Inteligência logística: o seu negócio mais competitivo

A Inteligência  logística é um diferencial importantíssimo para que as empresas possam manter sua competitividade no mercado. Acompanhe o post e saiba mais!


Os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso faz com que as empresas busquem diferenciais para garantir sua competitividade no mercado. Neste sentido, uma grande vantagem competitiva é a inteligência logística, que funciona como uma estratégia para encurtar os prazos das entregas, um fator que é considerado muito importante pelos clientes.

Continue a leitura, entenda melhor o conceito de inteligência logística e de que forma a sua aplicação pode melhorar o nível do serviço prestado pela sua empresa!

Inteligência logística: o que é?

A inteligência logística pode ser definida como o desenvolvimento de competências e conhecimentos que visam dar respostas mais eficientes às demandas do mercado. Ela também pode ser compreendida como o conjunto de habilidades logísticas de uma empresa, incluindo as equipes e os procedimentos adotados para realizar serviços com o máximo de qualidade.

Processos logísticos precisos têm impacto direto na relação da empresa com a sua clientela e são decisivos para conquistar a fidelidade dos consumidores. Confira algumas vantagens resultantes:

  • mais agilidade nas entregas;
  • redução dos custos;
  • identificação do perfil do seu cliente;
  • melhoria na relação com clientes e fornecedores;
  • mais facilidade para identificar fatores que prejudicam a eficiência dos processos logísticos.
  • visão estratégica

Inteligência logística: como ela pode contribuir com o seu negócio?

Prossiga com a leitura e saiba como um processo de inteligência pode melhorar a imagem da sua empresa.

O cliente em primeiro lugar

Para fazer a implementação do processo é imprescindível que o seu foco esteja nos clientes, assegurando a eles entregas dentro do prazo ou, até mesmo, antes disso, sem esquecer da segurança e da qualidade nas operações. Jamais esqueça que a satisfação dos consumidores é a melhor maneira de conquistar a sua fidelização.

Otimização dos processos

A inteligência logística contribui decisivamente para otimizar os processos da logística empresarial, pois ela facilita a organização e a gestão dos negócios, evitando custos desnecessários e contribuindo para a satisfação dos seus clientes e para o aumento nos lucros.

Aplicação de novas tecnologias

A implementação está ligada à inovação e aplicação de novas tecnologias que irão auxiliar no aumento da qualidade final de produtos e serviços, fidelizando clientes e melhorando a competitividade da empresa.

Maior visibilidade

Aplicar o processo possibilita ter mais controle sobre informações importantes com relação à cadeia de suprimentos (supply chain). Assim, a empresa é capaz de demonstrar ao mercado a sua dedicação para garantir a qualidade das suas operações.                                                                                                                                                                    

Quais diferenciais podem ser oferecidos pelas empresas?

Até aqui, vimos que a inteligência logística tem impactos muito positivos na gestão logística. Veja a seguir, alguns diferenciais para a sua empresa oferecer aos clientes que vão facilitar a aplicação desse conceito.

Galpões logísticos

Os galpões logísticos ou centros de distribuição são, sem dúvida, o diferencial mais importante. Eles otimizam a infraestrutura da sua empresa e fazem com que todos os processos sejam realizados com mais eficiência. 

Hoje, os condomínios logísticos têm sido a solução para empreendedores que buscam espaços com esta finalidade, pois os locais já disponibilizam todas as ferramentas que vão assegurar a correta aplicação do processo.

Este grande diferencial para empresas do setor torna mais profissionais os serviços, melhorando sua qualidade e aumentando a satisfação dos clientes que, como se sabe, é a melhor maneira de conquistar a sua fidelização.

Inclusão de novas tecnologias

Assim como ocorre em todas as áreas de prestação de serviços, atualmente as empresas do setor logístico precisam fazer uso de novas ferramentas tecnológicas, pois elas facilitam a realização dos trabalhos e permitem melhorias contínuas, sendo assim maior interação entre os clientes e a empresa, agilizando pedidos e possibilitando que eles sejam monitorados em tempo real.

Análise dos processos

É importante, ainda, avaliar os processos da empresa para detectar possíveis falhas que possam atrasar as entregas ou colocar em risco a integridade das matérias-primas e/ou mercadorias transportadas.

Reduzir custos

É de fundamental importância também adotar ações para eliminar ou, pelo menos, reduzir ao máximo a ocorrência de eventuais prejuízos. Dessa forma, é possível evitar que os seus clientes passem por experiências ruins, assegurando a eles o máximo em satisfação quanto aos serviço que lhes foram prestados.

Integração entre os processos

A integração das operações logísticas é um ponto muito importante, pois um sequenciamento bem definido possibilita ao gestor ter uma visão geral sobre as atividades e todo o fluxo de trabalho, contribuindo para a tomada de decisões mais acertadas. Uma ótima opção é investir em soluções integradas para melhorar a comunicação e estreitar a relação da empresa e seus parceiros de negócios.

Treinamento das equipes

Sabemos que os processos precisam ser muito bem estruturados, no entanto, é necessário atentar para algo essencial: eles são executados por pessoas, que são as responsáveis diretas pelo sucesso ou não das tarefas realizadas.

Dessa forma, é muito importante investir em capacitação, no desenvolvimento de habilidades e na retenção de talentos, até porque não é tão fácil encontrar mão de obra realmente qualificada no mercado.

Conclusão

Com este conteúdo, vimos que quando uma empresa do setor faz uso do processo ela acaba se destacando no mercado gerando um diferencial competitivo, pois reduz prazos de entrega e melhora a qualidade dos seus serviços de um modo geral. 

Ela é importantíssima para manter um bom relacionamento com fornecedores, conquistar novos consumidores, assegurar a fidelidade dos clientes habituais, garantir a permanência no mercado e expandir os negócios! 


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