fundo preto com números formando dois mil e vinte e dois com braços robóticos exemplificando as tendência do setor industrial

O setor industrial foi impactado de diversas formas nos últimos anos, sofrendo muitas mudanças. Mas o que esperar das tendências da indústria para 2022?

Os últimos anos foram marcados principalmente pelo surgimento de novas tecnologias e um grande crescimento nesse setor, especialmente após o início da pandemia.

E dentro deste cenário o setor industrial teve que se adaptar ao novo contexto para manter suas atividades. Tudo isso, sem dúvidas, acabou impactando também nas novas tendências desse mercado

Como exemplo disso, em 2022 as tendências da indústria tem como principal foco o uso da tecnologia implementadas de diversas formas.

Continue a leitura e conheça as principais tendências para o setor industrial nesse ano de 2022!

Principais tendências do setor industrial esperadas para 2022

Ao longo dos últimos anos, empresas de todos os setores precisaram buscar formas de se adaptar à nova realidade.

Portanto, para buscar estar no mercado, e manter-se competitivo é essencial conhecer as tendências previstas, e para o ano de 2022 as previsões para o setor industrial são as seguintes:

Internet das coisas (IoT)

Internet das coisas, ou em inglês, Internet of Things (IoT), se refere a capacidade de diferentes elementos conseguirem se conectar à internet.

Implementada dentro do setor industrial, esta tecnologia possibilita que através de apenas um comando, por exemplo, as máquinas possam ser operadas de forma semi-independente, e com a mínima intervenção humana.

Além disso, por meio da IoT é possível realizar a coleta de dados e informações fundamentais para a gestão da empresa e para a tomada de decisões mais eficazes.

Dentre alguns dos benefícios que esta tecnologia pode proporcionar estão:

  • Aprimorar diagnósticos;
  • Controlar a produção;
  • Sintonizar as demandas com o mercado;
  • Tornar o chão de fábrica mais eficiente;
  • Economizar insumos e tempo;
  • Entre outros.

Ou seja, possibilita que indústrias se tornem mais eficientes e inteligentes, maximizando a produtividade e qualidade dos produtos, tornando-se uma das grandes tendências da indústria para 2022.

Cyber Segurança

Juntamente com esta conexão de elementos e com o fluxo de informações coletadas com a internet das coisas, cresce a necessidade de investir na segurança cibernética.

Com o avanço da tecnologia e com ela cada vez mais presente no cotidiano das empresas, podem surgir também as ameaças e ataques cibernéticos. O que demanda uma atenção especial para a segurança das informações.

Assim sendo, a cyber segurança torna-se uma das tendência da indústria, sendo fundamental para a proteção dos negócios.

Será essencial investir em ferramentas como firewalls, antivírus, servidores proxy, sistemas de prevenção de intrusão, dentre outras, que protejam os dados e informações da empresa.

Automação no setor industrial

A automação permite que os processos realizados no setor industrial sejam executados de forma mais autônoma, maximizando assim a produtividade e reduzindo o esforço humano.

A automação industrial é uma das tendências da indústria para 2022. E que ganha força dentro do setor industrial para garantir que os processos produtivos sejam otimizados, e as falhas e erros sejam reduzidos.

Desta forma as empresas, ganham em produtividade e em qualidade dos seus produtos e serviços.

Processos sustentáveis

A sustentabilidade é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo, e dentro do setor industrial isso não é diferente.

A busca por processos mais sustentáveis, ou seja, que tenham o mínimo impacto possível sobre o meio ambiente é uma das tendências da indústria que devem ganhar ainda mais espaço neste ano de 2022.

Além disso, as regulamentações são cada dia mais rigorosas, e a preferências dos consumidores por empresas amigas do meio ambientes tem crescido consideravelmente.

Desta forma, é fundamental que as empresas busquem incluir no seu planejamento anual a sustentabilidade, visando a redução do impacto ambiental.

Big Data Analytics

A Big Data Analytics pode ser entendida como a análise de aglomerações de dados estruturados e não estruturados, gerados digitalmente e constantemente.

Assim, dentro do setor industrial este volume de informações é essencial para a elaboração de estratégias mais assertivas e uma gestão eficiente dos negócios.

Além disso, através da análise destes dados é possível identificar padrões, prever tendências, identificar falhas e gerar relatórios importantes para a empresa.

E para 2022, dentre as tendências da indústria dentro do Big Date Analytics estão:

  • Análise preditiva;
  • Inteligência artificial.

Energia limpa e renovável no setor industrial

Juntamente com a sustentabilidade, cresce a demanda pelo uso de energia limpa no setor industrial.

Principalmente com o aumento do custo da energia elétrica, que gera um alto custo para o setor.

Assim, em 2022 os investimentos em fontes de energia limpa e renovável terão forte crescimento, gerando um impacto positivo nos gastos da empresa com este insumo.

Cada modelo de negócios possui características e necessidades distintas.

Contudo, as tendências da indústria prevista para o ano de 2022, tem como foco principal o uso da tecnologia, essencial para manter os processos atualizados e garantir que as informações possam ser acessadas em tempo real.

Assim, isso garante que a gestão da empresa seja eficiente, os processos otimizados, resultando em ganhos de produtividade e em maiores lucros.

Para ter acesso a diversos outros conteúdos relacionados ao universo industrial, continue acompanhando o nosso blog!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento