Ergonomia industrial: Como manter a segurança no chão de fábrica?

A segurança no chão de fábrica é uma preocupação constante em todos os setores industriais, mas no mundo logístico, onde a movimentação constante de mercadorias e o uso extensivo de equipamentos são comuns, a ergonomia industrial desempenha um papel vital na garantia da segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Pensando nisso, neste artigo você irá descobrir a importância da ergonomia industrial no setor logístico e, principalmente, como ela pode ser uma aliada na manutenção da segurança no chão de fábrica. Continue com a leitura e saiba mais!

O que significa ergonomia industrial?

A ergonomia industrial, também conhecida como ergonomia ocupacional, é uma disciplina que visa a adaptação do trabalho ao homem, levando em consideração as capacidades, limitações e necessidades dos trabalhadores.

No contexto do setor logístico, a ergonomia se concentra na otimização dos postos de trabalho, das ferramentas, dos procedimentos e dos equipamentos para minimizar riscos de lesões, fadiga e estresse ocupacional.

Por que a ergonomia industrial é fundamental na Logística?

Os trabalhadores frequentemente realizam tarefas que incluem levantamento, transporte e manipulação de cargas, além da operação de maquinaria pesada, como empilhadeiras. A falta de atenção à ergonomia pode levar a uma série de problemas, como lesões musculoesqueléticas, fadiga, absenteísmo e redução da produtividade.

Para elucidar, confira abaixo algumas razões pelas quais a ergonomia é fundamental na logística:

  • Prevenção de lesões: A ergonomia industrial ajuda a evitar lesões relacionadas ao trabalho, como dores nas costas, tendinites e lesões por esforço repetitivo (LER);
  • Aumento da produtividade: Ambientes de trabalho ergonomicamente projetados permitem que os trabalhadores sejam mais eficientes e realizem suas tarefas com menos esforço;
  • Melhoria da qualidade de vida: Trabalhar em um ambiente ergonomicamente correto melhora o bem-estar dos funcionários, reduzindo o estresse físico e mental;
  • Redução de custos: A prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho economiza em custos com licenças médicas e indenizações.

Leia também: Como prevenir lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho

Quais são as principais estratégias para aplicar a ergonomia industrial no setor logístico?

Apesar de ser um tema de certa forma complexo, afinal, estamos lidando com a saúde e vida das pessoas, simples mudanças por parte das empresas já são capazes de criar um ambiente seguro e ergonômico para os colaboradores. Veja abaixo algumas das estratégias que você pode aplicar em sua empresa!

1 – Design de postos de trabalho adequados

Organize o espaço de trabalho de forma a minimizar deslocamentos e permitir que os trabalhadores alcancem as ferramentas e equipamentos necessários com facilidade.

Além disso, ajuste a altura das superfícies de trabalho e estantes para que os trabalhadores não precisem se inclinar ou esticar excessivamente.

2 – Treinamento e educação constantes

Ensine os funcionários – a partir de treinamentos – a levantar cargas corretamente, usando as pernas e não as costas, para evitar lesões. Seguindo a mesma ideia, busque educar os trabalhadores sobre a importância da ergonomia e incentive relatórios de problemas ergonômicos.

3 – Manuseio seguro de cargas

Mesa elevatória Pantográfica

Utilize equipamentos, como empilhadeiras, BALANCIM e MESA ELEVATÓRIA PANTOGRÁFICA para lidar com cargas pesadas sempre que possível para reduzir o risco de lesões nos colaboradores.

#MetaroIndica: limite o peso das cargas que os funcionários precisam manusear manualmente e forneça ferramentas de apoio, como carrinhos.

Leia também: Movimentação de cargas na construção civil: as melhores soluções para sua empresa!

4 – Avaliação de riscos e melhoria contínua

Realize avaliações periódicas de riscos ergonômicos e implemente melhorias com base nos resultados. Além disso, ouça os trabalhadores e leve em consideração suas sugestões para aprimorar a ergonomia.

5 – Utilização de tecnologia e automatização seguras

Adquira e utilize equipamentos com design ergonômico, como controles intuitivos em empilhadeiras, MESAS EXTRA BAIXAS e, se possível, utilize a automação para realizar tarefas perigosas ou repetitivas, reduzindo o risco para os funcionários.

Metaro: ergonomia industrial para sua empresa!

Investir em ergonomia não apenas protege os funcionários de lesões, mas também melhora a produtividade, reduz custos relacionados a acidentes e promove um ambiente de trabalho saudável e sustentável. Portanto, na logística, a ergonomia é mais do que uma opção; é uma necessidade para garantir a segurança e o sucesso a longo prazo.

Quer saber como a METARO pode ajudar a incrementar a ergonomia de sua empresa e, mais importante, de seu setor logístico? Então, FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS para conferir todas as opções de produtos que podemos te oferecer e, se necessário, sobre a possibilidade de projetos desenvolvidos especialmente para atender suas necessidades. Aguardamos seu contato!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento