mesa extra baixa

Possuir um local de trabalho pensando para a ergonomia dos colaboradores pode ser essencial para garantir o bem-estar dos mesmo durante sua jornada na empresa e ainda livrar-se de dispensas por questões de saúde, evitando assim a diminuição da produtividade e a paralisação das atividades.

No texto da vez, você conhecerá a mesa extra baixa da METARO e como ela pode ser a escolha ideal para auxiliar na ergonomia de seu setor logístico. Prossiga com a leitura e confira!

O que é uma mesa extra baixa?

É uma solução ergonômica ideal, segura e eficaz para montar ou desmontar pallets de carga, mantendo o material na altura e na área de alcance do operador. Ela evita a inclinação do tronco para pegas próximas ao piso e também a elevação dos braços acima do nível dos ombros.

Se você ainda não conhece essa solução, não pense que ela é igual a uma mesa tradicional, principalmente se tiver em mente aquelas de escritório. A mesa extra baixa é voltada exclusivamente para a área logística, onde são colocadas em sua superfície cargas e materiais, com foco no auxílio de trabalho com pallets.

Quais os benefícios da mesa extra baixa para a ergonomia logística?

A mesa extra baixa pode trazer soluções ótimas e específicas para os colaboradores da área logística, principalmente relacionadas a ergonomia necessário de seu trabalho.

Conheça alguns desses benefícios abaixo:

  • Melhora da postura e da saúde da coluna vertebral;
  • Redução do risco de lesões por esforço repetitivo;
  • Prevenção de dores musculares e fadiga;
  • Aumento da produtividade e eficiência no trabalho.

Para obter todos esses benefícios, é essencial saber escolher a mesa extra baixa ideal para sua empresa, sendo uma que atenda a todas as necessidades necessárias e que possua uma empresa confiável por trás.

Leia também: Como prevenir lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho

Quais as vantagens gerais da mesa extra baixa?

Além dos benefícios exclusivos ao dia a dia dos funcionários que sua empresa pode aproveitar, a MESA EXTRA BAIXA também oferece diversas vantagens gerais para o processo de trabalho, como:

  • Pode ser parada no nível de altura desejado, de modo que fique adequada à altura do operador e dos materiais que estão sendo manuseados;
  • Tem a menor largura do mercado, por isso a distância entre o operador e a carga diminui, reduzindo o ângulo de inclinação do tronco;
  • Ajuda a diminuir acidentes de trabalho;
  • O pallet pode ser movimentado com uma paleteira manual simples, sem que seja necessário embutir a mesa em um fosso;
  • O equipamento atende às exigências da NR10, NR12 e NR17;
  • Possui válvulas de retenção e isso evita que a mesa caia, mesmo que ocorra um eventual rompimento da mangueira elétrica;
  • É um equipamento versátil que possibilita diversas outras aplicações, podendo ser usado em projetos especiais (consulte nossos engenheiros de vendas).

Como escolher a mesa extra baixa certa para sua empresa?

Para escolher uma mesa como essa, é necessário que você saiba o que avaliar quando chegar o momento de adquirir uma. Pensando nisso, separamos quatro pontos que você deve ficar de olho. Confira abaixo quais são eles!

1 – Analise as necessidades dos funcionários

Primeiro, é preciso pensar nos seus colaboradores, afinal, é deles que esse produto irá facilitar a rotina de trabalho. Procure – dentre outras coisas – por relatos de dores, posturas irregulares e reclamações quanto ao processo de trabalho.

Caso alguma dessas coisas venha a ser uma pauta constante, então, está mais do que na hora de optar pela mesa extra baixa como solução.

2 – Verifique as dimensões do espaço disponível

Não adianta adquirir um produto sem antes saber se você possui espaço disponível para utilizá-lo. Então, lembre-se de verificar as dimensões de onde você pretende colocar a mesa extra baixa em sua empresa, levando em conta o acréscimo de espaço para movimentação livre dos colaboradores no local, bem como para o uso de materiais.

3 – Leve em consideração a natureza das atividades realizadas pelos funcionários

Nem todos os colaboradores ou as etapas de um processo logístico necessitam de uma mesa extra baixa, portanto, sempre considere o tipo de atividade a ser realizada antes de adquirir esse produto. Às vezes, pode ser que sua empresa necessite de outro equipamento logístico.

4 – Avalie o custo-benefício do investimento

Por último, uma pergunta que você deve se fazer é: “O valor compensa pelos benefícios?”.

É preciso entender que uma mesa extra baixa é um ótimo investimento para a empresa que, como você viu anteriormente, pode trazer vários benefícios para os colaboradores e, é claro, para sua própria linha de produção.

Então, se você busca usufruir desses benefícios e sua empresa pode arcar com esse produto, chegou a hora de investir!

5 – Fique de olho nas características técnicas

Um último ponto a se considerar é, com certeza, as possibilidades de características técnicas que o produto pode oferecer para seu trabalho, sendo as principais delas:

  • Possui pintura especial – sua superfície foi preparada com lavagem química para retirar o excesso de gorduras, em seguida recebeu jateamento de granalha para tirar a calamina e promover a rugosidade, pois isso melhora muito a ancoragem do fundo epóxi, cuja aplicação é feita diretamente sobre o metal, seguido de top coach em amarelo, segurança com tinta PU bicomponente enriquecido com anticorrosivo;
  • Tem capacidade de carga de 1,0 e 1,5 tonelada;
  • Seu acionamento é elétrico hidráulico (Unidade hidráulica Bosch Rexroth montada com motor WEG);
  • Largura: 1350 mm;
  • Comprimento: 1450 mm;
  • Altura máxima: 900 mm;
  • Altura mínima: 90 mm.

Além dessas, a MESA EXTRA BAIXA possui algumas características especiais pelas quais as empresas podem optar, como:

  • Revestimento em aço inox;
  • Acionamento hidráulico pneumático;
  • Galvanização a fogo;
  • Guarda corpo;
  • Formato em “E”;
  • Formato em “X” (tampo totalmente fechado);
  • Tampo com roletes.

Dicas: Como utilizar a mesa extra baixa corretamente?

Depois de adquirir uma mesa extra baixa para sua empresa, ainda é necessário ficar atento a alguns detalhes para que ela seja utilizada corretamente e seus benefícios aproveitados ao máximo. Então, confira a seguir quatro dicas que vão te ajudar nessa questão!

  • Ajuste a altura da mesa para que o colaborador não tenha que se curvar ao realizar o trabalho;
  • A distância de trabalho da mesa também deve ser um ponto de atenção, não sendo recomendado uma muito grande, já que pode afetar o conforto durante as atividades e a realização de movimentos errôneos;
  • Lembre-se de que pausas para alongamentos e descansos podem evitar grandes problemas de mobilidade e certas lesões;
  • Cuidados com a iluminação e a temperatura do ambiente são essenciais, já que a mesma previne acidentes e possíveis deteriorações dos materiais que estão sendo utilizados na mesa.

Metaro: soluções para a ergonomia logística de sua empresa!

Agora que você já conhece tudo sobre a MESA EXTRA BAIXA da METARO e sabe o que ela pode fazer por sua empresa, chegou o momento de apostar em um dos maiores fornecedores do país desse produto.

ACESSE NOSSO SITE e SOLICITE UM ORÇAMENTO hoje mesmo de sua mesa! Conte com uma empresa de confiança, com histórico de sucesso e experiência de mais de uma década no mercado logístico. Conheça a MESA EXTRA BAIXA da METARO!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento