Por que prever a demanda de estoque é essencial para a gestão logística?

A previsão de demanda de estoque é imprescindível para evitar perdas, além de trazer muitas outras vantagens para o seu negócio. Saiba mais!

A previsão de demanda é uma função inerente à gestão de estoque, uma vez que o excesso ou a falta de mercadorias e/ou matérias-primas é sinônimo de prejuízo para qualquer negócio, especialmente para uma empresa com foco na logística.

Além de evitar perdas financeiras – deixando de vender um material porque está em falta ou perdendo outros porque tiveram data de validade vencida -, prever a demanda também ajuda a apurar as futuras necessidades e permite um melhor planejamento com relação ao orçamento e aos dividendos.

Atualmente, o software de gestão é uma ferramenta tecnológica indispensável para as empresas obterem informações relacionadas com a previsão de demanda, pois ele possibilita avaliar o volume de vendas e compras e sua sazonalidade, ao analisar o histórico e o comportamento do mercado.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da previsão de demanda na gestão logística!

Qual é a importância da previsão de demanda de estoque para a gestão logística?

Como dito acima, a previsão de demanda, realizada com base na análise do histórico do negócio e nas variações do mercado, é fundamental para prever o estoque futuro de sua empresa, de modo que as necessidades de seus clientes sejam atendidas de modo ágil e eficiente.

Essa análise de previsão de demanda é indispensável para a gestão de estoque e possibilita uma significativa melhora nas rotinas operacionais, dentro e fora da empresa.

Veja a seguir, por que essa ação é essencial para o bom andamento dos negócios!

1. Evita a falta e o excedente de produtos

Prever a demanda possibilita que sejam feitas análises importantes, que servirão de base para elaborar planos de ação, visando reduzir o desperdício e a falta de mercadorias e/ou matérias-primas. Desta forma, os gestores conseguem ter uma visão ampla acerca do andamento dos negócios, o que facilita a tomada de decisões.

Tudo isso faz com que diminuam os riscos que podem prejudicar a competitividade da empresa no mercado, evitando quedas na sua rentabilidade.

2. Ajuda a diminuir os custos logísticos

Uma previsão de demanda efetiva permite que a empresa possa trabalhar com estimativas, possibilitando que o controle dos custos logísticos seja mais assertivo. Desta maneira, se torna possível planejar ações, reduzindo investimentos, despesas, volume de produção e outros fatores que têm influência direta nos custos do seu negócio.

A redução do índice de perdas, causadas por avarias ou obsolescência dos materiais, por exemplo, assim como um melhor aproveitamento dos recursos também são fatores que trazem melhorias para o negócio, pois possibilitam um atendimento com mais qualidade e com melhores preços, o que ajuda na fidelização de seus clientes.

Isso nos mostra que, apesar da análise da previsão de demanda estar mais voltada para a otimização dos estoques, ela também assegura outros benefícios para a empresa, resultando em melhorias em outras áreas e na gestão do negócio como um todo.

3. Facilita o planejamento orçamentário

As informações obtidas através da análise de demandas do mercado, tornam mais fácil o planejamento orçamentário da empresa. Assim, é possível se antecipar com relação aos custos e às despesas que são imprescindíveis para o funcionamento do seu negócio.

Através do planejamento, é possível estabelecer os métodos de controle que integram a gestão orçamentária. E, quanto maior for a maleabilidade permitida pelo planejamento e gestão orçamentária, melhor será o desempenho da empresa, pois ela terá muito mais capacidade de se adequar às mudanças e exigências mercadológicas.

Portanto, a realização de um controle realmente efetivo do estoque – com conhecimento sobre volumes de entrada e a saída de produtos, que considere a sazonalidade e outros fatores que têm influência sobre esse giro de materiais -, possibilita que o gestor possa identificar com rapidez, quais são as mercadorias e/ou matérias-primas que possuem maior rotatividade. Com isso é possível realizar reposições preventivas, evitando a perda de um negócio por falta de insumos.

Não restam dúvidas de que a previsão de demanda tem uma importância crucial para realizar uma gestão de estoque realmente eficiente e, também, para permitir um planejamento eficaz.

Essas informações foram úteis para você? Aproveite que está aqui para conferir outros assuntos interessantes ligados ao dia a dia empresarial!