Carga completa e fracionada: saiba qual é a diferença?

Conhecer a diferença entre essas duas modalidades é fundamental para uma boa gestão de transporte. Confira o post!

No setor de transportes, saber a diferença entre carga fracionada e carga completa é imprescindível para sejam tomadas as melhores decisões, visando reduzir custos e aumentar a qualidade do serviço prestado, além de garantir a segurança da carga.

Continue a leitura e entenda melhor as diferenças entre essas duas modalidades de transporte!

Como funciona a carga fracionada?

A carga fracionada é a modalidade utilizada para o transporte de pequenos volumes. Ela possibilita que pedidos de dois ou mais clientes – que sozinhos não ocupariam todo o espaço do caminhão – sejam enviados na mesma viagem, considerando uma rota planejada com antecedência.

Dessa maneira, o cliente paga somente pelo espaço que sua mercadoria ocupa dentro do caminhão e custos como pedágios, por exemplo, são rateados entre todas as cargas que são transportadas.

A carga fracionada traz benefícios para as transportadoras, que deixam de arcar com os custos da ociosidade, e para os clientes, que recebem suas encomendas no local e prazo combinados, ainda que os prazos possam ser maiores em função da necessidade de aproveitar melhor o espaço disponível no caminhão.

Como funciona a carga completa?

Como o próprio nome sugere, a carga completa – também chamada de carga fechada ou carga lotação – é a modalidade utilizada quando o caminhão é carregado com produtos de um só cliente. A carga completa se faz necessária em 3 casos:

  • Grande volume de produtos a serem transportados;
  • Urgência na entrega;
  • Restrições do embarcador (cliente) quanto ao compartilhamento do veículo.

Ou seja, as duas modalidades de transporte são bem distintas e atendem a diferentes necessidades. Veja a seguir quais são estas especificidades:

Em que situações são aplicadas a carga fracionada e a carga completa?

Pelo fato de mexer com poucos volumes de pedidos, a carga fracionada é mais indicada em operações B2C (empresa – consumidor final), como os e-commerces, que têm clientes em diferentes regiões. 

A carga fracionada é indicada para casos em que o uso de um único caminhão para entrega se torna inviável em função dos custos, prazos ou porque os produtos a serem transportados não ocupariam todo o espaço disponível no veículo.

Enquanto isso, a carga completa é indicada para operações B2B (venda entre duas empresas), onde o volume de pedidos é grande. Exemplos: envio de materiais do fornecedor para o distribuidor (atacado ou varejo) e transferência de cargas entre unidades ou da fábrica para o centro de distribuição.

Diferenças ao planejar a rota

Na modalidade carga completa é possível seguir uma rota fixa, já que a carga sai da origem e é levada diretamente ao seu destino. No caso da carga fracionada, é preciso planejar rotas previamente, contemplando todos os pontos de atendimento e reduzindo os custos do frete.

Qual das modalidades oferece menor custo?

Em termos de custos, é difícil definir qual das opções é mais vantajosa, pois essa escolha está relacionada a diversos fatores, tais como a natureza dos materiais a serem transportados e as necessidades dos clientes. 

A carga lotação possui mais vantagens para envio de grandes volumes, enquanto a fracionada é melhor para empresas que têm muitos clientes que compram pequenos volumes.

Qual das opções é mais segura?

É possível afirmar que o transporte fracionado é menos seguro para as cargas, em função da quantidade de paradas intermediárias e do manuseio excessivo dos produtos. Desse modo, a carga fracionada necessita de mais cuidado para evitar perdas, avarias ou outros problemas que prejudicam a qualidade do serviço, gerando insatisfação nos clientes.

Prazos para entregas

Normalmente, a carga completa tem um prazo total (que começa a contar na separação do pedido até a entrega) menor do que a carga fracionada, uma vez que, nessa modalidade, o veículo não necessita fazer paradas e vai direto da origem ao destino. 

Neste post, vimos que saber as diferenças entre cargas completas e fracionadas é essencial para otimizar o dia a dia do transporte de cargas e os custos logísticos da atividade, uma vez que cada modalidade atende a diferentes objetivos.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir nosso artigo sobre como superar desafios na gestão logística.