
A ergonomia física tem como objetivo proporcionar ao colaborador melhores condições de trabalho, minimizando assim os riscos à sua saúde.
Proporcionar conforto, segurança e melhor qualidade de vida ao colaborador é um dos principais focos da ergonomia física.
Ao longo do expediente, seus corpos são exigidos de diversas formas, o que pode acarretar diversas lesões, dores, entre outras complicações.
Desta forma, empresas e organizações precisam buscar adequar as suas atividades, para que estas estejam de acordo com os limites e a capacidade de cada indivíduo.
E para ajudar você, trouxemos este conteúdo para explicar o que é a ergonomia física e qual a sua importância. Confira!
O que é ergonomia física?
A ergonomia é um grupo de regras e procedimentos que tem como objetivo cuidar da saúde dos profissionais, sendo estas ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional.
Dentre os tipos de ergonomia, daremos ênfase neste conteúdo na ergonomia física.
A ergonomia física estuda e analisa a relação entre a fisiologia, biomecânica, antropometria e anatomia do ser humano, com as atividades que são realizadas pelo mesmo.
Sendo que está se divide em quatro áreas diferentes:
Ergonomia de correção
A ergonomia de correção tem seu foco voltado para atuação do local de trabalho.
Seu fundamento é as modificações e adaptações do ambiente físico de trabalho, como iluminação, temperatura, ruídos, ventilação, equipamentos, entre outros elementos necessários para proporcionar conforto e condições salubres aos seus colaboradores.
Desta forma, a ergonomia de correção é uma ferramenta utilizada para adequar os ambientes, visando reduzir os riscos ergonômicos e prevenir doenças ocupacionais, melhorando assim a qualidade de vida de seus colaboradores.
Ergonomia de conscientização
A ergonomia de conscientização tem como objetivo educar os colaboradores, incentivando-os a utilizar o espaço de trabalho de maneira eficiente, para que assim usufruam da melhor maneira os seus benefícios.
Treinamentos e palestras podem ser realizados para que o colaborador aprenda a maneira adequada de utilizar os equipamentos e mobiliários, adotar postura correta e por meio da ginástica laboral realizar alongamentos, fortalecimento muscular, relaxamentos dentre outros benefícios.
Ergonomia de concepção
A ergonomia de concepção tem como propósito estudar projetos com os segmentos de engenharia, segurança e recursos humanos para compreender as atividades, equipamentos, layouts dos ambientes, mobiliários, entre outros fatores que influenciam na saúde e eficiência do colaborador.
A partir do resultado deste estudo, intervenções são realizadas diretamente no projeto do ambiente, com o intuito de promover organização, melhora nos processos de trabalho e aumento da capacidade produtiva.
Ergonomia participativa
A ergonomia participativa é definida como uma tática de envolver os colaboradores no planejamento e controle de uma parcela de suas atividades, com capacidade e conhecimento para influenciar nos processos e resultados, para que assim atinjam as suas metas e possibilitem controle dos problemas de ergonomia.
Sua aplicação possibilita que riscos ergonômicos e de acidentes sejam evitados. Isso porque os próprios colaboradores são capazes de identificar as falhas e propor as melhorias necessárias.
O que a ergonomia física analisa?
Dentre os principais itens que costumam ser analisados pela ergonomia física, podemos citar:
- Mecanismos de Regulação;
- Realizar as atividades laborais com menor exigência muscular;
- Postura corporal no local de trabalho;
- Existência de movimentos repetitivos;
- Projeção dos postos de trabalho;
- Distúrbios musculoesqueléticos;
- Segurança;
- Saúde do colaborador.
Com o propósito de melhorar o desempenho dos colaboradores durante a realização de suas atividades, a ergonomia física entra em cena.
Um ambiente de trabalho bem projetado garante a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo o estresse e doenças ocupacionais. Além disso, busca aumentar a produtividade da empresa.
A ergonomia busca classificar os biotipos e então dimensionar máquinas, equipamentos e as demais ferramentas necessárias para a realização dos trabalhos, para que estes se adaptem a capacidade de todos os colaboradores.
Ergonomia física na prática
A ergonomia física pode ser empregada de diversas formas dentro de uma empresa ou organização, sendo que as ações a serem tomadas podem sofrer variação para que estas se adaptem aos mais variados segmentos de atuação.
Dentre alguns itens que podem ser melhorados, podemos citar:
Iluminação eficiente
Uma iluminação inadequada pode dificultar o desenvolvimento das atividades, além de ser capaz de prejudicar a visão.
Desta forma, é preciso que os ambientes possuam iluminação natural e artificial adequadas ao esforço que as atividades desenvolvidas exigem seguindo a normatização.
Equipamentos corretos
A utilização de equipamentos adequados à realização de cada tarefa é a melhor forma de prevenir doenças laborais e melhorar as condições de trabalho.
Para cada atividade normalmente existem equipamentos adequados e que se adaptam à postura e características anatômicas dos colaboradores, facilitando as suas atividades e melhorando assim a sua produtividade.
O manuseio de cargas com peso excessivo, por exemplo, pode prejudicar a coluna, além de provocar outras consequências. Por este motivo o auxílio de equipamentos para a realização das atividades é essencial.
Estímulo à vida saudável
Incentivar o colaborador a ter uma vida saudável, não necessariamente é uma obrigação dentro da empresa.
Contudo, a saúde do colaborador impacta diretamente no desenvolvimento de suas atividades.
Diante disso, incentivar a alimentação saudável, prática de atividade física e outras condutas saudáveis melhora a sua qualidade de vida e assim a maneira como as suas tarefas são realizadas.
Conceder pausas
As pausas ou tempo de recuperação de fadiga (TRF) entre as atividades são primordiais para proporcionar o descanso necessário para o organismo recarregar as energias.
A implementação da ginástica laboral também contribui para melhora da oxigenação dos músculos, prevenindo lesões, e auxiliando na recuperação do músculo.
Distribuir as responsabilidades
Distribuir as tarefas para que ninguém fique sobrecarregado é uma das ações da ergonomia.
Desta forma as atividades serão divididas entre os colaboradores, evitando estresse e sobrecarga mental e física.
Taxa de Ocupação
Planejar as atividades que precisam ser realizadas é uma boa maneira de manter o ambiente de trabalho organizado, realizar as tarefas necessárias e ainda manter a produtividade, sem que os colaboradores sejam sobrecarregados e expostos a situações estressantes.
Manter a boa comunicação
Manter a boa comunicação entre todos os envolvidos dentro da empresa ou organização é a maneira mais eficaz de distribuir as responsabilidades e planejar as tarefas.
A falta de comunicação desestimula os funcionários, além possibilitar que adversidades e estresse decorrentes da falha de comunicação ocorram.
Temperatura do ambiente
Um ambiente muito quente ou muito frio pode impactar no desempenho do colaborador, tornando-o menos eficiente.
Isto porque a temperatura desagradável provoca o aumento da fadiga, esgotamentos e até mesmo dores musculares.
Promover a adequação do ambiente de trabalho maximiza desta maneira o melhor desempenho das atividades.
Benefícios da ergonomia física
Implementar a ergonomia física, juntamente com as demais modalidades, traz uma série de benefícios, dentre os quais podemos destacar:
- Melhor qualidade de vida dos colaboradores;
- Redução com gastos médicos;
- Ambiente de trabalho mais adequado e seguro;
- Redução dos afastamento por lesões e outras complicações;
- Maior valorização profissional;
- Aumento da produtividade;
- Redução do cansaço;
- Prevenção de acidentes;
- Processos de trabalho mais eficientes;
Desta forma a ergonomia física objetiva modificar e adequar os processos de trabalho para que a realização das atividades atenda às necessidades dos colaboradores, assim como as da empresa.
Uma equipe motivada, informada e com as condições necessárias de trabalho é muito mais eficiente e produtiva.
Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações. E para conhecer as soluções para ergonomia da Metaro acesse o nosso site!