mesa com vários documentos e colaborados conversando sobre como implementar a logística verde

A logística verde reduz o impacto ambiental, a geração de resíduos, e os custos para a empresa. Continue a leitura e saiba mais!

A logística verde busca reduzir os desperdícios e o impacto dos processos logísticos, impactando positivamente nos gastos da empresa.

A sustentabilidade é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, com a finalidade de reduzir os impactos ambientais, seja a curto ou longo prazo.

E dentro das empresas esta realidade não é diferente, e a responsabilidade ambiental dentro das políticas de logística são primordiais para um menor impacto ambiental.

Assim, cresce a busca por formas de reduzir os impactos gerados no processo de produção, além de contribuir com os impactos ao meio ambiente, ajudando a reduzir os gastos para a empresa.

E nesse cenário entra a logística verde que proporciona benefícios tanto para a empresa, quanto para o meio ambiente e para a sociedade.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Conceito de logística verde

Logística verde advém da tradução do termo Green Logistics, também conhecido como eco-logística ou logística sustentável.

É designado como um conjunto de ações ou medidas, que tem por objetivo remodelar os processos logísticos para que os mesmos tenham o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

Sendo, inclusive, um modelo de gestão muito parecido com a logística reversa, pois tem como principal objetivo minimizar os impactos ao meio ambiente, decorrentes dos processos logísticos.

Contudo, na logística reversa o objetivo é assegurar que os resíduos gerados retornem para a empresa, para que sejam reutilizados ou descartados adequadamente.

Ou seja, tem como finalidade assegurar que os resíduos gerados não cheguem ao meio ambiente.

Já a logística verde tem como proposta reduzir o impacto e a geração de resíduos durante os processos produtivos, evitando que sejam gerados.

Dentre os principais objetivos visados dentro da logística verde estão:

  • Redução da poluição do ar, solo e água;
  • Uso consciente de recursos;
  • Redução de desperdícios;
  • Diminuição de resíduos dos processos produtivos;
  • Controle da emissão de gases poluentes;
  • Entre outros.

Qual a importância da logística verde?

Dentro do modelo de logística verde, os gestores e empresas buscam formas para reduzir quaisquer impactos, como a redução de uso de embalagens, danos gerados pelos processos de produção ou a poluição atmosférica.

Assim, por meio da criação de ações e medidas é possível otimizar os processos logísticos, bem como aplicar logística verde na armazenagem e no transporte, garantindo que todas as etapas realizadas tenham um impacto ambiental reduzido .

Consequentemente, esta otimização reduz os desperdícios, que também diminuem os gastos com os processos, impactando positivamente no setor financeiro.

Ou seja, a otimização dos processos em busca de ações sustentáveis possibilita reduzir os desperdícios, e assim os investimentos com insumos necessários nos processos produtivos, gerando economia.

Benefícios da logística verde

A implementação da logística verde pode proporcionar diversos benefícios para as empresas, dentre as quais podemos destacar:

Sustentabilidade

Em qualquer ramo ou processo a sustentabilidade deve ser algo presente.

Visto que todos os produtos precisam de recursos naturais para serem produzidos, é fundamental ter em mente que sua exploração deve ser consciente, para que seja possível continuar utilizando os insumos necessários.

Desta forma, em todos os processos é essencial que a empresa adote práticas sustentáveis que visem não somente retornos para si, mas também para o meio ambiente.

Redução de desperdícios

Reduzindo os desperdícios gerados durante os processos produtivos, consequentemente a demanda por insumos é reduzida.

Ou seja, menos recursos naturais são necessários para a fabricação dos produtos oferecidos pela empresa. Desta forma, a empresa reduz o consumo de insumos em seus processos.

Redução de gastos

Com certeza este é um dos grandes benefícios visados pelas empresas. Afinal, a redução de custos nos processos gera economia.

Com a redução de desperdícios, por exemplo, a demanda por insumos é reduzida, o que impacta na diminuição da necessidade de comprar mais insumos, que geram mais gastos.

Além disso, a reciclagem e reutilização de materiais também é uma excelente forma de reduzir gastos, visto que reduz a quantidade de insumos necessários para a fabricação de novos produtos.

Diferencial perante os concorrentes

A adoção de ações sustentáveis, além de reduzir custos e desperdícios pode se tornar um grande diferencial para a empresa.

É muito comum que clientes procurem por empresas que adotam a sustentabilidade em seus processos.

Desta forma, empresas que buscam por modelos de logística sustentáveis possuem um grande diferencial no mercado, e assim atraindo novos clientes.

Ou seja, a sustentabilidade além de uma prática importante, é uma forma de marketing.

Assim, a logística verde é uma excelente forma das empresas terem maior credibilidade no mercado.

Dicas práticas de como aplicar a logística verde na sua empresa

As práticas adotadas para a implantação de ações e medidas para um logística verde podem ser diversificadas, visto que cada modelo de negócios possui processos diferentes.

Porém, algumas práticas podem ser utilizadas em diversos ramos, como:

Otimização da logística de transporte

A etapa de transporte, além de ser um das que geram maior gastos para a empresa, é  responsável pela emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa.

Por isso, a otimização das operações logísticas de transporte faz parte das ações práticas da logística verde.

O planejamento das rotas é um exemplo, pois com roteiro planejado se reduz o trajeto percorrido e assim a emissão de gases poluentes.

Ações de reciclagem dos resíduos e redução dos desperdícios

Dispor de medidas para a redução de desperdícios é essencial dentro de uma cadeia logística eficiente.

Dentro da cadeia de produção, durante os processos produtivos há a geração de resíduos.

Contudo, uma das medidas específicas da logística verde, é buscar formas de reduzir os desperdícios gerados, que resultam na geração de lixo e impactam o meio ambiente.

Ou seja, as empresas devem buscar formas de aproveitar os insumos ao máximo, como por exemplo, utilizando-os na produção de outros produtos, ou incentivando o retorno das embalagens ao local de origem para reciclagem.

Trabalhe com empresas que também invistam em ações sustentáveis

Uma cadeia de suprimentos de uma empresa vai muito além do que é produzido dentro das suas instalações.

Ela é composta por um conjunto de atividades, que englobam etapas que vão desde produção dos suprimentos até o produto final.

Desta forma, os fornecedores também fazem parte da cadeia, e dentro de uma logística verde eficiente, é importante que os fornecedores também pratiquem ações sustentáveis.

Assim, toda a cadeia de suprimentos se baseia nos mesmos objetivos e princípios.

Reavalie o uso das embalagens

As embalagens podem ter um grande impacto ambiental.

O plástico comumente utilizado nas embalagens, por exemplo, é um material biodegradável, e que leva em média 450 anos para se decompor.

Desta forma, é essencial que as empresas repensem as suas embalagens e busquem alternativas mais sustentáveis.

Embalagens de papel reciclado ou de vidro, que podem ser reutilizadas, podem ser alternativas substitutas ao plástico.

Aliar a logística verde à logística reversa – que visa o retorno das embalagens ao local de origem para reciclagem e reuso, também é uma alternativa eficaz nesse quesito.

Enfim, há diversas formas de garantir e implementar uma logística verde em uma empresa.

Desde o consumo consciente de matérias primas, luz, água para a fabricação dos produtos, até a conscientização dos consumidores e melhorias no processo produtivo.

Independentemente das ações a serem tomadas, elas devem garantir a redução dos impactos ambientais.

Investir em sustentabilidade proporciona diversas vantagens para o meio ambiente e para a empresa, dentre elas a redução de gastos e um melhor posicionamento no mercado.

Para conferir mais dicas de gestão, continue acompanhando o nosso blog!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento