gestão-de-entregas

A carga e descarga de mercadorias são etapas essenciais do processo logístico, por isso, contar com uma gestão de entregas eficiente é um fator decisivo para que sua empresa possa alcançar a satisfação do cliente e conquistar a sua fidelidade. Acompanhe o post e saiba como alcançar este objetivo!

O relacionamento de uma empresa com seus clientes envolve diversos fatores, tais como a experiência de compra, o pós-venda e a entrega. Por isso, uma boa gestão de entregas é essencial para assegurar um serviço de qualidade e atender às expectativas do consumidor, contribuindo para a sua fidelização.

Continue a leitura e entenda o que é gestão de entregas e as vantagens dessa prática para fidelizar clientes!

O que é a gestão de entregas?

A gestão de entregas é responsável pelo gerenciamento de todos os processos ligados ao transporte de mercadorias de uma empresa. Quando bem feita, a gestão de entregas garante a qualidade dos serviços, deixa clientes satisfeitos e ajuda a criar uma imagem positiva do negócio.

Para isso, é fundamental que sejam considerados diversos fatores, como, por exemplo, o planejamento de rotas de entrega, tipo dos veículos usados, monitoramento da frota em tempo real e controle quanto ao cumprimento dos prazos. Com essas informações em mãos, fica mais fácil perceber eventuais falhas no processo de entregas e corrigi-las.

Quais os benefícios da gestão de entregas?

Um sistema de gestão de entregas eficiente traz muitas vantagens para a empresa. Veja algumas delas a seguir:

1 – Redução de custos

Um planejamento bem feito, que inclua a otimização de rotas e estratégias eficientes de devolução de mercadorias, permite reduzir os custos logísticos e os gastos com combustível. Consequentemente, os lucros da empresa aumentam.

2 – Otimização do processo

Utilizar ao máximo o espaço disponível nos veículos é muito importante para otimizar o processo de entrega. Desse modo, as mercadorias acabam sendo entregues em menos viagens, resultando em economia.

3 – Avaliação da produtividade

Uma gestão de entregas eficiente inclui a análise da produtividade. Para isso, os gestores acompanham toda a equipe de funcionários para que possam fazer uma avaliação do seu desempenho. Dessa forma, é possível detectar problemas que podem atrapalhar a produtividade e pensar em soluções eficientes para eles.

4 – Fidelização dos clientes

Essa é uma regra que não costuma falhar: cliente bem atendido é cliente fiel! Evitar atrasos na entrega, por menores que sejam, é decisivo para ter consumidores satisfeitos. Além disso, um sistema de rastreamento eficiente, que permite ao cliente saber exatamente onde está a sua encomenda, também ajuda a conquistar a lealdade dos clientes.

5 – Empresas especializadas em logística

Como sabemos, a logística é um serviço imprescindível para empresas dos mais diversos segmentos, mas a gestão dos seus processos não é uma tarefa das mais fáceis, tanto que, atualmente, existem empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Como se dedicam especificamente à gestão logística, essas empresas possuem um sólido conhecimento na área, de modo que podem contribuir de forma decisiva para o sucesso de um negócio.

Quando o assunto é gestão de frotas ou o transporte rodoviário de cargas, contar com profissionais experientes, que conhecem as melhores rotas para a entrega de mercadorias é o melhor caminho para alcançar a excelência no atendimento ao cliente final. Nada como um serviço prestado com qualidade para fidelizar clientes!

Como realizar uma gestão de entregas eficiente?

Uma gestão de entregas eficiente na área logística é fundamental para atender às demandas dos clientes, reduzir custos operacionais e manter a competitividade no mercado. Para alcançar esse objetivo, é necessário adotar uma abordagem estratégica que abrange diversas áreas como, por exemplo:

1 – Planejamento logístico

Comece pelo planejamento minucioso das entregas. Isso envolve a otimização de rotas, considerando fatores como distância, tráfego e prioridades de entrega. Utilize sistemas de gerenciamento de transporte para ajudar nesse processo, permitindo o acompanhamento em tempo real e a adaptação rápida a imprevistos.

2 – Visibilidade da cadeia de suprimentos

Mantenha uma visão completa da cadeia de suprimentos. Isso inclui o rastreamento dos produtos desde a origem até o destino final, garantindo que todas as etapas estejam alinhadas e que qualquer problema possa ser identificado e resolvido rapidamente.

3 – Automação e tecnologia

Utilize a automação e a tecnologia para simplificar processos. Isso pode incluir sistemas de gerenciamento de armazéns, leitores de códigos de barras, GPS e softwares de roteirização. A automação reduz erros e agiliza as operações.

4 – Comunicação eficiente

Mantenha uma comunicação eficiente com clientes, transportadoras e equipes de entrega. Informações claras sobre horários, prazos e eventuais atrasos são essenciais para evitar insatisfações e problemas no processo de entrega.

Conheça as soluções Metaro e melhore os processos logísticos da sua empresa!

Se você está em busca de melhorias para os processos logísticos de sua empresa, precisa conhecer as soluções desenvolvidas pela Metaro! Nossos equipamentos podem ser usados tanto dentro quanto fora do armazém, facilitando o trabalho de carga e descarga, que se torna mais ágil e seguro.

O uso desses equipamentos otimizam todo o processo logístico, de carga e descarga, garantindo um serviço rápido e de qualidade. Além disso, eles também representam uma ótima economia, pois reduzem a necessidade de contratação de mão de obra e evitam desperdícios, falhas e retrabalhos. O resultado final é o aumento da produtividade e, consequentemente, da lucratividade!

Quer conferir tudo o que podemos oferecer para sua empresa? Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, fale com um de nossos especialistas e descubra de uma vez por todas como melhorar a logística do seu negócio!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento