O orçamento anual de logística é primordial para um planejamento eficiente e para a obtenção de bons resultados dentro da área logística. Saiba como elaborar!
Planejamento é a palavra chave para a conquista de bons resultados, e dentro da logística isso não é diferente.
Isto porque, para que metas sejam atingidas é necessário ter um bom planejamento e que este seja praticado. O que demanda esforço, competência e recursos e a elaboração de um bom orçamento anual de logística.
Além disso, a logística é um dos setores que mais consomem recursos dentro de uma empresa, pois engloba diversos processos, o que consequentemente gera custos para seu funcionamento.
Desta forma deve ser constantemente monitorado para não se tornar uma armadilha e impactar na saúde financeira dos negócios.
Um bom orçamento de logística deve compreender gastos com colaboradores, treinamentos, compra de maquinários e equipamentos, investimentos em veículos e todas as outras diversas despesas ligadas a área de logística.
Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto trouxemos este conteúdo. Continue a leitura e saiba o que é orçamento de logística e o que ele engloba!
O que é o orçamento anual de logística?
Simplificadamente, um orçamento anual de logística é um recurso utilizado e que deve ser capaz de inteirar o gestor da empresa sobre o capital disponível, para que este possa definir as metas necessárias para a redução de custos ou adequações dos processos necessários.
Ou seja, permite analisar, prever, planejar e monitorar todos as atividades desenvolvidas na área logística dentro do período de um ano.
Contudo, para que o orçamento de logística seja eficiente, é necessário tomar cuidado para utilizar somente dados comprovados em anos anteriores, atualizados, precisos e de fontes confiáveis.
Pois a elaboração incorreta deste orçamento por impactar os recursos financeiros da empresa e assim comprometer sua estabilidade.
É a partir desta prática inclusive que a empresa poderá obter:
- Gerenciamento inteligente do seu capital;
- Redução dos custos operacionais;
- Compra de insumos com ótimo custo benefício;
- Retorno sobre investimento (ROI);
- Bons indicadores de desempenho (KPIs);
- Gestão logística mais eficiente;
- Controle dos estoques.
Mas para serve o orçamento anual de logística?
Ter um planejamento é fundamental para o funcionamento adequado de todas as atividades dentro do setor de logística. Isso porque o setor compreende diversos processos, sendo essencial contar com um plano de ações.
Por meio da projeção de gastos e rendimentos de cada um dos processos é possível tomar decisões mais assertivas e baseadas em indicadores reais, evitando prejuízos ao longo do ano.
Além disso, diante da alta competitividade do mercado, ter um planejamento pode ser o diferencial para garantir que os negócios cresçam.
Desta forma um bom planejamento de orçamento de logística serve para:
- Reduzir custos e despesas dos processos;
- Viabilizar investimentos das áreas logísticas;
- Reduzir os níveis de estoque;
- Melhorar o controle sobre os recursos financeiros e despesas;
- Reconsiderar suas redes de abastecimento e distribuição;
- Otimizar processos.
O que compõe um orçamento de logística?
Para que um orçamento seja elaborado de maneira eficiente é necessário compreender o que faz parte deste documento.
Além disso, é importante destacar que o orçamento de logística não é a mesma coisa que fluxo de caixa, pois é uma previsão de receitas e despesas no decorrer do seu exercício financeiro.
Para que não falte nenhuma informação no seu orçamento, reunimos algumas dicas. Confira a seguir!
Operacional
Os primeiros levantamentos que devem ser feitos para a elaboração do orçamento anual de logística estão diretamente relacionados com os setores operacionais. Ou seja, tudo que estiver relacionado com o desenvolvimento das atividades dentro do setor de logística deve ser levado em consideração.
Como:
- Custos de produção;
- Gastos com mão de obra;
- Compra de matéria prima e outros insumos;
- Estimativa de vendas dos produtos;
Não Operacional
O que não for parte integrante da área operacional, faz parte dos elementos que não possuem ligação diretos com as operações logísticas. Podemos citar os seguintes itens:
- Aluguel de dependências e centros de distribuição;
- Rendimentos de aplicações;
- Despesas com financiamentos;
- Entre outros.
Desta forma vários aspectos precisam ser incluídos no orçamento anual de logística. Assim, é necessária a colaboração de todos os gestores e colaboradores envolvidos nos processos, garantindo que o orçamento esteja completo e de acordo com a realidade da empresa.
Como o orçamento anual de logística é feito?
Assim como em qualquer outro processo é importante ter organização do orçamento de logística, para que todas as informações necessárias sejam inseridas.
Além disso, é por meio deste que uma boa gestão é formada, assegurando que todos os processos logísticos estejam alinhados com os negócios da empresa e boas práticas internas.
E para isso montamos um passo a passo de como um orçamento anual de logística é feito para ajudar você nesta tarefa. Confira abaixo!
Delimitar os níveis de planejamento
O primeiro passo para preparar um bom orçamento de logística é a delimitação dos níveis de planejamento, sendo:
- Estratégico – no nível de planejamento estratégico é feita uma análise da empresa a longo prazo. Desta forma devem ser consideradas receitas, despesas, projeções e metas, não somente do ano, mas também de um período mais longo, além do relatório de demonstração de resultado de exercício (DRE);
- Tático – no nível tático é feito uma análise da logística de forma isolada, ou seja, evitando custos e investimentos. Isto possibilita traçar metas e estratégias a médio prazo para a área logística;
- Operacional – este é o nível mais imediatista entre os três. Assim é possível ter uma visão mais ampla do que está acontecendo ou deve ser feito para que o orçamento anual seja seguido. Ele é essencial para a identificação de possíveis oportunidades, pois está mais focado no cotidiano dos setores logísticos.
Definir o orçamento
A determinação do orçamento pode ser uma tarefa um pouco complexa, pois exige muita atenção, dedicação e conhecimento, assim como um bom planejamento por parte dos responsáveis pela empresa e gestores.
Contudo, merece atenção extra para que o capital destinado para este fim seja capaz de manter a área logística operante.
Organize as receitas e despesas
Após determinar o valor destinado ao orçamento, é preciso realizar a separação das receitas e despesas.
Desta forma é possível visualizar os gastos e investimentos necessários para cada setor, e assim destinar o valor necessário para cada área de acordo com suas necessidades.
Além disso, é uma maneira de visualizar os gastos gerados em cada área e elaborar estratégias para evitar gastos desnecessários e imprevistos.
Automatize os processos logísticos
Investir na automatização dos processos é essencial para garantir maior produtividade e agilizar os processos, sendo desta forma uma excelente ferramenta para simplificar e possibilitar que o orçamento se desenvolva da maneira esperada.
Atualmente, existem inúmeros softwares de gestão que integram as informações de todos os processos logísticos, e que permitem que os gestores monitorem todas as atividades, assegurando que estão trazendo bons resultados e que seus custos estão de acordo com o orçamento.
Tenha uma cultura organizacional
Uma boa gestão e uma equipe comprometida são fundamentais para que o desenvolvimento das atividades não ultrapasse o orçamento de logística previsto.
Assim, ter uma cultura organizacional otimista e colaboradores focados na execução correta das atividades é primordial para que cada um dos setores envolvidos cumpra com as suas tarefas, otimizando os processos e garantindo que fiquem dentro do orçamento.
Acompanhe a execução e os resultados obtidos
De nada adianta elaborar um bom orçamento anual de logística e não acompanhar a sua execução e os resultados obtidos.
Desta forma, acompanhar seu desenvolvimento é essencial para visualizar se todos os processos estão sendo executados, visando assim a adequação ao orçamento de logística.
Seu acompanhamento é importante inclusive, para identificar possíveis falhas e incompatibilidades entre orçamento e os processos, para que assim seja possível adequá-los.
Mantenha o orçamento sempre atualizado
O orçamento anual de logística é um documento que deve ser mantido atualizado.
Principalmente porque ao longo do seu desenvolvimento, podem surgir informações, adequações, feedbacks e diversos outros dados que impactam diretamente no orçamento.
Ou seja, o orçamento de logística apesar de servir como um guia durante o ano, não deve ser um documento estático, pode sofrer mutações e atualizações assim como os processos e a empresa.
Um negócio só alcança bons resultados quando tem suas ações e metas planejadas.
Sendo assim, o orçamento de logística é uma ferramenta essencial que garante que todos os processos logísticos sejam executados de acordo com as necessidades e possibilidades da empresa!
Para ter acesso a este e muitos outros conteúdos, acesse o nosso blog! Por lá postamos conteúdos atualizados para informar você!