Mesa elevatória pantográfica: mais produtividade e segurança

O uso de equipamentos ergonômicos na área logística é essencial para evitar prejuízos à saúde dos operadores e para aumentar a produtividade. Confira o post e conheça as vantagens de utilizar uma mesa elevatória pantográfica!

A falta de ergonomia no ambiente de trabalho é prejudicial à saúde dos colaboradores e tem reflexos negativos na produtividade. Os colaboradores do setor logístico, por exemplo, enfrentam atividades, como a elevação de cargas, que necessita de equipamentos ergonômicos para ser realizada, pois exige esforços repetitivos.

Com a utilização de uma mesa elevatória pantográfica é possível movimentar verticalmente diversos tipos de cargas, facilitando o trabalho dos operadores e aumentando a produtividade em indústrias e empresas de diversos segmentos, além de muitas outras aplicações que veremos a seguir.

Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da utilização de uma mesa elevatória pantográfica!

Em que situações é indicado o uso de uma mesa elevatória pantográfica?

A mesa elevatória pantográfica é projetada para auxiliar na realização de diversas atividades, compensando a diferença de nível entre pavimentos, veículos, equipamentos e pessoas, através da elevação vertical de cargas. O equipamento possibilita, ainda, a montagem de pallets e a alimentação de prateleiras e bancadas de peças.

O equipamento possui capacidade para elevar variados tipos de cargas e seu uso é indicado para inúmeros segmentos, tais como:

  • Empresas de logística;
  • Indústrias metalúrgicas,  automobilísticas, siderúrgicas e alimentícias;
  • Redes de supermercados, etc.

Solução ergonômica que aumenta a produtividade

A mesa elevatória pantográfica evita que os operadores tenham que fazer esforços repetitivos, que podem causar danos físicos sérios aos trabalhadores, tais como lesões na coluna e outros traumatismos. 

O equipamento faz com que haja mais dinamismo nas atividades em linhas de produção.

Entre os benefícios do uso de uma mesa elevatória pantográfica, podemos citar:

  • Proteção para as cargas: além de evitar que os operadores tenham que realizar esforços repetitivos, a mesa elevatória elimina os riscos de queda, ajudando a garantir a integridade das cargas;
  • Aumento da produtividade: o uso da mesa elevatória na linha de produção, diminui a necessidade de mão de obra, permitindo que os colaboradores possam desenvolver outras atividades. Isso aumenta a agilidade e a qualidade dos processos, resultando em aumento da produção;
  • Custo-benefício: as mesas elevatórias são fabricadas com materiais altamente resistentes, o que garante que o equipamento terá uma longa durabilidade;
  • Versatilidade: por ser um equipamento versátil, a mesa elevatória pantográfica é versátil e possibilita aplicações em projetos especiais.

Estrutura resistente

A mesa elevatória pantográfica possui em sua estrutura componentes como motor hidráulico, válvulas direcionais, bombas, painel elétrico, compartimento para armazenagem de óleo e outros.


Instalação fácil

Mesas elevatórias pantográficas podem ser facilmente instaladas de modo sobreposto ao piso ou embutidas em um fosso. A altura mínima do equipamento fica nivelada ao solo e, ao ser erguido, ele possibilita a parada em qualquer posição, permanecendo na altura necessária para realização do trabalho.

O equipamento ainda possui válvulas de retenção para evitar a queda brusca do equipamento, caso haja um eventual rompimento da mangueira hidráulica.

Conheça a mesa elevatória pantográfica Metaro

  • A mesa elevatória pantográfica desenvolvida pela Metaro conta com todas as adequações exigidas pelas normas de segurança (NR10, NR12 e NR17);
  • Possui capacidade de carga 1.0, 1.5, 2.0, 2.5 e 3.0 toneladas, podendo ser utilizada também em projetos especiais (para isso basta consultar os engenheiros de venda da Metaro);
  • As medidas da largura do equipamento ficam entre 1,2 metro e 4,8 metros e as medidas de comprimento entre 1,2 metros e 12 metros;
  • Conta com acionamento hidráulico elétrico;
  • Sua altura mínima e máxima personalizáveis de acordo com as necessidades e limitações de cada projeto;
  • Tem pintura especial anticorrosiva, feita por meio de lavagem química para retirar excesso de gorduras. Depois, o equipamento recebe jateamento de granalha para promover rugosidade na superfície, removendo a carepa. Isso melhora consideravelmente a ancoragem do fundo epóxi, aplicado diretamente sobre o metal.

Como vimos, a utilização de equipamentos ergométricos é muito importante para garantir a segurança do trabalho, evitando lesões nos operadores, e para tornar os processos mais dinâmicos. O resultado não poderia ser outro: aumento na produtividade.

Além da mesa elevatória pantográfica, a Metaro também desenvolve outras soluções em equipamentos para logística, acessórios e periféricos. Faça um orçamento sem compromisso!