homem sentado em frente a uma mesa e um notbook realizando a análise de indicadores de desempenho apresentados em papéis através de gráficos

Saiba quais os indicadores de desempenho mais utilizados e de que modo podem melhorar os resultados da sua empresa!

Acompanhar os resultados é essencial para assegurar a saúde dos negócios. E, para realizar esse acompanhamento, é importante contar com indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho permitem que a empresa avalie os seus resultados constantemente, para assim compreender se as metas e os objetivos estão sendo atingidos.

Além disso, através destas informações é possível identificar falhas e resultados reais dos processos, e assim promover melhorias para otimizá-los , proporcionando retornos positivos para a empresa.

E em um mercado cada dia mais competitivo, dispor de ferramentas e informações que possibilitem otimizar os resultados é importante para garantir que a empresa continue no mercado e se destaque dos concorrentes.

Desta forma, conhecer os principais indicadores de desempenho e qual a sua função é essencial para compreender como eles podem ajudar a sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

O que são indicadores de desempenho?

Também chamados de KPIs – Key Performance Indicators, os indicadores de desempenho são parâmetros que tem por finalidade auxiliar empresários a identificar se as ações tomadas em seus negócios estão de fato apresentando bons resultados.

De forma geral, estes indicadores apresentaram resultados quantitativos e qualitativos, proporcionando à empresa o máximo de informações possíveis para a otimização dos resultados, e para a elaboração de estratégias assertivas e alinhadas às necessidades da empresa.

Ou seja, estes indicadores servem, por assim dizer, como uma bússola para orientar os gestores na tomada de decisões, possibilitando que tenham uma visão mais transparente da empresa.

Assim, cada um dos indicadores de desempenho é essencial para auxiliar na tomada de decisão da empresa, assegurando que as decisões sejam baseadas em informações reais.

Qual a importância dos indicadores de desempenho para sua empresa?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas busquem mensurar os seus resultados, para identificar pontos fortes e fracos, otimizar os seus resultados, e consequentemente se destacar dos seus concorrentes.

Dessa forma, os indicadores de desempenho podem proporcionar diversos benefícios às empresas, dentre eles:

  • Aumentar a eficácia dos processos;
  • Reduzir custos;
  • Maximizar os resultados dos colaboradores;
  • Auxiliar na tomada de decisões mais assertivas;
  • Facilitar a realização das atividades;
  • Reduzir o turnover (taxa de rotatividade de funcionários);
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Fortalecer os negócios;
  • Entender o real cenário da empresa;
  • Identificar se os objetivos estão sendo alcançados;
  • Entre outros.

Indicadores de desempenho mais utilizados

Dentro de uma empresa, há diversos indicadores de desempenho que podem ser utilizados, podendo variar de acordo com as necessidades e características de cada negócio.

Porém, há alguns indicadores que podem ser aplicados em basicamente em todos os modelos de negócio, dentre os quais podemos citar:

Indicadores de eficácia

Este é um indicador de desempenho que tem como finalidade mensurar a satisfação dos clientes com a empresa.

Pode ser advindo do resultado de uma pesquisa realizada através da internet, envio de e-mails, ou de pesquisas realizadas diretamente na empresa.

Por meio deste indicador é possível compreender a opinião dos clientes sobre a empresa, como por exemplo, se voltaria a fazer negócios, se recomendaria para outras pessoas, se o atendimento foi eficaz e adequado, entre outros.

Um indicador muito utilizado neste contexto é a pesquisa NPS – Net Promoter Score, uma pesquisa de pergunta única como por exemplo: Qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa para outras pessoas, em uma escala de 0 a 10?

Desta forma, com as informações obtidas através desses indicadores é possível mensurar a satisfação do cliente e sua fidelidade com a empresa, para assim melhorar os resultados e o relacionamento com o cliente.

Indicadores de lucratividade

Um dos indicadores de desempenho mais utilizados, os indicadores de lucratividade tem por objetivo apresentar os resultados financeiros da empresa e assim permitir identificar a saúde financeira dos negócios.

Contudo, é preciso utilizar indicadores adequados para ser possível calcular os lucros, indicador fundamental para entender se os resultados obtidos são os desejados.

Este indicador é calculado através de uma porcentagem, obtido por meio da seguinte fórmula:

índice de lucratividade = lucro líquido / receita de vendas x 100

Exemplo: Se uma empresa vende 200 mil e obtive um lucro de 20 mil, seu índice de lucratividade será de 10%.

Contudo, para saber qual o seu lucro líquido, é necessário subtrair do total de receitas os custos e despesas da empresa, os impostos e outros tributos.

Indicadores estratégicos

Os indicadores de desempenho estratégico são definidos baseados no planejamento estratégico de cada empresa.

Por exemplo, se a meta estratégica de uma empresa é aumentar a sua capacidade de produção, muito provavelmente em alguns meses este aumento será mais significativo do que em outros. Contudo, o importante é manter este aumento dentro de uma média.

Além disso, no decorrer do processos estes indicadores possibilitam identificar falhas e pontos de melhoria, e também o que vem dando certo. Dentre alguns indicadores utilizados neste contexto estão:

  • Churn Rate: taxa de desistência de clientes em determinado período;
  • Market Share: porcentagem de mercado a qual a empresa domina.

Através deste indicador é possível avaliar se o cenário em que a empresa está condiz com os objetivos pré estabelecidos em seu planejamento estratégico.

Indicadores do valor do ticket médio

Um dos indicadores de desempenho mais utilizado na área de vendas de uma empresa. Tem como principal objetivo medir e compreender como funciona a dinâmica de vendas.

Através do indicador de ticket médio, por exemplo, é possível identificar os clientes que mais consomem produtos e serviços na sua empresa, e os mais fiéis, comparando o seu ticket médio com o de outros clientes.

Isto oportuniza a empresa a prestar um atendimento diferenciado a fim de melhorar a experiência destes clientes, minimizando as chances que busquem os concorrentes.

O ticket médio é calculado através da seguinte fórmula:

ticket médio = faturamento em determinado período / quantidade de clientes ativos no período

Indicador de turnover

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, medida através do número de funcionários que deixam uma empresa em um determinado período de tempo.

Assim, apresentar uma grande taxa de turnover pode demonstrar problemas de valorização da empresa pela visão dos funcionários, obstáculos na liderança, entre outros fatores.

Isto pode afetar inclusive o atendimento aos clientes, o que consequentemente pode gerar diversos problemas e prejuízos para os negócios da empresa.

Para se chegar a este indicador, é calculado o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa.

Ou seja, os indicadores de desempenho permitem avaliar os níveis de capacidade, produtividade e qualidade das atividades e dos colaboradores, em relação às metas apresentadas no planejamento estratégico.

Isso garante que a empresa tenha informações atualizadas e reais, garantindo que os gestores possam elaborar estratégias e ações, além de tomar decisões mais assertivas, assegurando assim o sucesso dos negócios.

Para saber mais sobre o universo das empresas continue acompanhando o nosso blog!

E, se tiver interesse em otimizar os processos logísticos da sua empresa, entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!

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