mão sobre fundo azul e icone representando as áreas da compliance em logística

Compliance em logística, você sabe o que é e para que serve? E quais os benefícios que pode proporcionar? Continue a leitura e saiba mais!

A compliance tem como principal objetivo garantir que os processos sejam executados dentro das regras, leis e diretrizes.

Ou seja, ajuda a garantir que as operações da empresa sejam totalmente legais.

E a compliance em logística é tão importante quanto em qualquer outra área de atuação. Ajudando a reduzir impactos negativos e garantindo o sucesso dos negócios.

Afinal, uma empresa que cumpre as regras estabelecidas cria maior credibilidade no mercado e repassa mais confiança aos seus clientes, além de evitar adversidades e prejuízos.

Continue a leitura e saiba mais sobre a compliance!

O que é compliance em logística?

Compliance é um termo derivado da palavra “to comply”, que possui o seguinte significado:

– Agir de acordo com um conjunto de regras e exigências e cumprir os requisitos estabelecidos.

Desta forma, o conceito de compliance em logística está relacionado a um conjunto de regras e requisitos que devem ser cumpridos, para que a empresa desenvolva as suas atividades dentro dos padrões da área em que atua.

Dentro das empresas, o compliance tem o objetivo auxiliar na correção de falhas, bem como evitar que elas aconteçam.

Assim como garantir que todos processos executados estejam dentro dos padrões, respeitando as legislações e leis aplicáveis.

E para assegurar que tudo esteja dentro das conformidades, a compliance é dividida em duas etapas:

  1. Respeito às regras externas: leis municipais, estaduais e federais referentes ao seu nicho de atuação;
  2. Respeito a regras internas: regras e diretrizes da própria empresa (em conformidade com as leis e regras externas).

Qual a finalidade da compliance em logística?

A compliance em logística tem como objetivo garantir que a empresa funcione em conformidade com as leis e diretrizes, sejam elas internas ou externas.

Mas, resumidamente, possui 5 principais objetivos ou funções:

  • Identificação: identificar falhas e problemas nas operações logísticas;
  • Prevenção: criar estratégias para a resolução de problemas identificados;
  • Monitoramento: acompanhar a implementação das soluções definidas, afim de assegurar a sua eficácia;
  • Resolução: resolução de eventuais problemas ou complicações que possam surgir;
  • Orientação:  orientar os envolvidos (colaboradores, gestores, entre outros) sobre o cumprimento das normas, leis e exigências envolvidas em suas funções.

Visto que as operações logísticas envolvem um sérias de atividades, assim como questões burocráticas, a implementação de compliance em logística é extremamente importante.

Isso porque o não cumprimento a alguma lei ou diretrizes – internas ou externas, pode levar a diversas adversidades que podem causar prejuízos financeiros, atrasos nos processos, insatisfação dos clientes e, consequentemente, impactos negativos em toda a empresa.

Assim, garantir que todas as atividades estejam alinhadas com diretrizes e leis pertinentes evita perdas e dores de cabeça em diversos contextos.

5 benefícios que a compliance em logística proporciona

A compliance pode trazer muitos benefícios para uma empresa, e dentro da área logística essas vantagens podem ser ainda mais evidentes.

Redução de falhas

A compliance em logística tem como objetivo garantir que as atividades ocorram dentro das diretrizes e leis estabelecidas.

Desta forma, podemos dizer que padroniza os processos e atividades para que respeitem estas regras, assim é possível identificar falhas nos processos.

Ou seja, fica muito mais fácil identificar falhas e assim corrigi-las, evitando outras adversidades, como por exemplo, gastos extras e atrasos nas entregas.

Redução de custos

Com um controle maior dos processos logísticos executados, fica mais fácil identificar falhas e problemas, e assim criar soluções assertivas.

Assim, com a minimização dos problemas, consequentemente os custos são reduzidos.

Por exemplo, reduz as avarias, desperdícios, atrasos nas entregas, multas por não cumprimento das leis, entre outros, que geram gastos para a empresa.

Vantagem competitiva

Quanto menos problemas e adversidades uma empresa tiver, maior credibilidade e confiança ela irá passar aos seus clientes.

Desta forma, a compliance em logística ajuda a garantir que os processos logísticos se desenvolvam de forma adequada e dentro dos padrões.

Ou seja, garante que os produtos e serviços oferecidos tenham um padrão de qualidade, que ajuda a fortalecer a credibilidade da empresa, sendo uma excelente forma de se destacar no mercado.

Maximização da eficiência e produtividade

Normalmente para que todas as diretrizes e leis possam ser cumpridas, os processos passam a ser padronizados e realizados conforme um planejamento pré definido.

Isso resulta no aumento da produtividade e eficiência, visto que os colaboradores realizam suas atividades conforme um planejamento.

Assim, é possível dispor de um padrão de qualidade, evitar falhar e aumentar a eficiência nos processos logísticos.

Dicas para aplicar a compliance em logística da sua empresa

A aplicação da compliance em logística pode sofrer variação em cada modelo de negócios.

Além disso, para o seu sucesso é fundamental que todos os envolvidos dentro da organização, respeitem as normas internas e as demais práticas de compliance impostas.

Mas, independente disso, trouxemos algumas dicas gerais para ajudar a aplicar a compliance na sua empresa:

Conheça todos os processos logísticos desenvolvidos na empresa

Para que seja possível implementar a compliance em logística, é necessário que todos os processos desenvolvidos no setor logístico da empresa sejam mapeados.

Isto porque é a partir do levantamento destas informações que são avaliadas as necessidades, elaborados os planejamentos e estratégias dos controles internos e externos.

Uma auditoria interna é uma das formas de avaliação da organização, que visa avaliar as atividades e identificar se as mesmas estão de acordo com as leis e diretrizes impostas.

Desta forma, é possível conhecer melhor os processos e identificar pontos de melhoria.

Elabore um plano de ação e prevenção

Para que a compliance seja aplicada de forma efetiva, as empresas devem dispor de um plano de ação e prevenção.

O plano de ação visa definir metas e objetivos e as atividades que devem ser realizadas para que os objetivos sejam atingidos.

Ou seja, serve como uma mapa que mostra o caminho a ser seguido para a obtenção dos resultados.

Já, o plano de prevenção tem como finalidade reduzir a possibilidade da ocorrência de falhas e assim as perdas

Inclua os colaboradores na compliance

A elaboração de um código de conduta dentro da empresa ajuda os colaboradores a identificar quais são as leis e diretrizes que devem ser seguidas.

Assim, a área de compliance se torna visível a todos os envolvidos facilitando o seu entendimento, e a identificação das ações que devem ser cumpridas, para que os valores da empresa sejam respeitados.

Acompanhe os processos executados

Dispor de um plano de ação definido não significa que sua empresa estará em compliance.

Após mapeados os processos e elaborado um planejamento, para que as atividades sejam adequadas às regras, leis e diretrizes, é necessário que os gestores e responsáveis acompanhem os processos para conferir que estejam sendo realizados de forma correta.

Isso evita que regras internas e externas sejam descumpridas, acarretando em falhas e adversidades para a empresa.

Além disso, o acompanhamento dos processos proporciona a identificação de pontos de melhoria e a otimização dos processos, resultando em ganhos para a empresa.

Contudo, a compliance é muito mais do que apenas seguir regras e leis, ela possibilita criar processos de qualidade, evitar perdas e desperdícios, reduzir custos e melhorar a relação e confiança entre empresa e cliente.

Isso tudo, consequentemente resulta em ganhos para a empresa que cria maior credibilidade no mercado e para os clientes que podem usufruir de serviços e produtos de maior qualidade.

Quer conhecer outras dicas de gestão para sua empresa? Continue acompanhando o nosso blog!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento