lesões-por-esforço-repetitivo

Diante do trabalho automático nas empresas, as lesões por esforço repetitivo vem se tornando cada vez mais comuns. Evitar que elas aconteçam é necessário não apenas para preservar a saúde dos colaboradores, mas também para garantir total eficiência da linha de produção.

Em nosso artigo de hoje você irá conhecer um pouco mais sobre o LER, algumas coisas que pode fazer para evitá-lo no dia a dia e ainda conhecer uma dica de ouro que a METARO tem para você. Continue a leitura e descubra! 

O que são lesões por esforço repetitivo?

O LER, como é chamado ou popularmente conhecido como Lesão por Esforço Repetitivo, é o termo utilizado para descrever os danos e a dor causados por movimentos repetitivos excessivos dos membros. Esse tipo de lesão afeta músculos, nervos, ligamentos e tendões.

#VocêSabia? Uma das lesões mais comum e famosa do LER é a tendinite que, para pessoas que trabalham em frente ao computador, sentem mais frequentemente dores na região dos pulsos/mãos, ombros e pescoço.

Como prevenir lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho?

A melhor forma de prevenir o LER é tomar cuidado majoritariamente com sua postura durante o dia, já que ela é uma das grandes responsáveis por evitar lesões e/ou piorá-las.

Pensando nisso, existem algumas dicas que você pode seguir que irão te ajudar nessa questão. Confira elas abaixo!

  • Adote uma boa postura enquanto estiver sentado, mantendo a coluna ereta e em um encosto confortável;
  • Evite manter os punhos constantemente dobrados;
  • Utilize uma mobília adequada para a sua altura e atividade;
  • Faça uma pausa a cada hora para alongar o seu corpo;
  • Utilize equipamentos de proteção, como, por exemplo, munhequeiras;
  • Pratique exercícios localizados para fortalecer as regiões mais exigidas.

Nas operações logísticas, além de seguir as dicas citadas acima, as empresas podem adotar métodos para facilitar o trabalho dos colaboradores e evitar lesões desnecessárias como, por exemplo, a adoção da MESA EXTRA BAIXA da METARO.

A mesa extra baixa da Metaro como solução ergonômica

A MESA EXTRA BAIXA METARO é a solução ergonômica ideal para utilização na paletização ou manuseio de materiais em diferentes alturas.

A paletização é o ato de empilhar, organizar e acondicionar produtos ou mercadorias em paletes para facilitar o transporte e armazenamento.,

Sabemos que cada pessoa possui um um porte físico diferente e que muitas opções de  equipamento “padrão” do mercado não atendem hoje a todo porte e tamanho, isso faz com que muitos operadores precisam trabalhar no manuseio de cargas em alturas inadequadas para seu porte físico e postura.

Com a mesa extra baixa a operação torna-se mais segura e eficaz, mantendo o material na altura e na área de alcance do operador, evitando assim a inclinação do tronco para pegas próximas ao piso e também a elevação dos braços acima do nível dos ombros.

Por sua versatilidade, este equipamento permite inúmeras outras aplicações e projetos especiais. Veja a seguir alguns de seus benefícios:

  • Permite parada em qualquer nível de altura, adequando-se a pessoa e ao material;
  • Possui a menor medida de largura do mercado, o que permite menor afastamento entre o operador e a carga, diminuindo o ângulo de inclinação do tronco;
  • Minimiza desconfortos relacionados ao trabalho, reduz a fadiga muscular, lesões osteomusculares e a necessidade de seleção de pessoas por biótipos;
  • Possui válvulas de retenção, que evita a queda brusca da mesa mesmo com o eventual rompimento de uma mangueira hidráulica;
  • Podem ser desenvolvidas de acordo com a necessidade do cliente, agilizando a produção, garantindo trabalho seguro e ergonômico.

Com as dicas comentadas anteriormente e com a ajuda ergonômica da MESA EXTRA BAIXA METARO, as empresas podem diminuir a incidência de lesões por LER, além de afastamentos dos colaboradores do trabalho e das atividades rotineiras, o que pode causar várias limitações no dia a dia.

Conclusão

Agora você já sabe que para preservar a saúde de seus colaboradores contra o LER, evitar dispensas e, consequentemente, falhas em seu trabalho, pensar na ergonomia diária é essencial.

Alguns cuidados com a postura e alongamentos já são um grande passo para evitar lesões por esforço repetitivo, mas o sucesso nessa missão na área da logística pode ser garantido da união com a MESA EXTRA BAIXA METARO.

Então, não perca mais tempo! ENTRE EM CONTATO hoje mesmo conosco, fale com um de nossos especialistas e deixe sua empresa livre de preocupações com o LER.

banner de contato metaro