) eram usadas chapas de ferro lisas ou ainda com rebarbas. A operação até funcionava, porém não da forma ideal.

Com o uso destas chapas, a empresa tinha muitas paradas para manutenção nos equipamentos de transferência, gerando custos mensais altíssimos, além de oferecer muitos riscos para acidentes ocupacionais, podendo denegrir a qualidade de vida dos colaboradores.

Qual foi a solução proposta pela Metaro?

Dentro do portfólio de produtos, foi proposto pela Metaro a utilização da Niveladora de Doca Avançada. Este equipamento foi projetado para compensar as diferenças de altura entre o armazém e o caminhão, permitindo um processo de carga e descarga muito mais eficiente e com maior produtividade, aliado à segurança operacional.

Como foi realizado o processo de compra e a escolha dos produtos?

A Alfa Transportes já tinha em mente qual era a sua necessidade e a Metaro prontamente a atendeu. Os ajustes que ficaram sob responsabilidade da Metaro foram as medidas do equipamento, a capacidade suportada e a forma de acionamento da Niveladora.

Para entender se o equipamento realmente seria a solução para os problemas da Alfa, foi adquirido 1 modelo piloto para teste. 

Após os testes, os benefícios se mostraram reais e positivos. Então a Alfa Transportes iniciou a melhoria nas novas unidades que estavam em processo de construção adquirindo 260 unidades no total. Desta forma, elas já foram construídas e equipadas da maneira correta, dando um pontapé inicial muito mais estruturado. 

As demais unidades já existentes também estão sendo adequadas com as Niveladoras de Doca Avançada.

Quais foram os resultados obtidos?

Agora, com a implementação das Niveladoras de Doca Avançadas, a Alfa Transportes conseguiu melhorar o impacto financeiro com a redução das manutenções que eram constantes nos equipamentos de transferência, além da redução dos riscos de acidentes no processo diário de carga e descarga.

A redução de tempo e a agilidade na carga e descarga é outro ponto positivo. A equipe operacional confia mais no equipamento, que facilita na movimentação da carga, evitando que as caixas caiam dos pallets com os solavancos dos equipamentos adaptados anteriormente. A melhoria também acontece na qualidade do serviço prestado pela Alfa Transportes, uma vez que os colaboradores trabalham muito mais seguros e com maior disposição.

A percepção da Alfa Transportes

Sobre o processo inteiro, fomos sempre bem atendidos, com prazos e retornos rápidos. Conseguimos aprovar o “modelo piloto” junto à nossa gerência operacional e juntamente com a direção viabilizamos as aquisições. 

Hoje os equipamentos da Metaro fazem parte dos depósitos das filiais de Porto Alegre, São Paulo, Bauru, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Carazinho e Joinville. Porém já temos planejamento para aos poucos adequar às demais filiais. 

Além da qualidade do trabalho e da redução do risco de acidentes, os equipamentos da Metaro auxiliaram na redução de custo das manutenções constantes que tínhamos nas adaptações antigas. A expectativa é termos o custo inicial revertido futuramente com a redução das manutenções.” – Gilson Rogério Varotto, Responsável pelo setor de Compras da Alfa Transportes.

foto de Gilson Varotto, da Alfa Transportes, de braços cruzados usando o uniforme da empresa, em um fundo escuro

Percebeu como o uso do equipamento adequado para as suas necessidades pode otimizar os processos da sua empresa? Quer resultados eficientes e notórios como a Alfa Transportes? Conheça nossas soluções e solicite seu orçamento!