Saiba a importância de um planejamento logístico para sua empresa e confira algumas dicas para colocar em prática!
Você já parou para pensar que um planejamento logístico é fundamental para a eficiência da gestão da cadeia de fornecimento?
Garantir um bom fluxo de trabalho em toda a cadeia de suprimentos é fundamental para otimizar processos e se atingir bons resultados em uma empresa.
Mas, para isso é necessário dispor de um bom planejamento logístico, que garanta a adoção de estratégias e ações adequadas em cada etapa, do recebimento da matéria prima à entrega final.
Por isso, nesse conteúdo vamos te explicar um pouco mais sobre a importância de um bom planejamento logístico e apresentar algumas dicas para colocar em prática no seu negócio!
O que é planejamento logístico?
Planejamento logístico nada mais é do que o ato de gerir, administrar e determinar diretrizes, métodos e estratégias que devem ser adotadas e colocadas em prática, durante a execução de cada uma das etapas dos processos logísticos de uma empresa – do recebimento da matéria prima à entrega do produto acabado, ao seu destino final.
Sendo essencial para garantir benefícios como:
- Redução de custos operacionais;
- Otimização de processos;
- Oferta de produtos e serviços de qualidade;
- Redução de falhas e retrabalhos;
- Satisfação dos clientes;
- Entregas dentro dos prazos estabelecidos;
- Gestão mais eficiente e assertiva;
- Dentre outros benefícios.
Mas, para isso o planejamento deve envolver todas as etapas logísticas, para ser de fato eficiente e assegurar benefícios a empresa Assim, deve compreender:
Logística de entrada ou logística inbound
A logística de entrada é a etapa onde ocorre o recebimento e a movimentação das matérias primas, necessárias para produção dos produtos fornecidos pela empresa.
O planejamento logístico nesta etapa visa garantir o fluxo produtivo, assegurando o abastecimento da cadeia de suprimentos.
Logística interna
A logística interna, como o próprio nome já diz, cuida de todo o fluxo de movimentação dos insumos no ambiente interno da empresa. Dentre as atividades desenvolvidas dentro da logística interna, estão:
- Gestão de estoques e de armazém;
- Movimentação de materiais dentro da empresa.
Sendo, essencial para assegurar que os insumos sejam armazenados de forma adequada, evitando avarias e danos a sua qualidade, bem como estejam disponíveis, assegurando a eficiência na cadeia de produção.
Logística externa ou logística outbound
O planejamento logístico externo, engloba ações e estratégias que devem ser realizadas durante os processos logísticos realizados na etapa final, onde os produtos fabricados são movimentados e entregues em seu destino final.
Ela envolve tanto a embalagem, quanto a expedição, manutenção e transporte até seu destino.
Assim, um bom planejamento logístico deve abranger todas estas áreas, para que de fato seja assertivo e eficiente. Afinal de nada adianta somente uma das logísticas ser planejada, se as demais resultam em impactos negativos, invalidando a eficiência de outros processos.
Importância de um planejamento logístico para seu negócio
Seja qual for o seu ramo de atividade, os processos logísticos fazem parte das atividades que precisam ser desenvolvidas, a fim de garantir que o produto ofertado chegue ao seu destino final.
Processos estes que devem ser planejados de forma assertiva, para garantir a sua eficiência, bons resultados para a empresa e consequentemente a satisfação dos clientes.
Além disso, dispor de um bom planejamento é essencial para reduzir custos com as operações logísticas, garantindo a oferta de produtos com preços mais competitivos e atrativos.
Outro fator importante a considerar, é que sem um bom planejamento, as operações logística são executadas sem ações e estratégias pré definidas, o que maximiza a chance de falhas, impactos na produtividade e gastos extras desnecessários.
Assim, um planejamento logístico norteia os processos logísticos, estabelecendo ações e estratégias que devem ser colocadas em prática para garantir a sua eficiência.
5 dicas para um planejamento logístico eficiente
Confira algumas dicas para garantir um processo logístico eficiente na sua empresa e melhorar os resultados:
Garanta uma boa gestão de estoques
Para assegurar um planejamento logístico eficiente, é fundamental que o estoque seja gerido de forma adequada.
Assim, garantindo que haja disponibilidade de estoque em quantidade suficiente para atender as demandas, assegurando um fluxo logístico satisfatório.
Além disso, através de um gestão de estoque adequada, os produtos são organizados de forma que facilite o seu acesso, reduzindo avarias e custos com armazenagem.
Supervisione os processos logísticos
Para assegurar que todo o planejamento logístico seja seguido, e que de fato seja eficiente e traga retorno à empresa, é primordial acompanhar de perto cada uma das etapas.
Isso permite assegurar que as ações e estratégias estão sendo seguidas e dentro dos padrões estabelecidos.
Além disso, possibilita identificar falhas e corrigi-las, permitindo ainda ter uma visão mais ampla de todo o processo logístico, para que possa ser otimizado, maximizando os resultados.
Avaliar os indicadores de desempenho do planejamento implementado, é uma excelente maneira de identificar falhas e pontos que precisam ser melhorados.
Assegure que as embalagens utilizadas sejam adequadas
Este fator costuma não receber a devida atenção durante um planejamento logístico, porém é de suma importância para garantir que os resultados sejam alcançados.
As embalagens desempenham um papel essencial no processo logístico, garantindo a sua conversação até que chegue aos consumidores finais.
Assim, sua escolha faz total diferença em durante os processos logísticos conferindo proteção e garantindo condições adequadas durante seu armazenamento, estocagem, manuseio e transporte de cargas, evitando avarias e quaisquer danos que possam impactar na satisfação dos clientes e resultados negativos à empresa.
Escolha a melhor forma para transportar os seus produtos
Cada produto possui suas especificações e características. Alimentos perecíveis, por exemplo, precisam ficar refrigerados durante a sua logística. Já eletrodomésticos, requerem cuidados especiais, para que não sejam danificados.
Assim, é preciso avaliar com cautela as necessidades de cada tipo de produtos e garantir que todas as etapas executadas até seu destino final, aconteçam de forma apropriada, sem impactar na qualidade do produto final.
Invista em soluções logísticas adequadas para um planejamento logístico eficiente
Para garantir a carga e descarga ágil e segura e evitar avarias às mercadorias, bem como lentidão dos processos, é fundamental investir em soluções logísticas adequadas.
A utilização de equipamentos adequados, e capazes de otimizar os processos, tornando-os mais eficientes e produtivos, evitando avarias, acidentes e custos desnecessários.
As Niveladoras de Doca, por exemplo, auxiliam na etapa inicial e final do processo, assegurando que as mercadorias que estão sendo descarregadas e carregadas de forma adequada, sem serem danificadas.
Mas, há diversas outras soluções que podem ser utilizadas a fim de tornar os processos mais ágeis e seguros.
Tenha bons fornecedores
Contar com bons fornecedores também é de extrema importância para um planejamento logístico eficiente.
Afinal, na grande maioria das vezes, são eles os responsáveis pela entrega dos insumos necessários aos processos produtivos, ou seja, a empresa depende dos mesmos para que seus produtos sejam produzidos.
Além disso, fornecedores de confiança, possibilitam que a empresa:
- Cumpra os prazos;
- Assegure preços mais atrativos;
- Ofereça produtos e serviços de maior qualidade.
Assim, dispor de um bom planejamento é essencial para se atingir os objetivos e resultados desejados.
Mas, antes de elaborar o seu e colocar em prática, conheça todos os processos que são executados e as suas particularidades, assim garantindo que de fato, o seu planejamento logístico esteja alinhado às demandas e necessidades da empresa.
Gostou do nosso conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Continue acompanhando o nosso blog!