Logística: como controlar a transferência de mercadorias?

Confira no post a seguir, 5 dicas importantes para colocar em prática o processo de distribuição de mercadorias da sua transportadora!

No segmento logístico, as empresas precisam realizar o envio de cargas de fornecedores para locais que nem sempre são próximos dos grandes centros urbanos. Desse modo, é preciso que a transportadora tenha uma escala geográfica para garantir o atendimento dentro do prazo e assegurar a satisfação do cliente.

Por esse motivo, hoje existem os centros de distribuição, criados para ajudar a concluir o processo de entrega e que são essenciais para ampliar a área de atuação das empresas de transporte, assim como para expandir o alcance da supply chain (cadeia de suprimentos).

Continue a leitura e veja 5 dicas de como colocar em prática o processo de transferência de mercadorias na sua empresa transportadora!

1 – Sistemas de gestão integrada

Os centros de distribuição em pontos estratégicos representa mais uma etapa dentro da atividade logística, o que aumenta a necessidade de controle, uma vez que a locomoção das cargas entre esses pontos precisa de acompanhamento. Sendo assim, é essencial adotar sistemas com capacidade de gerir toda a cadeia, de maneira que as entregas sejam agilizadas.

2 – Planejamento detalhado

A implementação dos centros de distribuição exige mudanças consideráveis na metodologia de trabalho, para que a nova estrutura funcione de modo realmente eficaz. Um bom planejamento é essencial para criar estratégias que garantam que as cargas vão seguir para os seus destinos utilizando as rotas mais curtas para isso. 


3 – Espaço físico adequado

O layout, ou seja, o modo como as áreas de estoque de um armazém são organizadas (com o objetivo de otimizar a ocupação do espaço existente e a coordenação entre o espaço, equipamentos e operadores) em um centro de distribuição é bem diferente do layout de um depósito ou armazém.

Um armazém funciona como um lugar para alocação temporária de produtos até que eles sejam vendidos, enquanto o centro de distribuição é um espaço que visa atender necessidades mais imediatas.

No centro de distribuição, a movimentação dos produtos é realizada de modo linear, de modo que as cargas são recebidas em um dos lados do galpão, separadas e organizadas no meio, e empacotadas e enviadas aos clientes na outra extremidade.

Durante o período em que as mercadorias forem mantidas no centro de distribuição, elas devem estar separadas em lotes, com base em características físicas como peso, volume, tipo do produto, quantidade e fornecedor de origem, entre outros.


4 – Controle de estoque

Uma das principais particularidades de um centro de distribuição para movimentação de mercadorias tem relação com o seu sistema Just in time, ou seja, é necessário dispor os produtos na quantidade, local e momento exatos, conforme determinação do cliente. Um bom controle de estoque evita a ocorrência de mercadorias paradas nas prateleiras e os gastos relativos à manutenção do espaço.

5 – Diferentes modais de transporte

Um dos principais objetivos de uma transportadora é atender às necessidades logísticas de seus clientes com o máximo de agilidade, pois só assim uma empresa de transportes consegue se manter competitiva em um mercado que está cada vez mais concorrido.

Você sabe que as empresas que trabalham com o transporte rodoviário interestadual lidam com desafios diários, por isso é preciso encontrar formas alternativas de resolver esses problemas. Por exemplo: a utilização de um modal aéreo é uma ótima opção para transportar lotes reduzidos e agilizar o prazo de entrega.


Como vimos, o principal motivo para a implantação de centros de distribuição em locais estratégicos é promover um alcance maior da transportadora, para que, desse modo, haja uma maior agilidade nas entregas, uma vez que a malha rodoviária brasileira muitas vezes se torna um gargalo. No entanto, é necessário avaliar a capacidade operacional de sua empresa para atuar com essa demanda e também medir qual será o retorno do investimento.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite que está aqui e conheça as soluções em equipamentos para logística desenvolvidas pela Metaro, como, por exemplo, a Doca Móvel, que foi projetada para uso em locais onde não há doca convencional, e as Niveladoras de Doca (avançada e embutida), utilizadas para fazer a ligação entre a carroceria do caminhão e o armazém.