Niveladora de doca

Escolher uma niveladora para sua empresa não deve ser feito de forma leviana, afinal, vários pontos devem ser levados em consideração para realizar a escolha ideal para sanar as necessidades de sua empresa.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas niveladoras disponíveis no mercado, algumas dicas essenciais que você pode seguir e, principalmente, o papel da METARO nessa questão. Prossiga com a leitura e saiba mais!

O que é uma niveladora de doca?

A niveladora de doca é um equipamento que possibilita, através de sua ponte, o acesso a equipamentos de movimentação de carga ao caminhão, tornando fácil a retirada ou colocação de paletes no caminhão, independentemente do formato do veículo.

Atualmente existem alguns modelos diferentes de niveladoras no mercado, confira algumas delas a seguir:

Niveladora móvel

Ela é indicada para quando uma empresa possui um pavilhão locado ou próprio que tenha várias docas, com fluxo baixo entre elas e que não consiga no momento investir em um equipamento para cada doca.

Neste caso, adquire-se apenas a niveladora móvel, podendo ser utilizada em uma doca simultânea a outra.

Importante: esse modelo móvel atende somente a caminhões mais altos que a doca, pois o mesmo não trabalha com ângulo negativo.

Niveladora avançada

É o modelo mais vendido da METARO, pois ela atende a caminhões mais baixos e mais altos que a doca e é um equipamento simples de instalar e manusear.

Pode ser totalmente manual, hidráulico (macaqueado) ou automatizado, de acordo com a opção que a empresa necessitar.

Niveladora embutida

A niveladora embutida por sua vez funciona melhor quando o espaço de manobra é pequeno, pois ela não sai para fora da doca e o caminhão encosta rente a mesma, recebendo a pestana encaixada em sua carroceria.

Importante: Durante a escolha do modelo embutido, é necessário levar em consideração que por conta justamente do caminhão chegar quase a encostar na doca, ela pode ser utilizada junto com o abrigo de doca, que é uma espécie de capa de lona que fecha entre o caminhão e a doca, bloqueando qualquer entrada de insetos, poeira ou até mesmo a perda de temperatura entre a saída do caminhão e entrada na doca (mercadoria gelada).

Niveladora mini rampa

Essa niveladora é uma opção para casos onde a empresa precisa usar o abrigo de doca para, por exemplo, vedar a carga e descarga e não pode abrir o fosso no piso para o uso da niveladora embutida (pavilhão alugado, por exemplo).

Neste caso, ela soluciona o problema de não poder abrir o fosso no Piso, pois é instalada apenas fixada na quina da doca e ainda permite que seja utilizado o abrigo de doca em conjunto.

Por que fazer uma análise técnica?

Uma análise técnica é importante para definir os pontos básicos que irão influenciar na escolha da niveladora ideal para seu negócio, sendo eles:

  • Avaliação das necessidades da empresa;
  • Análise do tipo de carga e volume a ser movimentado;
  • Verificação da altura da doca;
  • Considerações sobre a frota de veículos;
  • Outros fatores técnicos importantes.

Com tudo isso em mente, uma decisão mais assertiva poderá ser tomada, fazendo com que sua empresa aproveite todas as vantagens de uma escolha adequada.

Vantagens de escolher a niveladora adequada

Como falamos anteriormente, quando a escolha perfeita é realizada as empresas podem aproveitar várias vantagens com o uso das niveladoras, sendo que todas estão diretamente ligadas a eficiência do trabalho da empresa. Conheça essas vantagens a seguir!

  • Maior segurança para seus colaboradores e movimentação de cargas, evitando assim possíveis danos;
  • Aumento da eficiência e produtividade, já que tudo poderá ser realizado de forma mais rápida e sem interrupções;
  • Redução de custos com manutenção e reparos, sendo que as niveladoras costumam necessitar de pouca ou nenhuma manutenção (geralmente apenas uma reposição no óleo) e possuem alta durabilidade;
  • Melhora no fluxo de trabalho e na logística da empresa, já que o objetivo da niveladora é fazer com que as movimentações sejam realizadas de forma tranquila e prática.

Conclusão

Agora você já sabe que além de querer uma niveladora para melhorar os serviços de sua empresa, é necessário ter como aliada uma boa análise técnica, para assim definir com precisão as reais necessidades do seu negócio e, é claro, a melhor niveladora para dar conta do serviço.

É importante ressaltar que você escolha também uma empresa de confiança e qualidade que ofereça esse produto, que já tenha experiência nesse mercado e esteja preparada para te auxiliar em todas as necessidades de adaptação de sua nova niveladora.

Sendo assim, conheça as OPÇÕES DE NIVELADORAS da METARO, ENTRE EM CONTATO conosco e vamos marcar uma conversa para saber como podemos ajudar sua empresa a aproveitar os benefícios deste incrível produto.