ao fundo um mapa e sobre ele um tablet com imagem de gps e uma mão masculina mexendo realizando a roteirização de cargas

Você sabia que a roteirização de cargas pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa? Confira o conteúdo e saiba quais são!

A roteirização de cargas é uma prática muito comum no setor logístico, pois pode proporcionar inúmeros benefícios, dentre os quais podemos destacar a redução de custos na movimentação de cargas.

Mas, se você ainda não conhece, não sabe o que é e de que forma pode beneficiar a sua empresa, continue a leitura que nós explicamos isso e muito mais!

O que é roteirização de cargas?

Roteirização de cargas, nada mais é do que o ato de planejar um percurso ou trajeto, que um veículo irá percorrer até seu destino final.

Pode-se dizer em outras palavras que é um itinerário ou roteiro criado a fim de otimizar o processo logístico, estabelecendo o melhor caminho a ser percorrido, evitando contratempos para a empresa, bem como garantindo benefícios que permitam ter maior eficiência logística.

Ou seja, o planejamento da melhor rota que o veículo deve seguir para garantir um processo logístico eficiente.

Como é realizada a roteirização de carga?

O processo de roteirização de cargas era realizado de forma manual. Contudo, nos dias atuais, há diversos recursos tecnológicos, como os sistemas de roteirização de cargas, que estabelecem de forma automatizada as melhores rotas, de acordo com parâmetros pré estabelecidos.

Mas, para você entender o porquê a roteirização de cargas é benéfica para sua empresa e como ela é feita, é importante conhecer alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de realizar um planejamento de rotas. Como:

  • Condições das vias;
  • Preço do combustível;
  • Cobertura de redes de telecomunicações;
  • Pontos com maior incidência de roubos, sequestros;
  • Consumo de combustível;
  • Características da carga transportada;
  • Tempo de entrega;
  • Pedágios;
  • Tipo de veículos utilizado;
  • Pontos de parada para o motorista
  • Entre diversos outros fatores.

Em outras palavras, a roteirização de cargas é realizada analisando um conjunto de fatores, permitindo que o processo logístico traga benefícios para o transportador de cargas, para seu cliente, bem como garanta segurança dos colaboradores e da carga transportada.

Importância da roteirização de cargas para sua empresa

Garantir um processo logístico eficiente, a satisfação dos clientes e a redução dos custos, é o objetivo de toda empresa que atua no setor logístico ou executa esta tarefa dentro dos seus processos.

Contudo, costuma ser uma tarefa desafiadora ter uma gestão eficiente deste setor, afinal diversos contratempos podem ocorrer durante o trajeto, gerando por exemplo gastos extras, avaria das mercadorias, dentre outros.

Além disso, ter uma previsão de gastos é essencial para estabelecer os custos de transporte e garantir a rentabilidade necessária, para que não gerem prejuízos.

E a melhor maneira de prevenir estas e outras situações é realizando a roteirização de cargas, garantindo o acesso a todas as informações necessárias para uma gestão eficiente.

Afinal, em qualquer área dispor de um planejamento é fundamental para garantir ótimos resultados.

Benefícios de investir na roteirização de cargas

A roteirização de cargas pode proporcionar diversos benefícios, dentre os quais destacamos:

Redução de custos

Dispor de um bom planejamento de rotas permite otimizar os processo e assim reduzir custos. Como já comentamos, ela é elaborada com base em diversos fatores, como por exemplo, condições das vias, custos de combustível e pedágios, o que permite reduzir os custos ligados às atividades logísticas.

Assim, sendo uma excelente ferramenta para controlar os custos envolvidos.

Respeitos aos prazos de entrega

Conhecendo a rota que é percorrida pelos veículos, é possível pressupor o tempo que o mesmo levará para chegar ao seu destino.

Ou seja, é possível prever o tempo necessário para a entrega da carga e assim garantir que sejam entregues dentro do prazo.

Satisfação dos clientes

A roteirização de cargas permite assegurar uma melhor gestão dos custos do transporte, o que resulta na oferta de valores de frete mais atrativos. Além disso, a roteirização de cargas, auxilia na entrega de mercadorias, dentro dos prazos previstos.

Dois fatores essenciais para garantir a satisfação dos clientes.

Eficiência logística

Otimizar processos, reduzir falhas e garantir oferta de serviços e produtos de qualidade é essencial para qualquer empresa.

E a roteirização de cargas pode auxiliar em todos estes processos, garantindo a eficiência logística.

Otimização do tempo

Planejar o percurso de um veículo, permite entre outros benefícios, otimizar o tempo gasto. O que resulta em menores custos para a empresa, atendimento aos prazos de entrega e maior produtividade.

Redução de riscos durante o percurso

Entre os fatores considerados na roteirização de cargas, estão as condições da via e os pontos de risco.

Ou seja, permite reduzir os riscos de acidentes, assaltos, roubos, avarias, sequestros e outras adversidades que possam colocar em riscos a cargas, veículos e colaboradores. Assim, garantindo maior segurança nos processos logísticos.

Dicas para garantir uma roteirização de cargas eficiente

O planejamento de rotas é pautado em diversos fatores, mas, algumas dicas básicas podem ser empregadas para garantir sua eficiência.

Conheça e organize os seus processos logísticos

Antes de mais nada, é preciso conhecer todos os processos logísticos que são realizados e como são executados:

  • Características dos veículos;
  • Especificidades das mercadorias transportadas;
  • Prazos de entrega;
  • Distância que o veículo percorre até ser necessário realizar paradas;
  • Dentre outras.

Ou seja, é necessário ter todas as informações para garantir uma roteirização eficiente e adequada às demandas da empresa.

Tenha uma gestão de frotas eficiente

Além disso, para garantir os benefícios oferecidos pela roteirização de cargas, também é preciso dispor de uma gestão de frotas eficiente.

Isso garante que os veículos utilizados operem de forma adequada, sem gerar custos extras, inclusive evitando acidentes e contratempos durante a movimentação de cargas.

Utilize a tecnologia a seu favor na roteirização de cargas

A tecnologia é uma excelente aliada na roteirização de carga. Além disso, alguns softwares permitem tanto a elaboração do roteiro, quanto o acompanhamento em tempo real de todo o processo.

Assim, é possível dispor de um gestão mais assertiva e do início ao fim da viagem, solucionar imprevistos de forma mais rápida e por exemplo, informar aos clientes o status da sua mercadoria.

Enfim…

A roteirização de cargas pode trazer diversos benefícios para os negócios como citamos, garantindo assim que a empresa melhore os seus resultados e sua lucratividade.

Além disso, permite que se destaque dos concorrentes através da oferta de serviços de qualidade, melhorando a sua imagem perante o mercado e aos clientes.

Quer saber mais sobre a área logística? Continue acompanhando o nosso blog, por lá você encontrará muito mais informações sobre este universo!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento