Orçamento anual de logística: entenda como é feito

O orçamento anual de logística é primordial para um planejamento eficiente e para a obtenção de bons resultados dentro da área logística. Saiba como elaborar!

Planejamento é a palavra chave para a conquista de bons resultados,  e dentro da logística isso não é diferente.

Isto porque, para que metas sejam atingidas é necessário ter um bom planejamento e que este seja praticado. O que demanda esforço, competência e recursos e a elaboração de um bom orçamento anual de logística.

Além disso, a logística é um dos setores que mais consomem recursos dentro de uma empresa, pois engloba diversos processos, o que consequentemente gera custos para seu funcionamento.

Desta forma deve ser constantemente monitorado para não se tornar uma armadilha e impactar na saúde financeira dos negócios.

Um bom orçamento de logística deve compreender gastos com colaboradores, treinamentos, compra de maquinários e equipamentos, investimentos em veículos e todas as outras diversas despesas ligadas a área de logística.

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto trouxemos este conteúdo. Continue a leitura e saiba o que é orçamento de logística e o que ele engloba!

O que é o orçamento anual de logística?

Simplificadamente, um orçamento anual de logística é um recurso utilizado e que deve ser capaz de inteirar o gestor da empresa sobre o capital disponível, para que este possa definir as metas necessárias para a redução de custos ou adequações dos processos necessários.

Ou seja, permite analisar, prever, planejar e monitorar todos as atividades desenvolvidas na área logística dentro do período de um ano.

Contudo, para que o orçamento de logística seja eficiente, é necessário tomar cuidado para utilizar somente dados comprovados em anos anteriores, atualizados, precisos e de fontes confiáveis. 

Pois a elaboração incorreta deste orçamento por impactar os recursos financeiros da empresa e assim comprometer sua estabilidade.

É a partir desta prática inclusive que a empresa poderá obter:

  • Gerenciamento inteligente do seu capital;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Compra de insumos com ótimo custo benefício;
  • Retorno sobre investimento (ROI);
  • Bons indicadores de desempenho (KPIs);
  • Gestão logística mais eficiente;
  • Controle dos estoques.

Mas para serve o orçamento anual de logística?

Ter um planejamento é fundamental para o funcionamento adequado de todas as atividades dentro do setor de logística. Isso porque o setor compreende diversos processos, sendo essencial contar com um plano de ações.

Por meio da projeção de gastos e rendimentos de cada um dos processos é possível tomar decisões mais assertivas e baseadas em indicadores reais, evitando prejuízos ao longo do ano.

Além disso, diante da alta competitividade do mercado, ter um planejamento pode ser o diferencial para garantir que os negócios cresçam.

Desta forma um bom planejamento de orçamento de logística serve para:

  • Reduzir custos e despesas dos processos;
  • Viabilizar investimentos das áreas logísticas;
  • Reduzir os níveis de estoque;
  • Melhorar o controle sobre os recursos financeiros e despesas;
  • Reconsiderar suas redes de abastecimento e distribuição;
  • Otimizar processos.

O que compõe um orçamento de logística?

Para que um orçamento seja elaborado de maneira eficiente é necessário compreender o que faz parte deste documento.

Além disso, é importante destacar que o orçamento de logística não é a mesma coisa que fluxo de caixa, pois é uma previsão de receitas e despesas no decorrer do seu exercício financeiro.

Para que não falte nenhuma informação no seu orçamento, reunimos algumas dicas. Confira a seguir!

Operacional

Os primeiros levantamentos que devem ser feitos para a elaboração do orçamento anual de logística estão diretamente relacionados com os setores operacionais. Ou seja, tudo que estiver relacionado com o desenvolvimento das atividades dentro do setor de logística deve ser levado em consideração.

Como:

  • Custos de produção;
  • Gastos com mão de obra;
  • Compra de matéria prima e outros insumos;
  • Estimativa de vendas dos produtos;

Não Operacional

O que não for parte integrante da área operacional, faz parte dos elementos que não possuem ligação diretos com as operações logísticas. Podemos citar os seguintes itens:

  • Aluguel de dependências e centros de distribuição;
  • Rendimentos de aplicações;
  • Despesas com financiamentos;
  • Entre outros.

Desta forma vários aspectos precisam ser incluídos no orçamento anual de logística. Assim, é necessária a colaboração de todos os gestores e colaboradores envolvidos nos processos, garantindo que o orçamento esteja completo e de acordo com a realidade da empresa.

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Como o orçamento anual de logística é feito?

Assim como em qualquer outro processo é importante ter organização do orçamento de logística, para que todas as informações necessárias sejam inseridas.

Além disso, é por meio deste que uma boa gestão é formada, assegurando que todos os processos logísticos estejam alinhados com os negócios da empresa e boas práticas internas.

E para isso montamos um passo a passo de como um orçamento anual de logística é feito para ajudar você nesta tarefa. Confira abaixo!

Delimitar os níveis de planejamento

O primeiro passo para preparar um bom orçamento de logística é a delimitação dos níveis de planejamento, sendo:

  • Estratégico –  no nível de planejamento estratégico é feita uma análise da empresa a longo prazo. Desta forma devem ser consideradas receitas, despesas, projeções e metas, não somente do ano, mas também de um período mais longo, além do relatório de demonstração de resultado de exercício (DRE);
  • Tático – no nível tático é feito uma análise da logística de forma isolada, ou seja, evitando custos e investimentos. Isto possibilita traçar metas e estratégias a médio prazo para a área logística;
  • Operacional – este é o nível mais imediatista entre os três. Assim é possível ter uma visão mais ampla do que está acontecendo ou deve ser feito para que o orçamento anual seja seguido. Ele é essencial para a identificação de possíveis oportunidades, pois está mais focado no cotidiano dos setores logísticos.

Definir o orçamento

A determinação do orçamento pode ser uma tarefa um pouco complexa, pois exige muita atenção, dedicação e conhecimento, assim como um bom planejamento por parte dos responsáveis pela empresa e gestores.

Contudo, merece atenção extra para que o capital destinado para este fim seja capaz de manter a área logística operante.

Organize as receitas e despesas

Após determinar o valor destinado ao orçamento, é preciso realizar a separação das receitas e despesas. 

Desta forma é possível visualizar os gastos e investimentos necessários para cada setor, e assim destinar o valor necessário para cada área de acordo com suas necessidades.

Além disso, é uma maneira de visualizar os gastos gerados em cada área e elaborar estratégias para evitar gastos desnecessários e imprevistos.

Automatize os processos logísticos

Investir na automatização dos processos é essencial para garantir maior produtividade e agilizar os processos, sendo desta forma uma excelente ferramenta para simplificar e possibilitar que o orçamento se desenvolva da maneira esperada.

Atualmente, existem inúmeros softwares de gestão que integram as informações de todos os processos logísticos, e que permitem que os gestores monitorem todas as atividades, assegurando que estão trazendo bons resultados e que seus custos estão de acordo com o orçamento.

Tenha uma cultura organizacional

Uma boa gestão e uma equipe comprometida são fundamentais para que o desenvolvimento das atividades não ultrapasse o orçamento de logística previsto.

Assim, ter uma cultura organizacional otimista e colaboradores focados na execução correta das atividades é primordial para que cada um dos setores envolvidos cumpra com as suas tarefas, otimizando os processos e garantindo que fiquem dentro do orçamento.

Acompanhe a execução e os resultados obtidos

De nada adianta elaborar um bom orçamento anual de logística e não acompanhar a sua execução e os resultados obtidos.

Desta forma, acompanhar seu desenvolvimento é essencial para visualizar se todos os processos estão sendo executados, visando assim a adequação ao orçamento de logística.

Seu acompanhamento é importante inclusive, para identificar possíveis falhas e incompatibilidades entre orçamento e os processos, para que assim seja possível adequá-los.

Mantenha o orçamento sempre atualizado

O orçamento anual de logística é um documento que deve ser mantido atualizado.

Principalmente porque ao longo do seu desenvolvimento, podem surgir informações, adequações, feedbacks e diversos outros dados que impactam diretamente no orçamento.

Ou seja, o orçamento de logística apesar de servir como um guia durante o ano, não deve ser um documento estático, pode sofrer mutações e atualizações assim como os processos e a empresa.

Um negócio só alcança bons resultados quando tem suas ações e metas planejadas. 

Sendo assim, o orçamento de logística é uma ferramenta essencial que garante que todos os processos logísticos sejam executados de acordo com as necessidades e possibilidades da empresa!

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